Alabaster Box

Adivinhando o Dia do Apocalipse...


A previsão de que o fim do mundo chegaria num sábado, dia 21 de maio de 2011, feita por um pastor evangélico californiano chamado Harold Camping, felizmente não se confirmou.

Aproveitando a ocasião, a famosa revista Time publicou em seu site (nesse mesmo dia 21...) uma lista contendo o "top 10" das previsões mais "furadas" a respeito desse assunto:



1. Uma das mais conhecidas, diz a revista norte-americana, é a de William Miller. Em 1840 ele começou a dizer que o mundo ia acabar e que Cristo regressaria, prevendo um grande incêndio entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1844. Quando a data passou, disse que o grande acontecimento (na verdade, o Grande Desapontamento...) ocorreria até Outubro. O fim nunca chegou, mas os seus seguidores formaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Representação de seguidor de William Miller, que na década de 1840 previu (erroneamente, é claro...) a 2ª Vinda de Jesus


2. A propósito, voltando a falar do tal pastor Harold Camping, essa já não é a primeira vez que esse cidadão erra uma previsão... Antes ele já tinha estabelecido a data do fim do mundo como sendo 6 de Setembro de 1994! As suas previsões são sempre baseadas em cálculos a partir de acontecimentos da Bíblia.

Harold Camping, ex-engenheiro civil de Oakland, diretor da Rádio da Família, tem estudado a Bíblia por quase 70 anos


3. A profecia de 2012 já deu muito pano pra manga. Baseia-se no Calendário Maia, que termina em 21 de Dezembro de 2012. Mas há também quem acredite que no próximo ano a Terra vá colidir com um planeta, apelidado Nibiru, ou ser sugada por um buraco negro.

As Ruínas Maias, no México


4. Outro "profeta" norte-americano foi William Branham, da igreja pentecostal. Depois de dizer que recebeu a visita de sete anjos, em Fevereiro de 1963, indicou que o fim do mundo seria em 1977. Mas não viveu para assistir a esse dia. Morreu em 1965, depois de um acidente de carro.

Pentecostais Branham


5. A lista da 'Time' continua com os Anabatistas de Munster (protestantes alemães) do século XVI.

Vlasteran, anabatista, sendo queimado vivo em 1571. Acusação: heresia (os anabatistas rejeitavam o batismo infantil). Fonte: "Espelho dos Mártires" (1660).


6. Segue com uma série de livros sobre profecias do fim do mundo.

"A Agonia do Grande Planeta Terra", sucesso de vendas desde a década de 70 (apesar das previsões fracassadas...)


7. Lembra ainda o famoso Bug do Milênio (Y2K, segundo o qual os computadores e sistemas não resistiriam à passagem do milênio devido a um problema na representação das datas).

"Bug do Milênio"


8. A seita Branch Davidians, da América dos anos 1990.

Chamas aparecem tomando conta do rancho da seita Ramo Davidiano nesta foto tirada em 19 de abril de 2003, em Waco (Texas)


9. Recorda todas as falsas profecias das Testemunhas de Jeová, que agora se limitam a dizer que o fim do mundo está para breve (sem estabelecer data...).

Charles Taze Russell (1852-1916), conhecido como Pastor Russell, fundador do movimento Testemunhas de Jeová


10. E finalmente, a revista cita o grande incêndio de Londres de 1666, sendo que "666" é o "número da Besta".

"1807, London, United Kingdom" - Pintura do Grande Incêndio de Londres, mostrando as ruinas de um muro próximo da penitenciária Ludgate





0 comentários:

Postar um comentário