Alabaster Box

Os 4 Reinos

Observando com atenção o 5º capítulo do livro de Romanos, notamos que Paulo consegue fazer uma interessante divisão das histórias relatadas nas Escrituras Sagradas, distribuindo-as por quatro "Reinos" diferentes.

Vejamos que reinos seriam esses, e a que épocas ele se refere:

1º) O Reino da Morte. Vigorou do tempo de Adão até o chamado de Moisés: o pecado era ignorado, pois ainda não havia sido entregue a Lei de Deus ao povo.

2º) O Reino da Lei. Vigorou de Moisés até a a vinda de Jesus Cristo: o pecado passou a ser condenado.

3º) O Reino da Graça. É onde nos encontramos atualmente, ou seja, no período que vai de Cristo glorificado até o dia do Arrebatamento: o pecado é superado pela Graça (o pecador é perdoado, e o Espírito de verdade, também chamado de Consolador, já está conosco, enviado pelo Senhor Jesus).

4º) O Reino da Justiça. Virá com a volta triunfal de Cristo à Terra, e não terá mais fim: o pecado estará dominado, e posteriormente será retirado, para sempre (os maus serão castigados, o joio será separado do trigo, e haverá um reino milenar de paz aqui na Terra, o qual será seguido pelo julgamento final e enfim a vida eterna, em um novo céu e uma nova Terra).


0 comentários:

Postar um comentário