Alabaster Box

Quem foi o Apóstolo Filipe

Missionário e Mártir

Filipe, apóstolo de Jesus, era originário de Betsaida, da Galiléia. Seu nome é mencionado nos quatro Evangelhos. Foi chamado por Jesus um dia depois da escolha de Pedro e André.

Segundo Eusébio, historiador da igreja, além de outros escritores da igreja primitiva, Filipe pregou o Evangelho na Frígia (atual Turquia) e morreu na cidade de Hierápolis (atual Pamukkale). Papias, bispo desse lugar, soube pelas filhas do apóstolo que a Filipe era atribuído inclusive um milagre de reavivamento de uma pessoa morta.

Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, Filipe aparece como o quinto apóstolo escolhido por Jesus, depois de Pedro, André, Tiago e João. Mas é no evangelho de João que encontramos mais informações a respeito do discípulo. Nesse evangelho, Filipe se destaca em 3 ocasiões:

- Antes da primeira multiplicação dos pães (conf. João 6:7), quando Jesus, mostrando uma especial proximidade com ele, lhe experimentou, perguntando onde eles poderiam comprar pão para alimentar a multidão que os acompanhava (Filipe não entendeu, a princípio, o significado da pergunta, mas depois de haver dado uma olhada na multidão, reparou que nem com muito dinheiro seria possível comprar alimento para todas aquelas pessoas);

- Antes da última ceia, quando alguns estrangeiros se dirigiram a Filipe para tentar obter acesso a Jesus (conf. João 12:20-21);

- E na despedida de Jesus com os seus apóstolos (conf. João 14:8-11), quando Filipe pediu para Jesus mostrar-lhes o Pai, ao que Jesus lhe respondeu: “Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?”.

A Bíblia conta também que Filipe, ao encontrar-se com Natanael, disse-lhe: “...Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José" (João 1:45b).

Filipe, que era um judeu helenístico, costumava evangelizar nas sinagogas judaicas de língua grega da Frígia e dos arredores da Grécia e Macedônia. Viajou ao Egito, à Etiópia (África) e ao Norte, rumo à Grécia, onde viveu em Hierápolis com suas quatro filhas, que eram profetizas. As suas filhas foram mencionadas por Polícrates, bispo de Éfeso, e eram muito reverenciadas nos primeiros anos da igreja.

A tradição conta que ele morreu como um mártir, sendo amarrado numa cruz e apedrejado. Segundo Clemente da Alexandria, Filipe foi crucificado de cabeça para baixo durante o reinado do cruel imperador romano Domiciano (81-96), filho de Vespasiano.

Extraído e adaptado de SCA.


Ps: No livro de Atos também aparece o nome de Filipe, mas provavelmente seja um outro Filipe, que se juntou aos discípulos no tempo de Estevão (conf. Atos 6:5). Enquanto os discípulos permaneciam em Jerusalém, esse outro Filipe foi enviado por um anjo para Gaza, e lá ele ensinou um servo da rainha dos Etíopes (que estava lendo o livro de Isaías, na volta de Jerusalém) e batizou-o. Em seguida, esse Filipe evangelista foi arrebatado pelo Espírito do Senhor e levado a Azoto, para continuar anunciando o Evangelho de cidade em cidade.

0 comentários:

Postar um comentário