Alabaster Box

Bento XVI atrasou 5 anos afastamento de padre pedófilo

O papa Bento XVI, preocupado com o "bem da Igreja universal", atrasou, nos anos 80, o afastamento de um padre californiano acusado de pedofilia, revelaram sexta-feira cartas trocadas entre o Vaticano e a diocese californiana de Oakland.

Uma série de cartas tornadas públicas sexta feira pelo advogado Jeff Anderson descreve "as liberdades sexuais" do padre Stephen Kiesle, em 1978, com seis adolescentes entre 11 e 13 anos de idade, fatos reconhecidos pelo interessado perante a justiça, segundo indicou Anderson, advogado das vítimas.

Ao seu pedido, o padre Kiesle pediu para ser afastado, um pedido transmitido ao Vaticano pelo bispo de Oakland, John Cummins, em 1981.

O Vaticano respondeu ao bispo indicando que desejava obter informações suplementares sobre a questão.

As informações foram enviadas por John Cummings em fevereiro de 1982 ao cardeal Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI, então líder da Congregação para a Doutrina da Fé (conhecida mundialmente na Idade Média pelo nome de "Suprema e Sacra Congregação da Inquisição Universal").

Na sua carta, Cummins referiu estar convencido de que afastar o padre Kiesle "não provocaria um escândalo", acrescentando: "seria um escândalo maior para a comunidade se o padre Kiesle regressasse ao seu ministério".

Apesar dos pedidos repetidos da diocese de Oakland, foi necessário esperar até 6 de novembro de 1985 para que Joseph Ratzinger respondesse a John Cummins.

Na resposta, redigida em latim, o cardeal reconheceu "a gravidade" da situação, mas mostrou-se reticente em tomar uma decisão imediata, preocupado com o efeito que poderia ter sobre "o bem da Igreja Universal".

Para o futuro papa, o assunto devia ser alvo de "uma atenção específica, que necessita de muito tempo".

Quando leu a carta, o padre George Mockel, da diocese de Oakland, considerou que o Vaticano "ia adiar a questão até que Steve (Kiesle) ficasse mais velho".

"Penso que isso é deplorável", disse Mockel.

O padre Kiesle foi finalmente afastado em 1987.


Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1540687&seccao=Europa

0 comentários:

Postar um comentário