Alabaster Box

O papel da COBIÇA dentro dos 10 Mandamentos


Apesar da cobiça estar em último lugar na lista dos Dez Mandamentos, podemos observar que, na verdade, ela está também por trás de todos os outros nove.

Duvida? Então tente relembrar, resumidamente, quais eram mesmo aquelas dez regrinhas que o próprio Deus escreveu nas duas tábuas:



1º Mandamento: NÃO TER OUTROS DEUSES.

A cobiça já levou muitas muitas pessoas a fazerem sacrifícios e oferendas a outros deuses além do único Deus, deuses que pudessem lhes dar as coisas que eles tanto desejavam.




2º Mandamento: NÃO SE CURVAR PERANTE IMAGENS

A cobiça já levou muitas pessoas a fazerem promessas, rezas e procissões para simples objetos feitos por mãos humanas, imagens que "tem boca mas não falam, tem olhos mas não vêem, tem ouvidos mas não ouvem, tem narizes mas não cheiram, tem mãos mas não apalpam, tem pés mas não andam, nem som algum sai da sua garganta".



3º Mandamento: NÃO USAR O NOME DE DEUS EM VÃO

A cobiça já levou muitas pessoas a explorarem os mais humildes, pedindo grandes somas em dinheiro, ou até mesmo o salário inteiro, a pretexto de ser "um sacrifício para Deus".



4º Mandamento: DIA DO DESCANSO

A cobiça já levou muitas pessoas a trabalharem sete dias na semana, ao invés de seis ou cinco.
(judeus e adventistas ainda consagram o sábado para Deus, enquanto que católicos e protestantes costumam reservar o domingo como o principal dia pra prestarem seu culto a Deus)



5º Mandamento: HONRAR OS PAIS

A cobiça já levou muitas pessoas a abandonarem os seus pais e até mesmo a se apropriarem indevidamente dos seus bens, deixando eles passando necessidade.



6º Mandamento: NÃO MATAR

A cobiça já levou muitas pessoas a planejarem (e até mesmo executarem) o assassinato de cônjuges, sócios, empresários, representantes políticos e outras pessoas que, nos seus entendimentos, atrapalhavam os seus planos ambiciosos.



7º Mandamento: NÃO ADULTERAR

A cobiça já levou muitos maridos e esposas a desprezarem o amor dos cônjuges e filhos, arriscando trazer doenças e imundície pra dentro de casa, gerando brigas, ressentimentos, separações e lares desfeitos.



8º Mandamento: NÃO FURTAR

A cobiça já levou muitas pessoas a pegarem coisas que não lhes pertenciam.



9º Mandamento: NÃO MENTIR CONTRA O SEU PRÓXIMO

A cobiça já levou muitas pessoas a inventarem mentiras a respeito de seus conhecidos, "puxando o tapete deles" em benefício próprio.



10º Mandamento: NÃO COBIÇARÁS COISA ALGUMA QUE PERTENÇA AO TEU PRÓXIMO.

(Esse nem precisaria comentar, mas em todo caso...)
A cobiça já levou muitas pessoas a invadirem terras que não lhes pertenciam, assim como construírem casas e prédios em terrenos alheios. Para o meio jurídico, esse mandamento fortalece o que conhecemos como "direito de propriedade".



Extraído e adaptado de: Prazer da Palavra.


Segundo a Bíblia, cada um deve contentar-se com o que tem (conf. Heb 13:5 e I Tim 6:8), buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça (conf. Mat 6:33), pois as demais coisas de que precisarmos, Deus acrescentará.

0 comentários:

Postar um comentário