Alabaster Box

Por que os justos sofrem?



Ontem à noite o pastor que estava pregando no culto falou sobre a paciência na aflição e a justiça de Deus. Ele leu o texto de I Pedro 3.10-12, mas abaixo eu transcrevo o parágrafo todo:

8 Sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis,
9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.
10 Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.
11 Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.
12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

Quando cheguei em casa eu perguntei ao Senhor: "Por que tenho visto o contentamento dos maus e tantos justos em aflição?"
Abri a bíblia exatamente no capítulo 21 do livro de Jó, onde Jó questionava a prosperidade e a alegria dos ímpios e então encontrei a resposta ao meu questionamento na nota do capítulo que nos remete ao Salmo 73 de Asafe:

"Jó questionava as desigualdades da vida, mormente a prosperidade, o sucesso e a alegria de muitos dos ímpios. O Salmo 73 enfoca esse problema teológico. Às vezes, os "limpos de coração" são "afligidos" (Sl 73.1,14), ao passo que os ímpios prosperam e não sofrem "apertos" (Sl 73.3-5). Deus responde, ao revelar o destino final, tando dos justos como dos ímpios (Sl 73.16-28). Por fim, Deus, na sua justiça, porá todas as coisas em ordem, e retribuirá a todos, segundo os atos de cada um e seu amor à verdade (Rm 2.5-11). Os ímpios não permanecerão sem castigo, e os justos não serão deixados sem justiça e galardão (Rm 2.5-11; Ap 2.10)."

0 comentários:

Postar um comentário