Alabaster Box

Descoberta de novo crânio pode reescrever história da espécie humana


Fósseis de 1,8 milhão de anos encontrados na Geórgia sugerem que a aparência dos ancestrais humanos era muito variada; e que os 'Homo habilis', 'Homo rudolfensis' e 'Homo erectus' poderiam ser uma mesma espécie.

Um crânio descoberto em 2005 na região de Dmanisi, na Geórgia, pode obrigar os cientistas a reescreverem toda a história da evolução da espécie humana. O fóssil possui aproximadamente 1,8 milhão de anos e é o mais antigo crânio completo já encontrado por pesquisadores. As suas características físicas — a caixa craniana pequena e o grande maxilar — nunca haviam sido encontradas em conjunto antes, desafiando as divisões traçadas pelos cientistas para separar as espécies de ancestrais humanos. Segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science, a descoberta sugere que os primeiros membros do gênero Homo, aqueles classificados como Homo habilis, Homo rudolfensis e Homo erectus, faziam parte, na verdade, da mesma espécie — os seus esqueletos simplesmente pertenceriam a indivíduos de aparência diferente.

Essas espécies foram todas encontradas na África, em períodos que vão até 2,4 milhões de anos atrás. Os pesquisadores usaram a variação no formato dos seus crânios para classificá-las como espécies diferentes, porém aparentadas. No entanto, desde a descoberta dos primeiros fósseis, os cientistas têm enfrentado dificuldades para traçar uma linha evolutiva entre elas, sem conseguir apontar de maneira definitiva qual deu origem às outras e aos Homo sapiens.

O novo crânio descoberto na Geórgia — que ganhou o nome de Crânio 5 — combina entre as suas características uma caixa craniana pequena, um rosto excepcionalmente comprido e dentes grandes. Até agora, o sítio arqueológico só foi parcialmente escavado, mas revelou-se um dos mais importantes já descobertos. O fóssil foi encontrado ao lado dos restos mortais de outros quatro ancestrais humanos primitivos, um grande número de ossos de animais e algumas ferramentas de pedra.

Segundo os cientistas, os fósseis estão associados ao mesmo local e período histórico, sugerindo que as ossadas pertenceram todas à mesma espécie do ancestral humano. Isso forneceu aos pesquisadores uma oportunidade única para comparar os traços físicos de indivíduos de uma mesma espécie e o que descobriram foi uma grande variedade de tamanhos e formas, mas nada diferente da variação encontrada entre os humanos modernos. "Graças à amostra relativamente grande de Dmanisi, pudemos ver a grande diferença que existia entre os indivíduos. Essa variação, porém, não é superior à encontrada entre populações modernas da nossa própria espécie, dos chimpanzés ou macacos", diz Christoph Zollikofer, pesquisador do Instituto e Museu de Antropologia, na Suíça, e um dos autores do estudo.

A partir dessa conclusão, os cientistas sugerem que os fósseis mais antigos do gênero Homo, com origem na África, também representavam a variação entre os membros de uma única linhagem evolutiva: o Homo erectus. "Uma vez que vemos um padrão semelhante de variação no registo fóssil africano, é sensato assumir que também houve uma única espécie Homo naquela época", concluiu. "E, uma vez que os hominídeos de Dmanisi são tão parecidos com os africanos, assumimos que todos representam a mesma espécie."




Duas espécies num mesmo crânio – O Crânio 5 foi escavado em duas etapas pelos pesquisadores. Primeiro, eles descobriram a pequena caixa craniana, no ano 2000. O seu tamanho diminuto — ela media apenas 546 centímetros cúbicos, em comparação aos 1350 centímetros cúbicos dos humanos modernos — sugeria a existência de um cérebro pequeno. Durante os anos seguintes, continuaram a escavar a região, em busca do maxilar que iria completar a figura.

Em 2005, finalmente encontraram os ossos que faltavam, mas, ao contrário do esperado, o maxilar era enorme, com dentes grandes. “Se a caixa craniana e o resto do Crânio 5 fossem encontrados como fósseis separados, em lugares diferentes da África, eles seriam atribuídos a espécies diferentes", diz Christoph Zollikofer.

Durante os oito anos seguintes, os pesquisadores realizaram estudos comparativos dos cinco crânios encontrados no local. Como resultado, concluíram que eles pertenceram à mesma espécie de ancestrais humanos, surgidos pouco tempo depois de o gênero Homo divergir do Australopithecus e se dispersar da África. "Os fósseis de Dmanisi parecem muito diferentes uns dos outros, e seria tentador classificá-los como espécies diferentes", diz Zollikofer. "No entanto, sabemos que esses indivíduos vieram do mesmo local e tempo geológico, então eles devem, em princípio, representar uma única população de uma única espécie.” Segundo os cientistas, diferenças de idade e sexo devem ser responsáveis pelas principais diferenças morfológicas.



Assim, os pesquisadores sugerem que a ideia da existência de várias espécies Homo — cada uma especializada para um ambiente da Terra — seja derrubada. Ao contrário, eles defendem a existência de uma única espécie Homo erectus, surgida no continente africano, capaz de se adaptar aos diferentes ecossistemas e que viria dar origem aos seres humanos modernos. A hipótese não deve ser aceite de imediato pela comunidade científica, mas dar origem a discussões acadêmicas e mais estudos que podem, eles sim, mudar o modo com a história evolutiva da espécie humana é narrada.



Links relacionados:

- Crânio de 1,8 milhão de anos em exibição
http://www.dm.com.br/texto/148396-cranio-de-18-milhao-de-anos-em-exibiaao

- Crânio de 1,8 milhão de anos pode reescrever história da evolução humana
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131018_cranio_georgia_dg.shtml
http://noticias.terra.com.br/ciencia/cranio-de-18-bilhao-de-anos-pode-reescrever-historia-da-evolucao-humana,f56c194bfe8c1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

- Crânio com 1,8 milhões de anos põe em causa história da evolução humana
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/cranio-com-1-8-milhoes-de-anos-poe-em-causa-historia-da-evolucao-humana.html

- Crânio de 1,8 milhão de anos sugere que homens vieram de uma única espécie
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/cranio-de-1-8-milhao-de-anos-sugere-que-homens-vieram-de-uma-unica-especie-20131017.html
 
- Crânio põe em xeque história da evolução humana
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3483706
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/cranio-poe-em-causa-historia-da-evolucao-humana

- Descoberta sugere que homem primitivo pertenceu a uma única espécie
http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/descoberta-sugere-que-homem-primitivo-pertenceu-a-uma-unica-especie,bf65ff1ee56c1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2013/10/17/descoberta-sugere-que-homem-primitivo-pertenceu-a-uma-unica-especie.htm

- Esse crânio pode revolucionar a história da espécie humana
http://misteriosdomundo.com/cranio-revolucionar-historia-especie-humana

0 comentários:

Postar um comentário