Alabaster Box

Transtornos Alimentares

Assunto de hoje:

ORTOREXIA - A Obsessão por Alimentos Naturais


* Por: Flávia Leão Fernandes, CRP 06/68043 Psicóloga clínica,
Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra,
e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.


A "ortorexia nervosa", ou simplesmente "ortorexia", é um distúrbio alimentar ainda pouco conhecido. A doença se caracteriza por uma preocupação exagerada com o tipo de alimento consumido.

Os ortoréxicos acreditam que apenas as comidas naturais - ou seja: muitos vegetais, cereais, e ausência de carnes ou enlatados - fazem bem ao organismo.

Embora já estejam comprovados os benefícios deste tipo de alimento, os ortoréxicos acabam prejudicando a si próprios por levarem a rigidez alimentar ao extremo.

O problema se inicia quando a preocupação com a alimentação começa a tomar grande parte do dia destes indivíduos. Os ortoréxicos não medem esforços para comprar seus alimentos: percorrem longas distâncias e pagam valores muito superiores ao dos alimentos comuns.

Além disto, estes indivíduos se recusam a comer na casa de amigos e parentes por não saberem o que será servido.


Quando deixam de cumprir com seus objetivos, são tomados por grande sentimento de culpa e em seguida tornam-se ainda mais radicais, o que aponta o caráter doentio de seu comportamento.

Alguns estudiosos do assunto acreditam que a ortorexia possa ser um desdobramento da anorexia. Neste caso, o indivíduo usaria o subterfúgio de comer apenas alimentos saudáveis para evitar consumir alimentos em quantidades normais.

Por outro lado, há os que apontam haver diferenças importantes entre a anorexia e a ortorexia: enquanto na primeira o problema está na quantidade de comida ingerida, na segunda a questão é a preocupação com tipo de alimento escolhido.


A ortorexia pode acarretar graves prejuízos à saúde, caso o ortoréxico não substitua os alimentos que evita consumir por outros que lhe ofereçam o mesmo complemento nutricional. Entre as conseqüências negativas encontram-se quadros de anemia e carência vitamínica.

Mas este distúrbio não acarreta apenas danos físicos. No campo social, ele acaba desencadeando uma retração e fazendo com que a pessoa restrinja seu rol de amizades a pessoas que se alimentem como ela. O isolamento social é um prejuízo às vezes mais difícil de reparar do que os próprios danos físicos.

Antes de finalizar, cabe dizer que se alimentar à base de comidas saudáveis e naturais pode ser muito útil à saúde. Mas quando esta forma de alimentação torna-se uma obsessão, ela pode gerar prejuízos físicos e psíquicos. Neste caso, a consulta a um psicólogo ou psiquiatra se faz recomendada para impedir que o problema se agrave.

Fonte: CyberDiet.


Sinais Indicativos de Ortorexia:

● Examina cada pormenor do que se encontra em cada alimento?

● Só se permite comer alimentos saudáveis?
● Não consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa?

● Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida?


● Se pega pensando em conteúdos nutricionais ao longo do dia?

● Preocupa-se ao comer qualquer coisa que possa não ser “boa” para si?

● Perdeu muito peso recentemente (sem estar de dieta)?





"(...) Tudo o que vive e se move [peixes, aves, animais] servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas."
(Bênção de Deus para a humanidade, segundo Gênesis 9:1-3)

0 comentários:

Postar um comentário