Alabaster Box

Sua Privacidade Está Ameaçada

Aplicativo identifica usuários de redes sociais por reconhecimento facial

Serviço compara fotografia feita por celular com perfis em redes sociais

1º de março de 2010

Um aplicativo sueco, ainda em desenvolvimento, promete revolucionar o mercado de celulares e colocar em alerta os usuários de redes sociais. O software de reconhecimento facial Recognizr é capaz de buscar informações sobre uma pessoa utilizando como simples referência uma fotografia feita pelo celular. O sistema procura retratos similares em sites como Twitter, Facebook, Flickr e Skype e devolve para o celular as informações disponibilizadas pelo usuário retratado.

A utilização da aplicação é simples. Basta que um usuário tire a foto de uma pessoa e escolha "Recognizr". Em seguida, o sistema retorna as informações encontradas, como número de telefone, endereço e e-mail.

O aplicativo, desenvolvido pela empresa The Astonishing Tribe, ainda está em fase de teste, mas já é criticado por especialistas em segurança. Para eles, o serviço expõe os usuários à ação de criminosos. "Isso aumenta ainda mais os perigos já existentes", alerta Simon Davies, da Privacy International. "Um garoto pode tirar uma fotografia de uma garota em um bar e ter acesso aos seus dados pessoais", afirma o Ian Brown, do Instituto Oxford de Internet.

Assista ao vídeo que mostra o funcionamento do Recognizr:



http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/aplicativo-usa-reconhecimento-facial-encontrar-informacoes-estranhos-redes-sociais-536892.shtml


Impressionante!

0 comentários:

Postar um comentário