Alabaster Box

"Casamento Coletivo" reúne 47 casais gays em SP

 

O governo do Estado de São Paulo oficializou na noite de 28 de setembro, uma sexta-feira, a união estável de quarenta e sete casais homossexuais numa cerimônia coletiva no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), no bairro do Limão, zona norte da capital.

Todos os casais - 32 formados por mulheres e 15 por homens - receberam DE GRAÇA escrituras de união homoafetiva expedidas por um cartório da capital. A isenção das taxas normalmente praticadas foi fruto de um acordo entre o governo de SP, a Defensoria Pública e o cartório que ficou responsável por fazer as escrituras.

Os casais gays que participaram da cerimônia terão status semelhante ao de uniões formalizadas em um casamento civil: puderam escolher o regime de comunhão de bens (parcial, total ou separação total), nome social e ainda há uma possibilidade de converter um dia essa união estável em casamento (a lei brasileira atual por enquanto ainda não permite essa conversão...).

O evento foi promovido pela Coordenação da Diversidade Sexual e pelo Centro de Integração da Cidadania, ambos parte da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. 

Em agosto, todos os casais inscritos participaram de uma palestra com integrantes da Defensoria Pública de SP.

Fonte: Folha.com e Uol.

Links relacionados:
- Fortaleza promove mutirão para oficializar união entre casais gays
- Defensoria Pública e Secretaria de Justiça de SP promovem mutirão de uniões homoafetivas em junho

0 comentários:

Postar um comentário