Alabaster Box

Homenagem: 100 Anos da Assembleia de Deus


Ontem à tarde, durante o grande expediente da sessão plenária da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, foi realizada uma homenagem ao Centenário das Assembléias de Deus no Brasil.

Pastores e diversos membros da Igreja lotaram as galerias do Plenário 20 de Setembro e o Teatro Dante Barone, onde houve a transmissão da sessão por meio da TV Assembleia.


Estiveram presentes na homenagem o presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, pastor José Bezerra da Costa, os deputados federais Vilson Covatti (PP-RS) e Ronaldo Nogueira (PTB-RS), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), entre outras autoridades.

Recepção foi na Sala da Presidência


O INÍCIO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL

Em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos, aportaram em Belém (PA) os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg.


No ano seguinte, dia 18 de junho de 1911, eles implantaram na capital do Pará a primeira unidade da igreja que veio a ser posteriormente chamada de "Assembleia de Deus".


HOMENAGENS NO PLENÁRIO GAÚCHO

- Silvana Covatti (PP)

Primeira a se manifestar, a deputada Silvana Covatti prestou homenagem destacando o papel desempenhado pela Igreja Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul e no Brasil, salientando o relevante papel social da igreja.

Durante o seu discurso, a deputada resgatou a história da Assembleia de Deus, lembrando que tudo começou em Belém do Pará quando dois jovens da Suécia iniciaram o trabalho pastoral no Brasil.

Silvana Covatti

“Hoje são milhões de fiéis da Assembleia de Deus espalhados pelo país. Pode-se olhar para trás e ter a certeza de dever cumprido”, disse.

A parlamentar também evidenciou o trabalho social desenvolvido pela igreja. Segundo ela, ações que demonstram amor ao próximo.

“Amor que não faz distinção entre pessoas e que a todos acolhe como filhos do mesmo Pai”, afirmou.

Segundo a parlamentar, a instituição atua de acordo com um dos mandamentos bíblicos mais importantes: "ama ao próximo como a ti mesmo".

“Dando de comer a quem tem fome, dando de beber a quem tem sede, ajudando os mais necessitados, cuidando dos nossos idosos, das nossas crianças e dos nossos jovens. A Igreja Assembleia de Deus tem cumprido esse mandamento com muita dedicação. Praticamente todas as Igrejas têm envolvimento com obras sociais, com asilos, creches, escolas”, disse.

Silvana citou também algumas atividades da Assembleia de Deus em amparo aos idosos e no cuidado com as crianças, salientando a preocupação da igreja na luta contra às drogas e falou do trabalho de prevenção realizado através de encontros com jovens, aulas de música, retiros e interação com a comunidade.

Com emoção, agradeceu à Assembleia de Deus por todas as ações que esta desempenha beneficiando pessoas, reabilitando lares e levando conforto, força e fé à milhares de pessoas. A parlamentar relatou que ela própria pôde sentir o apoio prestado por membros da Igreja Assembleia de Deus:

“Ontem, eu acompanhei a minha mãe no Hospital Pronto Clínicas, de Passo Fundo. Hoje, ela está na UTI. Pasmem que quem veio nos visitar foi um pastor da Assembleia de Deus. Em todos os lugares do nosso estado e do nosso país, um pastor estará levando a palavra de fé, de conforto, de força e de coragem. Hoje, divido, com todos os senhores e senhoras, a emoção que me fez estar aqui”, contou.

- Jurandir Maciel (PTB)

Na sequência, o deputado Jurandir Maciel resgatou aspectos da história da Assembleia de Deus. Ele relatou que os fundadores da Igreja, Gunnar Vingren e Daniel Berg, foram chamados por Deus a cumprir essa missão após terem sido batizados em Chicago, no ano de 1909.

Jurandir Maciel também é evangélico

Segundo relatos históricos, foi dito aos dois que eles seriam missionários numa terra chamada Pará. Segundo Maciel, assim como fizeram Abraão e Moisés, os suecos decidiram ‘deixar sua terra e sua parentela” e seguir os planos divinos.

“Em 1909, cumprindo o mandado de Deus assim como Abraão cumpriu, eles saíram dos EUA e vieram para o Brasil. Tal como Abraão, eles obedeceram a Deus e foram honrados por Ele”, disse.

De acordo com o parlamentar, muitos foram os desafios enfrentados pelos missionários numa terra desconhecida, entre eles, a língua e as precárias condições sociais e de infraestrutura. Entretanto, apesar dos problemas, o esforço deu resultado.

“Os filhos espirituais se multiplicaram como grãos de areia”, contou, referindo-se à difusão da doutrina da Assembleia de Deus pelo Brasil. Maciel contou que, em Porto Alegre, o primeiro culto ocorreu em 1924, na Rua Mariland, no bairro Mont´Serrat.

“Apenas uma pessoa veio, porque chovia demais”. Segundo o deputado, hoje no país a Igreja reúne 20 milhões de fiéis, o que representa 40% de todos os evangélicos do Brasil, 100 mil locais para o culto, 40 mil pastores, 2 mil missionários e milhares de obreiros, diáconos e presbíteros.

- Edson Brum (PMDB)

Já o deputado Edson Brum destacou a forte atuação na recuperação de usuários de drogas e vítimas do alcoolismo por parte da instituição:

"Quem anda pelo estado conhece a Assembleia de Deus e aquilo que faz. Vejo como excepcional a recuperação das pessoas envolvidas com as drogas ilíticas", ressaltou o deputado, que fez a saudação aos 100 anos da igreja em nome da bancada do PMDB.

Edson Brum

Edson Brum fez questão de ressaltar o trabalho de evangelização realizado por parte do partor Paulo Gonçalves, de Cachoeira do Sul e "que faz lá um excepcional trabalho na cidade e na região".

Ele citou ainda como importantes na consolidação da Assembleia de Deus no RS a contribuição dos pastores Armindo Benedetti (Sanandúva) e Joel Serra (que foi seu colega na juventude do PMDB, depois vereador em Ijuí e hoje é pastor em São Leopoldo), bem como os pastores Cláudio e Samuel (da cidade de Rio Pardo) e os pastores Mário e Getúlio, de Encantado.


ENTREGA DE MEDALHAS

Ao final do Grande Expediente, o presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul, pastor Ubiratan Batista Job, recebeu do deputado Jurandir Maciel a Medalha do Mérito Farroupilha.


E a deputada Silvana Covatti ofereceu ao pastor Vitor Fidêncio dos Santos a Medalha da 53 ª Legislatura.


OUTRAS PARTICIPAÇÕES

Associaram-se em apartes à homenagem os deputados Gerson Burmann (PDT), João Fisher (PP), Carlos Gomes (PRB), Lucas Redecker (PSDB), Miki Breier (PSB), Luciano Azevedo (PPS), Miriam Marroni (PT), José Sperotto (PTB) e o presidente da Casa, deputado Adão Villaverde (PT).




Ps: A quem interessar possa, aí vão mais algumas fotos tiradas durante o evento:













Fonte: Agência de Notícias da AL-RS.

3 comentários:

Alexandre Beltrame de Chaves disse...

Estivemos presente nas merecidas homenagens ao centenário das Assembleias de Deus. Na Assembleia Legsilativa do RS
Obrigado senhores deputados pelo reconhecimento da importância do trabalho dessa igreja em nosso Estado. Obrigado deputado JUrandri Maciel e Deputada Covati. Deus Abençoe Esse parlamento gaúcho. Isso dobra nossa responsabilidade como pastosre no sentido de propagarmos o Reino de Deus aqui na terra. E lutarmos pela dignidade e respeito dos valores morais, éticos e espirituais de nosso povo

Legais disse...

Bom Dia, Paz, Afinal Data exata é 11 de junho ou 18 de junho ? Obrigado.

Guilherme disse...

Ops... bem observado. O correto é dia 18.

Postar um comentário