Alabaster Box

O Radiador do Tucano


Se você tem um mínimo conhecimento de automóveis, deve saber o que é um radiador. E deve saber também que ele é essencial para o bom funcionamento do motor. O radiador faz parte do sistema de refrigeração e, sem ele, o motor ferveria e fundiria antes de o carro ter percorrido poucos quilômetros. Mas você sabia que o tucano também tem um “radiador”?

Durante muito tempo, os cientistas ficaram intrigados com o tamanho do bico do tucano, até que descobriram exatamente para que ele serve. Com câmeras infravermelhas, os pesquisadores observaram o animal dissipando calor pelo bico, para ajudar a regular a temperatura do corpo. Charles Darwin pensava que o bico do tucano era usado para atrair o sexo oposto. Estava errado. Ideias mais recentes sugeriam que a ave usava o bico apenas para descascar frutas e/ou para depredar ninhos e dar alertas visuais. Também não estavam de todo certas.

Se o ambiente esquenta, o bico dos tucanos se aquece em questão de minutos, dissipando o calor do corpo da ave e permitindo que ela permaneça resfriada. O oposto também foi observado, pois quando as temperaturas são mais brandas, pouco calor irradia através do bico, permitindo que a ave conserve o calor.

Segundo artigo publicado na Science, o bico do tucano tem uma rede de vasos sanguíneos que podem aumentar ou restringir o fluxo de sangue. Ao alterar esse fluxo na superfície do bico, os tucanos podem conservar ou liberar o calor corporal para se resfriarem.

O estudo mostrou que o tucano é extremamente mais eficiente que os radiadores inventados pelo ser humano: o bico pode eliminar 100% do calor corporal ou apenas 5%, caso o fluxo sanguíneo seja interrompido. E isso é vital, pois, como as aves não suam, necessitam utilizar o bico para regular a temperatura corporal.



Quem projetou essa “peça” vital no corpo dos tucanos?

"Pergunte às aves e aos animais, e eles o ensinarão. (...) Todas essas criaturas sabem que foi a mão do SENHOR que as fez."
(Jó 12:7-9, NTLH).



Extraído e adaptado de: http://michelsondigitais.blogspot.com/2009/08/o-radiador-do-tucano.html

Sites relacionados:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33584&op=all
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,bico-do-tucano-e-radiador-para-resfriar-o-corpo-diz-estudo,407357,0.htm

1 comentários:

Moderador disse...

Eles observam, observam... mas não percebem que a sabedoria de Deus está presente em cada detalhe da criação... até mesmo no bico do tucano!

"O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus."
(Provérbios 3:19)

"Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento."
(Jeremias 51:15)

Postar um comentário