Alabaster Box

Que Tipo de Fé é a Sua?

"Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."
(Hb 11:1)

Para as pessoas que nos rodeiam, nossas ações são o reflexo da nossa fé. Somos observados e julgados constantemente pelas nossas crenças e principalmente pelo modo com que nos relacionamos com o mundo.

Então, que tipo de fé as pessoas podem reconhecer em nós?



- FÉ ORIGINAL

Essa é a fé daquelas pessoas que simplesmente amam e confiam em Deus, aconteça o que acontecer ("na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza"), pois sabem que Deus está no controle de tudo (conf. Rm 8:28). É a fé que agrada a Deus, e além de ser eficaz e salvadora (conf. I Pe 1:9), é também VISÍVEL para os outros, pois é manifestada (ou acompanhada, evidenciada, confirmada, expressada, demonstrada...) através de AÇÕES.

"Assim RESPLANDEÇA a vossa LUZ diante dos homens, para que VEJAM as vossas BOAS OBRAS e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5:16)

É uma fé altruísta, movida pelo amor, e não pelo interesse, gerando mudanças positivas no comportamento do ser humano, principalmente em relação às demais pessoas. Esse tipo de fé é encontrado nas pessoas que estão focadas no reino lá de cima, e que mesmo estando de passagem por este mundo, acabam se destacando por aqui também, por serem muito prestativas e trabalharem de coração, como se estivessem na verdade fazendo um serviço para Deus (e não para os homens), se esforçando para que a vontade do Senhor seja cumprida e prevaleça não só lá no céu, mas aqui na Terra também.



- FÉ MILAGROSA

Essa é a mesma fé bíblica em Deus, porém vem acompanhada de milagres, dons e maravilhas, para que o nome do Senhor seja glorificado. Segundo Jesus Cristo, com a fé do tamanho de um grão de mostarda é possível ordenar a uma árvore que ela se levante e se plante no mar, e ela obedecerá (conf. Lc 17:6), ou ainda, dizer para um monte que passe de um lugar para outro (conf. Mt 17:20). Ou seja, tudo seria possível!

Na bíblia encontramos vários casos de situações onde ocorreram esses milagres da fé. Por exemplo:

* Para que seu exército pudesse derrotar os inimigos e tomar posse da terra que Deus deu aos descendentes de Israel, Josué falou com o Senhor e depois, na frente de todo o povo, ordenou com fé que o Sol e a Lua ficassem parados; então Deus atendeu o seu pedido e os dois astros se detiveram por quase um dia inteiro (conf. Josué 10:12-14);

* Quando Deus mandou o profeta Elias se apresentar perante o rei Acabe, Elias desafiou os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Asera sobre o monte Carmelo pra que todo o povo descobrisse qual era o único Deus verdadeiro, e quem era o profeta que o servia; daí pediu com fé para que o Senhor se manifestasse ao povo respondendo com fogo, e então desceu fogo do céu sobre o seu holocausto (conf. I Re 18:19-39);

* Quando Pedro viu Jesus andando sobre o mar, pediu para que Ele lhe mandasse fazer o mesmo. Então Jesus o mandou ir, e daí, usando dessa mesma fé, Pedro também caminhou sobre as águas, conforme Mateus 14:29 (por pouco tempo, é verdade, já que a sua fé ainda era pequena...);

* Para cumprir com a tarefa de livrar o povo de Israel da escravidão do Egito, Moisés também fez uso dessa fé milagrosa, realizando os sinais e prodígios que Deus lhe pediu que fizesse na terra do Egito, na travessia do Mar Vermelho e também durante os quarenta anos em que o povo caminhou pelo deserto, rumo à terra prometida (conf. Atos 7:36).

Detalhe importante: esses milagres, maravilhas e dons obtidos através da fé estão sujeitos à vontade do Espírito Santo de Deus.



- FÉ EQUIVOCADA

Essa pode ser observada de várias formas:

* Na "forma tímida" (ou "politicamente correta") dos que acreditam em Jesus Cristo, mas que guardam isso apenas para si, temendo que a Palavra de Deus possa lhes trazer problemas junto aos que não compartilham da mesma fé. Esses são como árvores estéreis, que não dão frutos.

"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus." (Jesus, em Mateus 10:32-33)

* Na "forma intelectual", rica em palavras mas pobre em ações e boas obras, pois na verdade o coração dessas pessoas está focado em outras coisas (conf. Mt 15:8).

* Na "forma vaidosa", dos que tentam provar pra Deus que são melhores adoradores do que os outros, e por isso seriam merecedores do favor divino (como na parábola do fariseu e do publicano, segundo Lucas 18:9-14).

* Na "forma mercantilista", dos que acreditam que vão se dar bem através de sacrifícios e oferendas, tipo "toma lá, dá cá".

* Na "forma patronal", dos que preferem que Deus trabalhe para eles, ao invés de eles trabalharem para Deus. Preferem ser servidos ao invés de servirem.

* E por último, mas não menos comum, vemos essa fé equivocada na forma de "D.I.G" (Delírios de Injustificada Grandeza), também conhecida como "super-fé", dos que acreditam que tudo é possível, desde que ELES PRÓPRIOS DETERMINEM que as coisas aconteçam. É como um filho que, ao invés de pedir respeitosamente algo para o seu pai (arriscando-se a ouvir um não), prefere mandar que ele lhe dê o que ele determinou - talvez por não confiar muito na vontade e nos propósitos do pai para a sua vida. Daí, quando a vontade do pai contraria a vontade deles, não recebem o que pediram, se decepcionam e acham que o problema estava na falta de fé. Esse tipo de situação costuma ocorrer principalmente quando a pessoa é egocêntrica, ainda mais quando o tamanho do seu ego supera - e muito - o tamanho do seu próprio cérebro.

A consequência desses tipos de fé que não agradam a Deus - quando não resultam em rejeição e abandono total da fé - pode vir a ser uma espécie de "fé revoltada", ou contra Igrejas, ou contra pastores, ou contra outras religiões, ou contra irmãos em Cristo, ou até mesmo contra o próprio Deus, quando aquilo que se esperava tanto que ocorresse aqui neste mundo acaba não acontecendo conforme o imaginado.



CONCLUSÃO

Deus sabe perfeitamente qual é o tipo de fé que você tem, pois conhece o coração de todos os seres humanos. Que nossa fé possa se aproximar cada vez mais da fé verdadeira, que resulta em ações que beneficiam ao próximo e que agradam a Deus.

"...Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."
(Tiago 2:18)


Links relacionados:

- Servir como se fosse para o Senhor
http://gif15.blogspot.com/2011/03/como-se-fosse-para-o-senhor.html

- 10 Atitudes que Agradam a Deus
http://gif15.blogspot.com/2011/06/10-atitudes-que-agradam-deus.html


Ps: Se alguém achar que a sua fé é maior ou melhor do que a dos outros, então que essa pessoa experimente determinar na frente de todo mundo que uma árvore passe sozinha de um lugar para outro...
:-)



"Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova." (Romanos 14:22)

0 comentários:

Postar um comentário