Alabaster Box

Quem é o Pai da Teologia da Determinação?

Teologia da determinação: Cristianismo ou feitiçaria com roupagem moderna?

“Então o tentador, aproximando-se, disse: Se és o filho de Deus MANDA que essa pedra se transforme em pães”. MT 4:3

Infelizmente hoje nas igrejas têm-se visto muitos crentes serem levados por falsas doutrinas, como por exemplo, a teologia do determinismo, em que o povo é ensinado por seus pastores a determinarem as suas bênçãos e a colocarem Deus contra a parede exigindo vitórias e “direitos”, porém a verdade é que esse ensinamento equivocado possui o mesmo princípio satânico que vemos no versículo bíblico acima, onde satanás tenta induzir Jesus a “determinar” ou “reivindicar” que a pedra se torne em pão: “Manda que essa pedra se torne em pão...”

Podemos perceber que satanás lança sua proposta: mande, ordene, reivindique de Deus que transforme essas pedras em pão, Ele tem que satisfazer a sua vontade, se você é filho mesmo você pode. Jesus rejeitou essa proposta. O princípio satânico é o mesmo dessa teologia que parece querer colocar o homem na posição de comando, onde o povo é incentivado a dar ordens a Deus, tentando colocar o homem no comando, a criatura ordenando ao Criador. Temos que ter muito cuidado com esses ensinamentos neo-pentecostais, pois podem trazer muitos prejuízos a obra de Deus e a vida espiritual de muita gente. O Diabo é muito esperto, veja que ele tentou Jesus num momento que qualquer um de nós cairia, pois foi um momento em que Jesus estava debilitado pelo longo tempo de jejum, ele ofereceu o que qualquer um queria nessa hora, a comida, que estava ao pleno alcance do Senhor, pois com apenas uma palavra Ele poderia transformar aquela pedra em pão, como também fazer surgir qualquer tipo de comida do nada. Mas, vejamos a sábia resposta do Senhor Jesus: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. (NVI)
Essa ação de tentar tirar Jesus do trono e determinar que ele faça alguma coisa, é nada mais do que tirar a soberania de Deus, pois se eu tenho um Deus que é Onipotente, mas não é Soberano, posso manipulá-lo de alguma forma para o meu bel prazer.


Doutrinas de demônios

“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.” I Tm 4:1

Essa falsa doutrina também é chamada de “confissão positiva” onde diz-se que a palavra do homem, ao ser pronunciada, tem grande “poder” e por isso deve-se ordenar e determinar algo através do poder de sua palavra e assim, pela “fé”, um poder será liberado e aquilo vai acontecer e seus desejos carnais serão satisfeitos, do mesmo jeitinho que a feitiçaria ensina, justamente que uma palavra de comando previamente determinada deve ser ativada e assim aquilo que você deseja é liberado. Podemos, então, discernir que essa doutrina da determinação possui o mesmo princípio ocultista, místico e demoníaco utilizado por religiões satânicas, trazendo assim doutrinas de demônios, sorrateiramente, para dentro das igrejas. A Bíblia diz que: “...os que praticam feitiçaria...e todos os mentirosos...o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte. Ap.21.8


Servos ou Senhores?

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis; Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gn 3:4-5

Vejam só com que malícia o Diabo enganou no Éden. Se o poder será “ativado” pela palavra “poderosa” (confissão positiva) do homem, o comando é do homem e não mais do Senhor, logo este estará independente de Deus, justamente como a serpente sugeriu a Eva no Éden conforme o versículo acima, a sedutora oferta de ser igual a Deus, a estar no comando, a ser independente do Senhor, conforme um dia Lúcifer desejou, ele quis tomar o lugar e a Soberania de Deus e ainda hoje quer implantar no homem a mesma semente maligna de rebelião. Na verdade, pastores e líderes que pregam esse engano, não passam de instrumentos de suas próprias cobiças, seduzidos pelo método de crescimento rápido e instantâneo de igreja. O povo, por sua vez, também atraído pela sua própria cobiça e querendo um Jesus “instantâneo” para satisfazer seus desejos carnais e luxúrias, sem esquecer de seus caprichos, acaba sendo presa fácil para esse tipo de “negócio”, ou seja, é a clientela e os mercenários da fé, uns mercadejam a Palavra de Deus e vendem Jesus por “trinta moedas de prata”, propagando um evangelho falso, porém muito lucrativo, que enche suas igrejas, enquanto, por outro lado, o povo aceita prontamente tais ofertas, pois querem garantir suas bênçãos sem nenhum compromisso sério com a Palavra de Deus, afinal, o homem tem essa tendência de querer satisfazer seus anseios e assim são iludidos e persuadidos, tornando-se um verdadeiro mamulengo nas mãos de lobos devoradores.


Deus é soberano

A.W. Pink, em seu livro, os atributos de Deus, da editora PES:
O sentido da soberania divina é que Deus é Deus de fato, bem como o é de nome, que Ele ocupa o trono do universo dirigindo todas as coisas, fazendo todas as coisas "... segundo o conselho da sua vontade" (Efésios 1:11).
Deus é soberano e não divide sua glória com ninguém. Todo poder foi dado ao Senhor no céu e na terra, e nós homens, recebemos as bênçãos de Deus pela sua graça, que significa favor IMERECIDO, e não um direito a ser exigido de Deus.
A bíblia nos ensina a pedirmos e não ordenarmos nada. Quem mandou Jesus ordenar que as pedras se tornassem em pão foi o diabo. Jesus recusou a oferta de satanás. Ele disse que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus. Que nós também venhamos a recusar e viver segundo a Palavra de Deus. Somos servos e Ele é o Senhor!


Extraído de "http://batistaspuritanos.blogspot.com/"

0 comentários:

Postar um comentário