Em seu ministério, Paulo evangelizou muitas pessoas, inclusive quando esteve preso. Nessas prisões ele pregou até mesmo para membros da Guarda Pretoriana, um batalhão de elite do Império Romano.
Inspirando-se na vestimenta de um soldado daquele tempo, Paulo compara o cristão a um verdadeiro "Soldado de Cristo" (conf. II Tm 2:3,4). Nas batalhas espirituais, o diabo é o inimigo a ser vencido - o inimigo é poderoso, mas não devemos temê-lo, pois do nosso lado está quem é mais poderoso do que ele, e que nos fornece tudo o que precisamos para destruir as fortalezas do maligno (conf. 2 Co 10:4), inclusive a "Armadura do Cristão", que nos protegerá das ciladas do diabo (conf. Ef 5:11). Devidamente armados, seremos capazes de resistir até mesmo nos piores dias, nas maiores aflições, permanecendo firmes (v. 13).
Conheça as sete partes da Armadura de Deus:
1) O cinto da verdade: A mentira sempre oferece brecha a Satanás, chamado por Jesus de “pai da mentira” (Jo 8:44). Em contrapartida, Jesus declarou: Eu Sou a Verdade (Jo 14:6). O Espírito Santo é o Espírito da verdade, e nos guia por ela (Jo 16:13).
2) A couraça da justiça: Deus é perfeitamente justo e da nossa parte devemos ter fome e sede de Sua justiça (Mt 5:6). Significa estar debaixo da aprovação de Deus, na fidelidade. A obediência é garantia de uma cobertura, uma couraça sobre nossas vidas.
3) O calçado para os pés: Seus pés têm que ter a formosura peculiar de quem se deixa conduzir pelo Senhor a anunciar suas Boas Novas. Isaías 52:7 é um texto chave para você entender acerca desta “beleza” que há nos pés de um ganhador de almas. Há um par de sandálias sobrenaturais, para os pés do que se prepara e anuncia o Evangelho. São os mesmos calçados que o farão correr com a velocidade da corça e saltar muralhas...
4) O escudo da fé: Efésios 5:16 explica que o escudo é para nos defender de dardos inflamados, que são flechas com fogo do inferno. Este escudo serve para nos conservar fiéis – os dardos tentarão minar nossa fidelidade e nos fazer desistir da fé. De diversas formas estes dardos serão arremessados, principalmente por meio de palavras vindas de outras pessoas. Todo soldado tinha que manter seu escudo ungido! O Espírito Santo em sua vida proverá o óleo para seu escudo.
5) O capacete da salvação: Trata-se da sua identidade – a certeza que você precisa ter de quem é diante de Deus. Você precisa lembrar-se de que recebeu uma nova identidade através de Jesus Cristo, como Filho de Deus. Esta identidade lhe dá acesso às regiões celestiais e à fonte de poder e autoridade, em Jesus Cristo.
6) A espada do Espírito: A Palavra de Deus, as Escrituras. Foi com Ela que Jesus venceu Satanás nas tentações após Seu batismo (Mt 4:1-10). É preciso conhecer, aprender, praticar e saber manejar a Palavra.
7) A Oração: Ef 5:18 tem uma alusão toda especial à oração. O Espírito Santo nos ensina e conduz na oração. Tão importante é a oração que diversas palavras o Senhor Jesus dirigiu aos Seus discípulos acerca de como orar e da necessidade de orar sempre.
Então, o que você está esperando pra tomar posse agora mesmo da armadura de Deus? Comece a orar com seus irmãos em Cristo neste momento e leve-os a declarar que reconhecem que são soldados, que o Senhor dos Exércitos é nossa garantia de vitória e que tomam posse de toda a armadura. Leve-os a declarar que reconhecem cada componente enumerado e que se apropriam deles, um a um. Em seguida, ore por Eles, peça o revestimento, o fortalecimento e a proteção do Senhor a eles. Com relação às sandálias, à espada e à oração, aproveite para despertá-los a se envolverem com a Igreja, com a Escola de Líderes. Explique que a comunhão com a Igreja (o quartel general) e com os demais soldados é fundamental.
Obs: Para você ter idéia dos sofrimentos e das prisões que o apóstolo Paulo sofreu, leia 2 Coríntios 11:22-28.
Adaptado do artigo: http://www.pregaapalavra.com.br/celula/19.htm
Leia mais em:
http://www.tempodofim.com/msg/armadura.htm
http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?id=828
http://www.gotquestions.org/Portugues/armadura-de-Deus.html
0 comentários:
Postar um comentário