Alabaster Box

Teoria do Design Inteligente

Sob o pretexto de não se misturar Estado com Religião, costumam aparecer nos Estados Unidos da América (outrora conhecido por ser um país cristão...) decisões judiciais proibindo o ensino do criacionismo nas escolas, já que nem todo mundo considera a explicação bíblica para o surgimento do mundo e do universo como "ciência".

Então, que tal uma teoria melhor que a do Evolucionismo, mas não tão descaradamente criacionista? Então, aí está ela: Teoria do Design Inteligente.

Resumindo em poucas palavras: o universo e os seres vivos são tão insanamente complexos que só poderiam ter sido projetados e criados por um designer extremamente inteligente (tão ou mais complexo que o próprio universo...). E quem seria? No dia em que a ciência puder demonstrar como o universo surgiu, todos saberão quem o criou...
;-)

Hoje em dia muitos pesquisadores dizem não acreditar na teoria do "design inteligente", muito menos no criacionismo, mas baseados na observação da natureza, alguns deles acabam descobrindo elementos que servem de base para a criação de novos produtos, patenteando depois a ideia, como se fossem eles os "designers inteligentes"... Irônico, não?

Confira alguns exemplos:


1. Microplanador é inspirado em semente voadora.


Um grupo de estudantes da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América, conseguiu replicar a capacidade de voo das sementes de uma família de árvores conhecida como maple, que desce planando até ao solo.

O resultado é um veículo aéreo capaz de planar suavemente ao ser lançado de um avião, de algum local alto ou mesmo arremessado com as mãos.


2. Pouso das abelhas pode conduzir a novas aeronaves.


Ao analisar o pouso das abelhas, os investigadores do Queensland Brain Institute observaram uma coisa interessante: elas pousam sempre com sucesso e de forma segura.

Os cientistas acreditam que a descoberta dos mecanismos que permitem às abelhas pousarem sempre de forma segura poderá ajudar no projeto de aeronaves mais seguras.


3. Pele da baleia-piloto inspira nova tecnologia de navios.


Durante as longas viagens dos navios, vários organismos como algas e percevejos prendem-se ao casco, fazendo com que o consumo de combustível aumente. Projetar um navio que libere uma substância viscosa pelo casco pode reduzir o consumo de combustível em até 20%.

O investigador que avançou com esta ideia inspirou-se na pele da baleia-piloto, cujos canais estão preenchidos com um gel de enzimas que destrói as proteínas na superfície das bactérias e algas.


4. Albatrozes inspiram a criação de uma aeronave teleguiada que desliza pelos oceanos.


O albatroz é uma ave fantástica. Consegue voar milhares de quilômetros praticamente sem bater as asas uma única vez. Agora, um grupo de investigadores recorreu a esta técnica dos albatrozes para criar uma aeronave marítima que percorre grandes distâncias gastando apenas uma pequena quantidade de energia.


5. Patas do guepardo (cheetah) podem inspirar pernas artificiais de maior qualidade.


Os cientistas utilizaram câmeras que capturam até mil frames por segundo para poderem descobrir os mecanismos que fazem com que o guepardo vá de 0 a 100 km/h em apenas alguns passos. Quem pode sair beneficiado com isto são as pessoas que necessitam de próteses.





"Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz."
(Eclesiastes 3:11, NTLH).


0 comentários:

Postar um comentário