Alabaster Box

Monitoração de alunos na Bahia - com chip no uniforme!


A partir da próxima semana, a prefeitura da cidade baiana de Vitória da Conquista irá distribuir gratuitamente, para mais de 20 mil alunos distribuidos por 25 escolas municipais, um uniforme escolar com chip embutido. O objetivo é monitorar a frequência escolar dos alunos, repassando essa informação diariamente para os pais, em tempo real.

O chip fica localizado ou no brasão da escola, ou na manga da camiseta. A etiqueta de cada uniforme terá um número universal, que deverá ser cadastrado no sistema escolar com os dados dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis.

Um sensor será instalado na entrada de cada escola, confirmando a entrada e a saída do estudante. Sempre que um aluno passar pelo sensor, imediatamente será encaminhada uma mensagem de texto (SMS) para o celular cadastrado.

De acordo com o secretário da Educação de Vitória da Conquista, Coriolano Moraes, a tecnologia vai permitir que os pais estejam mais presentes na vida escolar dos filhos.

"O nosso objetivo é interagir o uniforme inteligente com o Projeto de Integração Família e Escola, para que possamos promover cada vez mais essa integração e melhorar o debate, o diálogo, o acompanhamento e a permanência dos alunos na escola", afirmou durante o lançamento da iniciativa, na terça-feira.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a cidade é a primeira do Brasil a receber o fardamento digital, que teve um custo de R$ 1,2 milhão. O projeto já funciona de forma experimental desde o ano passado.

0 comentários:

Postar um comentário