Alabaster Box

Dízimo

A questão do dízimo é tão difícil para muitos cristãos porque toca numa parte sensível da sua vida — o bolso. Parece excessivo entregar um décimo dos rendimentos para Deus, para a causa de Cristo. Nem todos têm o desprendimento e a generosidade da pobre viúva elogiada por Jesus (Mc 12.41-44). Todavia, o dízimo pode ser uma bênção na experiência do cristão em dois sentidos. Primeiro, como um desafio para a sua vida espiritual. Dar o dízimo pressupõe uma relação de amor, gratidão e compromisso com Deus e com as pessoas que serão beneficiadas com essa contribuição. Em segundo lugar, é também um desafio para a melhor administração da vida financeira. Muitas pessoas têm dificuldade em contribuir para a igreja e suas causas porque são desorganizadas em suas finanças, gastam mais do que podem, não têm um senso de prioridades em seu orçamento. A prática do dízimo produz uma disciplina que beneficia outras áreas da vida. Para aqueles que querem trilhar esse caminho, a sugestão é que comecem a aumentar gradativamente a sua contribuição, até atingir o padrão do Antigo Testamento… e então ir além dele.
http://evangelicool.blogspot.com/2009/10/alderi-souza-de-matos-o-dizimo-preceito.html


Também devemos tomar muito cuidado com nossa motivação ao dar o dízimo. Se você der 10%, 50% ou até 100% do seu salário esperando que vai receber mais dinheiro em "troca", você não é dizimista nem ofertante. É negociante. É Investidor. No exemplo de Zaqueu que ofertou metade de seus bens e restituiu 4 vezes mais tudo que havia roubado, sua recompensa foi a salvação e não mais dinheiro.

Devemos dar o dízimo para ajudar a manter a obra de Deus e dar os 10% representam um valor de referência (baseado em exemplos bíblicos). É da vontade de Deus que eu dê o dízimo e por isso eu faço SEMPRE. Mas também acho que é da vontade de Deus que eu não minta, roube, adultere, trate mal as pessoas, etc. Mas procuro fazer isto não por causa da lei do Velho Testamento ou para receber dinheiro em troca, mas por causa da "lei do Espírito" do Novo Testamento. E NÃO devo esperar retorno financeiro por fazer algo que entendo ser a vontade de Deus.

Da mesma forma, eu também acredito que Deus abençoa as pessoas que fazem a vontade Dele. Mas quando eu perco dinheiro, ou uma oportunidade ou qualquer coisa que seja, como posso saber de antemão se isto aconteceu como uma forma de castigo ou se aconteceu justamente para se transformar em uma benção? José foi vendido pelos irmãos ao Egito e colocado na cadeia injustamente. Mas isso foi benção para que ele pudesse salvar o povo de Israel (e ajudar as demais nações que também estavam com fome na época). Então se eu não tenho dinheiro, como posso dizer que isto é devido à minha falta de fé? Quem sabe isso é uma benção! Uma vez uma pessoa que conheço perdeu o ônibus e o ônibus foi assaltado. Perder o ônibus e se atrasar foi uma maldição ou foi uma benção? Uma vez ouvi uma história de uma mulher na igreja batista que orou para Deus salvar o seu filho quando ele era criança e estava morrendo. O seu filho acabou ficando são milagrosamente. Depois que cresceu, ele se desviou e só trouxe desgosto pra família. Será que a sua morte precoce teria sido uma maldição? Nós só vemos parte. Deus vê o todo. Como podemos saber o que é melhor pra gente? Devemos agradecer a Deus por tudo o que temos. Se temos pouco, agradecer pelo pouco. Se temos muito, agradecer pelo muito. Jó agradecia e louvava a Deus quando tinha muito. Quando recebeu a notícia de que tinha perdido os filhos e tudo o que ele tinha, o que ele fez? Ele adorou a Deus!!

Em resumo, se a pessoa quiser dar o dízimo para ajudar na obra de Deus, ÓTIMO! Agora, se ela faz isso apenas para poder dar uma melhorada na sua vida financeira, esta oferta não agradará a Deus.


Tem gente que gosta muito de citar o versículo:
"E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará." II Cor 9:6

Mas esquecem de citar o versículo seguinte:
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." II Cor 9:7

2 comentários:

Gisa disse...

Olá amiga, a Bíblia fala em Dízimo (10% de TUDO que vem as nossas mãos-FIDELIDADE-); Oferta (o MELHOR que se pode dar a DEUS-AMOR pela OBRA-); fala também de VOTO (aquilo que propomos em nosso coração para dar a Deus para alcançar sim uma benção específica e se estivermos prontos para receber Ele dá - FÉ- mas o resultado só acontece mediante 2 situações: FIDELIDADE no cumprimento do voto e a concordância de Deus c/ o pedido) Abraço e fica na PAZ do Senhor Jusus Cristo

Guilherme disse...

Só um aviso: cuidado com os pastores mercenários (conforme João 10:12 e Ezequiel 34:3).

Ou seja, cuidado com aqueles pastores(as) e principalmente bispos(as) que estão mais interessados na "gordura" ($$$) das ovelhas do que na condução delas no caminho ensinado por Jesus Cristo.

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício." (Mt 9:13)

Postar um comentário