Alabaster Box

Irã lança manobras navais no Golfo Pérsico

"Se o mundo quer tornar essa região insegura,
nós faremos o mundo se tornar inseguro."


A força armada iraniana começou no dia 24/dez suas manobras navais, "Velayat 90", que serão realizadas nas águas do sul do país, entre o estreito de Ormuz e o Oceano Índico.

As forças navais iranianas, nessas manobras que se prolongarão por dez dias e serão encerradas no dia 3 de janeiro, empregarão equipamentos de última geração, incluindo diferentes tipos de mísseis leves e pesados, navios de guerra, submarinos das mais distintas categorias, aviões não tripulados e armamentos de defesa costeira terra-mar.

Essas manobras causaram uma grande preocupação internacional, já que um parlamentar iraniano disse no dia 13 de dezembro que as Forças Armadas planejavam provar sua capacidade de fechar o estreito de Ormuz, a entrada do golfo Pérsico e o ponto de saída de boa parte do petróleo mundial através dessas manobras.

Parviz Soruri, deputado membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Exterior do Parlamento e um dos mais radicais da Câmara, disse: "Vamos fazer umas manobras para ver como fechar o estreito de Ormuz dentro em breve. Se o mundo quer tornar essa região insegura, nós faremos o mundo se tornar inseguro".

Vários representantes do governo, dentre eles o ministro do petróleo, Rostam Qasemi, negaram posteriormente que o Irã pensa em fechar o estreito de Ormuz nessas manobras navais.

Cerca de um terço do petróleo consumido mundialmente passa em navios pelo estreito de Ormuz, um dos pontos estratégicos de maior importância do planeta.

Fonte: EFE
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentários:

Postar um comentário