Alabaster Box

EUA: Ataques a Centros Judaicos no Kansas Deixaram Três Mortos

Policiais investigando atentado no Centro da Comunidade Judaica em Overland Park,
no Kansas, no domingo, 13 de abril (Foto: John Sleezer / AP Photo).

Um dos ataques ocorreu em um centro comunitário, o outro em um centro para idosos, no Kansas.
Suspeito foi detido e gritou 'Heil Hitler!', dizem agências de notícias.

Três pessoas morreram no domingo (13/abril) depois que um homem abriu fogo em dois centros judeus diferentes nos arredores de Kansas City, nos Estados Unidos, um dia antes do início das festividades da Páscoa judaica.

O suspeito já foi detido, segundo a agência de notícias EFE. O nome dele é Frazier Glenn Cross, 73 anos, também conhecido como Frazier Glenn Miller, membro do fórum neonazista Vanguard News Network.

Frazier tem laços de longa data com grupos de supremacia branca e com núcleos antissemitas, de acordo com o Southern Poverty Law Center (SPLC), que rastreia atividades de grupos que estimulam o ódio racial e religioso. Nascido em Aurora, no Missouri, Frazier já foi líder da Ku Klux Klan e havia enviado até o momento mais de 12.000 mensagens ao fórum neonazista desde que se uniu ao grupo, segundo apurou o SPLC.

O primeiro tiroteio aconteceu em um centro comunitário judaico e o segundo aconteceu em Village Shalom, um centro residencial para a terceira idade de religião judaica, segundo relatórios policiais citados pelas cadeias de televisão local.

O rabino Herbert Mandl, capelão da polícia de Overland Park, informou à rede CNN que o primeiro tiroteio, no centro comunitário da periferia de Kansas City, aconteceu por volta das 13h locais, quando jovens participavam de um teste para um concurso de cantores.

O suspeito perguntou aos candidatos se eles eram judeus antes de abrir fogo, segundo Mandl. Duas pessoas foram mortas, entre elas um adolescente. Setenta e cinco pessoas estavam no teatro do centro comunitário, a maioria crianças, mas os responsáveis pela instituição destacaram que o incidente aconteceu no estacionamento, segundo o canal KCTV.

O centro judaico anunciou que fecharia as portas até terça-feira (15). "Nossos corações estão com as famílias que sofreram perdas neste dia trágico", publicou a instituição em sua página na internet. "Nossa profunda gratidão a todos aqueles, em Kansas City e no mundo, que expressaram sua simpatia, preocupação e apoio", acrescentou.

Segundo tiroteio

Quinze minutos após o primeiro atentado, o atirador dirigiu até a casa para idosos, onde matou uma mulher de 70 anos. Ele também atirou contra outras duas pessoas, sem atingi-las. A polícia prendeu o suspeito em uma escola primária em Overland Park. Segundo a emissora local KSHB, afiliada da NBC, ele gritava "Heil Hitler!" enquanto era escoltado. O chefe de polícia Douglass não confirmou esta versão.

Uma porta-voz do Hospital Regional Overland Park confirmou que um jovem de 14 anos deu entrada no hospital em estado grave após ter sofrido um ferimento por tiro, segundo a agência de notícias Reuters.

0 comentários:

Postar um comentário