Alabaster Box

Sinais dos Tempos: O Termômetro do Fim (Parte 2/3)

2ª PARTE - "DISSECANDO" II TIMÓTEO 3:2-7

Eu sei que nesse “mundo de paz” se encaixam os homens (e mulheres) como os descritos pelo apóstolo Paulo em II Timóteo 3:2-7. Que texto é este, que descreve tão minuciosamente a situação da humanidade com tanta precisão e atualidade?!

Veja que para cada fato citado há centenas de notícias que podemos associar, abaixo listarei as condições e, se possível farei algum comentário explicativo:

- AMANTES DE SI MESMOS (ACF) / EGOÍSTAS (NTLH):

Na versão Almeida Corrigida e Fiel (ACF), o termo “amantes de si mesmos” dá um amplo entendimento e, através disso, inclui todas as possíveis formas de “culto ao ego” desenvolvidas pelo homem: os metrossexuais, vaidade (piercings, tatuagens, cirurgias estéticas...), culto ao corpo. Já a versão traduzida na linguagem de hoje (NTLH) banaliza o termo, restringindo-o a mero egoísmo.

- AVARENTOS (ACF / NTLH):

Aqui há concordância entre versões e o termo mostra a humanidade sendo avarenta não só financeiramente, mas espiritualmente, pois também não se dedica à obra de Deus e ao estudo da palavra.

- PRESUNÇOSOS (ACF) / ORGULHOSOS (NTLH):

A medida do mundo é o homem e ele tem a presunção de que o universo gira ao seu redor, inclusive o próprio Deus! Aliás, o ser humano tem sido treinado para crer que é o próprio Deus! Veja se as pessoas ainda respeitam enquanto se está manobrando um automóvel? Vejam se quem está numa bicicleta está atento ao trânsito... nos dias de hoje parece que as pessoas perderam a noção da fragilidade do corpo humano ou então muitos podem até estar pensando em possíveis lucros que podem auferir através de um processo judicial, esquecendo que o objeto em risco naquele momento é sua própria vida!

Um grande exemplo dessa presunção é encontrado naqueles que se acham maiores que as forças do próprio mar... e morrem afogados! O cúmulo da presunção é desafiar o próprio Deus.

- SOBERBOS (ACF) / VAIDOSOS (NTLH):

É um dos sinônimos para presunção, porém tem o significado mais ligado a confiança que os homens terão em si mesmos e em sua tecnologia e em seus armamentos... Serão soberbos por confiarem em suas criações e as exaltarem como a solução para todos os males.

- BLASFEMOS (ACF) / XINGADORES (NTLH):

Ultrajar ao próprio Deus hoje em dia é moda... chamá-lo de nomes impróprios, culpá-lo por seus próprios pecados, duvidar de sua soberania... e acreditar na grande mentira de Nietzsche: “Deus está morto”.

Já o termo da NTLH, apesar de fazer referência aos lábios impuros, já não implica diretamente na menção do nome de Deus. Ser um “xingador” é diferente de ser um “blasfemo”: as duas ações são condenadas nas escrituras, mas amaldiçoar ao próprio Deus é gravíssimo!

- DESOBEDIENTES A PAIS E MÃES (ACF / NTLH):

Se não crêem no próprio Deus, porque o obedeceriam? Se não se impõe a autoridade, a quem se respeitará? Os pais, através das gerações, cada vez têm assumido menos a responsabilidade pela educação de seus filhos: basta que estejam matriculados na escola, num curso qualquer, num esporte... Como uma geração vai conhecer os “antigos limites”, se não foi instruída sobre eles?

Como haverá obediência se são bombardeados pela mídia com mensagens sobre a beleza da rebeldia? Os heróis dos desenhos e filmes modernos tem a “atitude” a ser copiada: superioridade, desprezo pelo próximo, conhecimento científico e de métodos — notem que não há estudo, o conhecimento é implantado (como em “Matrix”), portátil (como em muitos desenhos onde sempre há um “computador sabe tudo”) ou vêm até mesmo através da clara possessão espiritual (um monte de desenhos japoneses com cartas, peões, samurais...).

Notem que esse conhecimento NUNCA vem de (nem é relativo a) Deus — esta geração de “filhos da mídia eletrônica” irá obedecer a quem? Hoje em dia já é normal a notícia de filhos que matam pais, ou vice-versa... isso era comum há algum tempo atrás?

- INGRATOS (ACF / NTLH):

O senso de que qualquer um “não está fazendo mais do que a obrigação”. A mentalidade do “já que paguei eu tenho direito”... A incapacidade de reconhecer a bondade daqueles que o cercam e, ao mesmo tempo, de retribuir.

O cúmulo da ingratidão é quando sequer agradecem a Deus pela vida, pela saúde e por tudo que possam ter... Sempre querem mais (independente do mérito) e, quando obtêm, aquilo não é nada mais do que a obrigação de Deus... Caso contrário, Deus ou quem não realizou suas vontades corre o risco de ser taxado de incompetente ou tirano! Essa é nossa linda juventude...

- PROFANOS (ACF) / SEM RESPEITO PELA RELIGIÃO (NTLH):

A coisa “mais linda” para as meninas de hoje é dizer que é “Wicca”... Afinal, está na moda!! Mesmo sem saberem que uma bruxa é uma mulher que serve diretamente a Satanás, elas buscam naquele mistério a solução de seus problemas. É ridículo ver extensas reportagens no canal redondo sobre a bondade que elas têm e as “forças da natureza” em que acreditam... E desde quando as criaturas têm mais poder que o Criador?

E não é só isso, pois temos todo um avivamento e popularização do esoterismo através de cristais, incensos, rituais... Até mesmo dentro das igrejas que se denominam como cristãs podemos encontrar idolatria, amuletos, mediunidade e até métodos de meditação oriental! Tudo isso só tem um nome: heresia! Já o termo da NTLH suscita dúvidas, pois a palavra “religião” não significa diretamente em seguir a Jesus Cristo filho de Deus, mas permite, por exemplo, citar até o satanismo.

- SEM AFETO NATURAL (ACF) / SEM AMOR PELOS OUTROS (NTLH):
Por acaso escrevo este texto no final de semana do chamado “Dia das Mães”, supostamente uma data afetiva, mas que está sendo (se já não foi) completamente substituída por um momento puramente comercial e figurativo. Demonstrações de afeto são gradualmente substituídas por outras coisas como a sensualidade explícita ou a satisfação dos próprios interesses.

O medo da violência e o temor de um possível assalto afastaram as pessoas de um relacionamento mais afetuoso e espontâneo. Vivemos dias de comércio, violência, distância interpessoal, superficialidade emocional, interesse material e sensualidade.

- IRRECONCILIÁVEIS (ACF) / DUROS (NTLH):
Aqui vou ter de citar a minha segunda fonte de pesquisa favorita, que é o “Aurélio”. As definições apresentadas para o termo “reconciliar” são tão “redondas” que parecem ter sido escritas para entrar neste estudo. Vejam:

1.Estabelecer a paz entre;

2.Tornar amigos (pessoas que se malquistaram);

3.Restituir à graça de Deus;

4.Por de acordo, conciliar (coisas que parecem opostas);

5.Congraçar, harmonizar;

6.Fazer as pazes, congraçar-se.

Os irreconciliáveis são pessoas incapazes de realizar uma, algumas ou todas dentre as definições dadas... atenção especial na de número três! Já o termo “duro” tem 16 definições e nenhuma delas é tão clara quanto a do termo anterior... algumas podem ser consideradas até elogiosas! Novamente a NTLH deixa espaço para interpretações dúbias.

- CALUNIADORES (ACF / NTLH):

Conforme João 8:44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

A banalização da mentira infesta pessoas que, em outras épocas, deveriam ter comportamento ilibado: juízes, presidentes, pastores... A Bíblia tem duas importantes recomendações:

"Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo." (Tiago 5:12)

"Assim diz o Senhor: maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!" (Jeremias 17:5)

- INCONTINENTES (ACF) / INCAPAZES DE SE CONTROLAR (NTLH):

Também é “figurinha fácil” em nossos dias! Há um longo treinamento ocorrendo a décadas para que os apelos psicológicos subliminares (ou nem tanto) tenham um efeito devastador: cerveja, cigarro, consumismo injustificável... a sociedade incentiva os abusos sob a desculpa de “alívio” e “diversão”, mas a realidade é que a carne sempre foi fraca e atualmente mais ainda!

Se formos falar em sexo então... Corpos nus disponíveis a qualquer horário através de qualquer canal aberto e da internet, a busca irrefreável pelo prazer: não me refiro apenas ao solitário, mas também a destruição de casamentos pela noção de que uma “escapadinha” é algo normal!

O homem se rendeu a seus instintos mais baixos... e poucos tentam mudar isso em suas vidas.

- CRUÉIS (ACF) / VIOLENTOS (NTLH):

Aqui ocorre algo curioso, pois as duas palavras não são sinônimas.

CRUEL = 1. Que se compraz em fazer mal, em atormentar ou prejudicar; cruento; 2. Duro, insensível, desumano, cruento; 3. Severo, rigoroso, tirano; 4. Que denota crueldade; 5. Pungente, doloroso; 6. cruento.

VIOLENTO = 1. Que age com ímpeto; impetuoso; 2. Que se exerce com força; 3. Agitado, tumultuoso; 4. Irascível, irritadiço; 5. Intenso, veemente; 6. Em que se faz uso de força bruta; 7. Contrário ao direito e à justiça.

O que há de curioso nisso? Simples: mesmo sem serem sinônimos os dois adjetivos se ajustam perfeitamente a atual condição humana!

- SEM AMOR PARA COM OS BONS (ACF) / INIMIGOS DO BEM (NTLH):
Diante das tantas “qualidades” já relacionadas, se torna simples constatação relatar que aqueles que andarem por caminhos diferentes desta maioria: serão objetos de ódio. Ai daquele que tentar exortar ou repreender de acordo com a são doutrina... ai daquele que tentar se portar com justiça e dignidade! Já de hoje vemos pais e professores sendo mortos...

- TRAIDORES (ACF / NTLH):

Esse adjetivo é também um “mix” de alguns dos anteriores, pois para trair há que existir um traído. Logo, uma traição pode envolver mentira, incontinência, crueldade, ingratidão, egoísmo... individualmente ou em grupo.

- OBSTINADOS (ACF) / ATREVIDOS (NTLH):

Novamente as duas versões citam termos que não são sinônimos, mas que apresentam características indeléveis do perfil da sociedade atual.

OBSTINADO = 1. Pertinaz, firme, relutante; 2. Teimoso, birrento; 3. Inflexível, irredutível.

ATREVIDO = 1. Que se atreve; ousado, afoito, corajoso, audaz; 2. Insolente, grosseiro, petulante; 3. Indivíduo atrevido.

- ORGULHOSOS (ACF / NTLH):

Adjetivo aplicado à soberba, à vaidade, à presunção...neste caso a NTLH se repete, pois cita “cheios de orgulho”, porém já havia citado “orgulhosos” anteriormente!

- MAIS AMIGOS DOS DELEITES DO QUE AMIGOS DE DEUS (ACF / NTLH):

Depois de tanto egoísmo, vaidade, ódio pelos bons, traição, falta de afeto, desobediência... você ainda crê que alguém desta geração poderá (por vontade própria) abandonar sua vida carnal de deleitas para se colocar a disposição de Deus?!? Como alguém que só acredita na matéria poderá viver uma experiência espiritual? Como alguém que vive no profano irá buscar o sagrado?

Somente pela ação do Espírito Santo!

Mas não esqueça que justamente por esses mesmos dias estarão ocorrendo os fatos descritos em II Tessalonicenses 2:3-12. É mister o cumprimento da cada uma das profecias bíblicas! Quem detém o iníquo? O Espírito Santo... logo, por estes dias, ele não será tão acessível como nos dias de hoje. E isso realmente me intriga: frente ao engano que opera nas igrejas, será que já não estamos experimentando o início dessa “retirada”?

- TENDO APARÊNCIA DE PIEDADE, NEGANDO-LHE, ENTRETANTO, O PODER (ACF) / PARECERÃO SER SEGUIDORES DA NOSSA RELIGIÃO, MAS COM AS SUAS AÇÕES NEGARÃO O VERDADEIRO PODER DELA (NTLH):

Essa é a única vez em que a definição da NTLH conseguiu superar os termos utilizados na ACF, pois é justamente isso o que está ocorrendo em nossas igrejas! Fala-se tanto em encher os templos, mas nunca estivemos tão distantes da verdade bíblica. Propósitos, Batalhas de Alto Nível, G12... os asseclas de Peter Wagner já assumiram suas posições no pódio doutrinário e têm defensores ferrenhos: se um novo crente não conhecer a verdade, que poder ele terá? O dos amuletos?

Terá somente as bênçãos “compradas” por ofertas exigidas ou as de uma pessoa morta que intercederá por elas no céu? Suas experiências serão somente a dos “encontros tremendos”? Precisará confessar seus pecados a um “irmão cheio do Espírito Santo” ou terá de fazer regressão para poder ser perdoado e limpo? Necessitará de yoga para falar com Deus? Culpará a Deus por ser tentado e por seus pecados?

Este será um tempo trabalhoso e insano para os bons, porém essa será a paz para os ímpios! E aí, neste tempo incomum, se cumprirá o fantástico texto de I Tessalonicenses 5:3, que é uma das profecias que mais me impressiona a cada dia:

“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.”

Notem que se repete aqui uma referência às dores, neste caso específico, às dores do parto. Continuemos nosso estudo observando o significado do...

Verso 8
“Mas todas essas coisas são o princípio das dores.”

Aqui eu vejo que muitos cristãos deixam de fazer uma análise minuciosa do texto e criam uma diferenciação entre as “dores” e a “tribulação”. A meu ver, não há como diferenciar claramente um termo do outro, pois o sofrimento irá crescer gradualmente... tal qual as dores de um parto!

Mesmo ao observar atentamente o texto de I Tessalonicenses 4:13-18, não há qualquer referência a um arrebatamento antes desse chamado “princípio das dores”, muito pelo contrário: no verso 15 há uma clara chamada aos “que ficarem vivos”... e quem seriam estes? Conheçamos então...

0 comentários:

Postar um comentário