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As Quatro Regras de Comunicação

por Pastor Sergio

Os bons relacionamentos não acontecem por acaso, e todos, até mesmo nós, que somos salvos não estamos isentos dos problemas, pois todos somos pecadores (Rom. 3:10-12; 23), e assim sendo, trazemos em nossa personalidade os estragos feitos pelo pecado. Somos egoístas e finitos e não é necessário mais nada para que surjam os problemas.

A maioria dos problemas inter-pessoais acontecem por causa da falha na comunicação.
ANIME-SE!, pois as pessoas que seguem os princípios bíblicos de comunicação, principalmente com relação à solução de problemas, podem desenvolver bons casamentos e relacionamentos sólidos e permanentes.

Em Efésios 4 Paulo dá ênfase ao “despojar-se” do velho homem e do seu modo de agir para “revestir-se” do novo homem e de um agir conforme a Palavra de Deus, e nos versículos a seguir ele esboça “As Quatro Regras da Comunicação”, que devem ser empregadas em todos os relacionamentos.
Elas são úteis tanto para prevenir como para solucionar problemas já existentes, são elas:

1. SEJA HONESTO (v.25)

a. Fale

I. Essa palavra no grego é um imperativo (uma ordem).
II. As outras pessoas não são capazes de “ler” nossos pensamentos. “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.” (I Cor. 2:11).
III. Fechar-se não é para o crente.

b. Fale a verdade.

I. Efésios 4:15, diz: “seguindo (falando) a verdade”, o tempo do verbo aqui indica uma ação contínua. Devemos sempre falar a verdade!
II. Ser honesto é mais do que simplesmente não mentir. É ser aberto, sincero “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos” (Col. 3:9).

c. Fale a verdade em amor.

I. É possível falar a verdade de maneira insensível.
II. Os crentes devem falar a verdade, considerando os interesses da outra pessoa. Devemos atentar não somente para o que falamos, mas também para como falamos (tom de voz, expressão facial etc.). “ A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Col. 4:6)


2. MANTENHA-SE ATUALIZADO (vv. 26-27)

a. A Bíblia diz: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,” (Efésios 4:26), nunca devemos deixar a nossa ira durar até o outro dia (isso é pecado). Não devemos dar lugar ao diabo.

b. Quando não tratamos os problemas de hoje estamos:

I. Em pecado.
II. Abrindo caminho para amargura e o ódio.
III. Tecendo problemas subseqüentes.
IV. Colocando em perigo a vida sexual.

3. ATAQUE O PROBLEMA E NÃO A PESSOA (vv. 29-30)

a. Comunicação corrompida. (palavras torpes)

I. Não tratam do problema.
II. Focaliza no caráter da pessoa. (Mat. 5:21-22)
III. Destroem, arrasam. (Tiago 3:5-12)
IV. Entristecem o Espírito Santo (Efésios 4:30)

b. Comunicação que edificante. (palavras que animam)

I. Tratam do problema.
II. Concentra-se na responsabilidade pessoal (Mat. 7:1)
III. Dá vazão às soluções através da ação.
iv. Dá graça (motivação) aos que ouvem.

4. AJA, NÃO REAJA (vv. 31-32)

a. Conforme Gênesis 3, tendemos a assumir uma posição de defesa quanto a nossos pecados, livrando-nos da culpa, fugindo e reagindo (Gen. 3:8-13). Nunca resolveremos nossos problemas ou cresceremos espiritualmente se insistirmos em ser esse tipo de pessoa.

b. Através do Espírito de Deus, precisamos aprender a ser benignos, compassivos e prontos a perdoar (v. 32),

c. mudar um hábito não é fácil, mas é possível (I Cor. 10:13; Fil. 4:13).

d. as discussões acontecem apenas quando um dos envolvidos reage.

e. Não importa se a outra pessoa age de maneira irresponsável, você é responsável por agir biblicamente e por não reagir.


http://www.ibe.org.br/artigos5.htm

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