Alabaster Box

Bento XVI propõe criação de AUTORIDADE GLOBAL para governar a economia

(07/jul/2009)

...
Na terceira encíclica do seu pontificado, a primeira de cariz social, Bento XVI formula a posição da Santa Sé sobre a reforma da "arquitectura económica e financeira internacional" no contexto da crise que se propagou dos Estados Unidos aos cinco continentes. A resposta da comunidade internacional, defende o Papa, terá de passar pela criação de uma "verdadeira autoridade política mundial", um ónus que poderia recair sobre as Nações Unidas. Para tal impõe-se uma célere "reforma" da Organização.
Disciplinar a globalização seria, nos termos da encíclica Caritas in veritate (A caridade na verdade), a tarefa de base da nova "autoridade", um "degrau superior de organização à escala internacional de tipo subsidiário". Para além de "governar a economia mundial, sanear as economias atingidas pela crise" e "prevenir o seu agravamento e maiores desequilíbrios", o novo mecanismo proposto pelo Vaticano trataria também de "proceder a um desejável desarmamento integral, alcançar a segurança alimentar, assegurar a protecção do ambiente e regular os fluxos migratórios", à luz do "princípio da solidariedade".

No entender do Papa, a globalização, "a priori, não é boa nem má". No entanto, defende que os indivíduos passem da condição de "vítimas" ao papel de "protagonistas" na correcção de "disfunções, tantas vezes graves, que introduzem novas divisões entre os povos e no interior dos mesmos".

...

Fonte: http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Bento-XVI-propoe-criacao-de-autoridade-global-para-%93governar-a-economia%94.rtp&article=231065&visual=3&layout=10&tm=7

0 comentários:

Postar um comentário