Alabaster Box

Túmulo do Profeta Zacarias

Basílica em Israel pode abrigar túmulo do profeta Zacarias


Igreja do tempo do império bizantino tinha oito pilares de mármore. Sob o edifício da igreja há uma segunda camada de mosaicos deste período, e mais abaixo uma rede de grutas onde poderia estar o túmulo de Zacarias.


AFP - 02/02/2011 20:10

Arqueólogos israelenses apresentaram nesta quarta-feira (2/2/11) as ruínas de uma basílica da época bizantina descoberta recentemente, em um local onde poderia estar o túmulo do profeta bíblico Zacarias.

A igreja, com mosaicos do piso bem conservados, foi descoberta em Hirbet Madras, local onde existia uma comunidade judaica na era romana, no centro do país, informou em um comunicado o departamento israelense de Antiguidades. As escavações começaram após a prisão de um grupo de saqueadores que exploravam o local.

A nave da basílica tinha oito pilares de mármore. Os mosaicos estão decorados com motivos florais, de animais, em especial pássaros, e geométricos. Serão recobertos nos próximos dias para sua preservação.

Sob o edifício há uma segunda camada de mosaicos deste período, e mais abaixo uma rede de grutas onde poderia estar o túmulo de Zacarias.

"Investigadores que visitaram o local consideram que seja o local de residência e do túmulo de Zacarias", segundo um comunicado da Autoridade de Antiguidades, que considera que esta hipótese ainda deva ser verificada.

O sítio de Hirbet Madras - conhecido desde o fim do século XIX - abrigou uma importante comunidade judaica na época da revolta de Bar Kokhba, chefe do último levante judeu contra o império romano em 135 d.C., segundo arqueólogos israelenses.

As escavações tornaram possível exumar um "complexo subterrâneo" e os restos de edifícios desta época, salas e instalações para a água, assim como grutas e túneis onde os rebeldes judeus teriam se escondido, informou o comunicado da Autoridade de Antiguidades.

Os arqueólogos encontraram no local moedas judaicas, lâmpadas e cerâmica dos primeiros séculos depois de Cristo.

Conhecido por seu livro, Zacarias - que não deve ser confundido com Zacarias, pai de São João Batista - é o número 11 dos 12 profetas menores da Bíblia e teria vivido antes de Cristo.

Abaixo, algumas fotos do interior da basílica:


1. Parte dos mosaicos encontrados na basílica de Horbat Midras, em Israel


2. Mosaicos são decorados com motivos florais, de animais e geométricos


3. Detalhe de um dos mosaicos encontrados em Hirbet Madras


4. Basílica foi descoberta após prisão de saqueadores de relíquias


_______________________________________________________________

Fontes: Último Segundo e Inconsciente Coletivo.

0 comentários:

Postar um comentário