Alabaster Box

Enoque, Noé e o Dilúvio


Um breve resumo bíblico:

Enoque, avô de Noé, foi um profeta que anunciou a futura vinda do Senhor para castigar os maus (conf. Jd 1:14-15), só que as pessoas da época dele eram muito más e não lhe davam ouvidos. Enoque ouvia duras palavras daquele povo pré-diluviano.

Deus poupou a vida de Enoque (afinal de contas, uma ovelha no meio de um bando de lobos acabaria se dando mal, mais cedo ou mais tarde...) e o levou embora para futuramente trazê-lo de volta à Terra com uma nova missão (Enoque voltará junto com o profeta Elias - conf. Mt 17:11 e II Rs 2:11 - para pregarem durante 1.260 dias em Jerusalém e converterem o povo remanescente de Israel - conf. Ap 11:3, Zc 4:11-14, Rm 9:27 e Is 10:22).

Noé, neto de Enoque, pode ser considerado um um profeta também. Pedro, discípulo de Cristo, nos diz que ele foi "pregoeiro da justiça" (conf. II Pedro 2:5). Só que ao longo de cerca de um século, as pessoas viram Noé anunciando a vinda de um dilúvio universal e construindo com sua família uma arca gigante, porém durante 100 anos não deve ter havido sinais do terrível dilúvio que estava por vir. Então, à medida que os dias, meses, anos e décadas iam passando, o povo deve ter passado da raiva para o descrédito, do descrédito para o deboche, e no final de um século, a pregação do folclórico Noé já deveria ter sido completamente ignorada por eles, até que inesperadamente chegou o dia em que Deus agiu, e então foi tarde demais para o mundo corrompido.


Segundo Jesus, o povo pré-diluviano NEM PERCEBEU o momento em que Noé entrou na arca. Apesar deles terem sido avisados durante muito tempo, o Dilúvio pegou a todos eles de surpresa - exceto Noé e sua família, é claro, que se prepararam e foram chamados por Deus para entrarem na arca no momento certo, se livrando do castigo destinado aos maus. Assim será também no fim dos tempos:

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.

Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E NÃO O PERCEBERAM, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor."

(Jesus, conf. Mt 24:37-41)

0 comentários:

Postar um comentário