Alabaster Box

"Sou Conservador, Graças a Deus"


Por incultura, na maioria das vezes, por modismo, em algumas delas, e por maldade, em boa parte, há pessoas que tentam diminuir o valor ou a importância de pensamentos de outras, taxando-as de conservadoras. Como se isso fosse algum defeito grave. Ou como se representasse um perigo para a sociedade. E, em oposição aos conservadores, declaram-se progressistas. Como se o progresso necessariamente abolisse o saber passado.

Pois eu penso exatamente o contrário: a base de todo o progresso é o saber passado. O que é preciso distinguir é a diferença entre o que é essencial e o que é acessório.

A evolução da sociedade, da ciência e da tecnologia, ao longo do tempo, certamente produzem mudanças, à medida que novos fatos acontecem e novas descobertas são realizadas, alterando a realidade exterior aos indivíduos. Mas as adaptações à nova realidade não se podem fazer à custa do que é essencial, como princípios e valores humanos e cristãos. Devem, antes, transformar aquilo que é acessório ou acidental, desbastando suas imperfeições, corrigindo suas falhas e acrescentando o que for necessário para que a transformação esteja voltada para realização do Bem Comum.

Sou conservador, sim, graças a Deus. Sou conservador porque:

a) gosto de aproveitar a sabedoria antiga;
b) acredito que nada pode substituir ou aperfeiçoar a lei de Cristo, antiga, com mais de dois mil anos, a Lei do Amor;
c) acredito que não há outra forma de família capaz de substituir a constituída de pai, mãe e filhos;
d) acredito que o grande tesouro da terra está na pessoa humana;
e) e acredito, finalmente, que a fé em Deus dá sentido e finalidade à vida.

Não creio que possa ou deva mudar qualquer dessas convicções. E sei que tudo isso leva à comunhão e ao progresso das pessoas.

Sou, assim, conservador no que deve ser conservado e progressista em tudo quanto possa ser melhorado, com vistas ao Bem Comum.

O que você pensa a respeito?

Opinião de João Carlos Nedel, vereador de Porto Alegre.



Link interessante:

- Qual a sua posição política? Faça o Teste do Politicômetro
http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/


Ps: Fiz o teste e meu resultado indicou que estou na lado "anti-liberal de centro esquerda" da força...


:-)

0 comentários:

Postar um comentário