Alabaster Box

Brasileira convence assaltante a desistir de roubo


Por Marisa Arruda Barbosa

Quando a vendedora Nayara Gonçalves, de 20 anos, foi trabalhar na loja da Metro PCS, localizada na 1543 South Cypress Road, Pompano Beach, na chuvosa sexta-feira do dia 23, ela não fazia ideia que um dia supostamente “devagar” na loja, seria na verdade, fora do comum. Mesmo que tivesse um pressentimento, não imaginaria a repercussão que ganharia na mídia americana.

Logo após das 10 da manhã, um homem, mais tarde identificado como Israel Camacho, de 37 anos, entrou na loja fingindo estar em busca de telefones. Logo depois, olhando para Nayara, ele mostrou uma arma, pedindo todo o dinheiro que tinha na loja, dizendo, “Eu odeio fazer isso”. Calmamente, ela diz que a loja tinha acabado de abrir e não tinha dinheiro no caixa. Ele diz não acreditar na moça. Ao andar para o caixa, Nayara calmamente pergunta a Camacho: “Você conhece Jesus?

O homem, surpreso, responde: “Você está fazendo tudo ficar mais difícil...” Mas a vendedora continua: “Todos nós estamos passando por tempos difíceis, mas Jesus tem algo melhor para você e todas as pessoas.” Camacho diz estar fazendo isso pela primeira vez e que se sentia mal, mas que não via outra escolha, pois se não pagasse o aluguel de 300 dólares, seria despejado.

Como mostra o vídeo do controle interno da loja, Nayara continua calmamente falando que ele deveria arrumar um trabalho, e sobre todas as coisas que Jesus pode fazer por ele, enquanto Camacho baixa a cabeça pedindo desculpas repetidamente.

Depois de aproximadamente 5 minutos, ele pede para ver quanto tem no caixa. Ela mostra 30 dólares, e diz que é tudo o que tem, mas que teria que pagar à loja caso ele levasse. “Eu não posso fazer isso com você”, disse o Camacho, se dirigindo à porta. Enquando ele sai, Nayara calmamente aumenta a voz, “Você sabe que Jesus pode mudar sua vida e te ajudar. Arrume um trabalho, faça amigos de verdade na igreja, encontre um pastor que possa orar por você. Você não precisa fazer isso. Jesus está voltando em breve”. Ao sair, Camacho ainda confessa que é tão ruim nisso tudo que sua arma é de mentira.

Vendo o vídeo, parecia que Camacho saia da loja arrependido. Porém, três horas depois, ele entrou na loja de sapatos Payless na 995 E. Commercial Blvd, em Oakland Park, e roubou todo o dinheiro do caixa. Quando saiu da loja, ele ainda disse “Deus te abençoe” à pessoa no caixa. Camacho foi preso por policiais de Broward dois dias depois das duas ocorrências, mas só depois, investigações mostraram que ele estava envolvido nos dois casos.

Nayara Gonçalves é brasileira, de Minas Gerais, e vive em Pompano Beach. Ela frequenta a Assembleia de Deus, do Pastor Francisco Pires, e afirma que, apesar de ser evangélica desde os 5 anos de idade, nunca foi de pregar, mas sua fé tem estado ainda mais presente no seu dia-a-dia.

No dia 30 de julho, Gonçalves estava na capa do Miami Herald. Como se não bastasse, uma pesquisa no Google com seu nome, enche três páginas do site de buscas, incluindo websites religiosos, a TV CBS e diversos jornais do país. Mas Gonçalves continua com a mesma calma. “Esse povo não entende que foi Deus, não eu”, ela disse por e-mail. “Toda glória é dele, não minha, eu não mereço nada”.

Fonte: Gazeta News, O Globo e Daily Mail.

0 comentários:

Postar um comentário