Alabaster Box

Céu x Inferno


Há muitos anos atrás, havia um pregador itinerante que viajava de cidade em cidade entregando folhetos evangelísticos que enfatizavam a importância de se amar ao próximo.

Muitas vezes ele começava seus discursos contando a seguinte história:

"Meus caros amigos, minhas caras amigas. Uma vez eu tive uma visão, e nessa visão fui levado pela primeira vez para visitar o Céu e o Inferno. E agora irei lhes contar o que foi que eu vi.

No primeiro lugar em que estive, olhei e vi um inacreditável e estupendo banquete! Fileiras após fileiras de mesas, carregadas de travessas recheadas de comida suntuosa. Parecia que eu estava no paraíso! Mas o que mais me surpreendeu foi que as pessoas que estavam sentadas em torno dessas mesas estavam pálidas e muito magras, gemendo de fome!

Cheguei mais perto delas e finalmente entendi o que estava acontecendo. Cada uma delas, ao se aproximar do banquete, pegava uma colher para provar a comida mas não conseguia levá-la até a boca, pois em seus braços não havia cotovelos! Quebrou meu coração ter que ouvir aqueles torturantes gemidos de fome... Na verdade, aquele lugar onde eu estava não era o Céu, mas sim o Inferno!

Depois disso, fui levado para visitar o verdadeiro paraíso, localizado no Céu. Fiquei deveras surpreso ao ver outro inacreditável banquete, parecidíssimo com aquele outro que eu havia testemunhado instantes atrás. Fileiras após fileiras de longas mesas, cheias de comida. Mas à medida em que eu me aproximava, fui reparando que, ao contrário do Inferno, as pessoas deste lugar estavam todas contentes e satisfeitas, e conversavam umas com as outras a respeito do delicioso sabor daquela suntuosa refeição!

Quando cheguei bem perto, olhei com atenção para aquelas pessoas e fiquei surpreso ao descobrir que, também no Céu, ninguém conseguia dobrar os seus braços, pois lá eles também não tinham cotovelos! Mas então como é que eles conseguiam comer???

Enquanto isso, reparei que estavam chegando mais duas pessoas no Céu: um homem e uma mulher. Eles pareciam não se conhecer, mas ambos sentaram-se na mesma mesa e se prepararam para comer. O homem foi o primeiro, cravando a sua colher no prato diante deles. Ao se dar conta de que ele não conseguiria levar a comida até a sua própria boca, o homem estendeu a sua colher sobre a mesa e levou a comida até a boca daquela mulher que estava a sua frente! Depois ela, agradecida, retribuiu o favor, enchendo a sua própria colher e inclinando-se sobre a mesa para alimentar o seu benfeitor!

Parei para refletir sobre aquela situação que eu acabara de ver e de repente compreendi: mesmo que o Céu e o Inferno oferecessem as mesmas circunstâncias e condições, a diferença fundamental está na forma como as pessoas tratam umas às outras!

E o que foi que eu fiz, então? Voltei rapidamente até o Inferno, é claro, pra compartilhar aquela solução com as pobres almas que lá sofriam.

Chegando ao Inferno, parei na frente do primeiro homem faminto que encontrei e disse-lhe:
- Ei, você não tem que passar fome! Use sua colher para alimentar o seu vizinho, e ele certamente irá retribuir o favor e irá alimentá-lo também!!!

Ao que ele me respondeu:
- O quê? Você espera que eu alimente aquele homem detestável que está sentado próximo à minha mesa? Eu preferiria morrer de fome do que dar-lhe o prazer de comer!!! - disse o homem com raiva.”

Naquele instante, finalmente entendi a sabedoria de Deus ao separar aqueles que são digno de ir para o Céu daqueles que merecem realmente ir para o Inferno!

Extraído e adaptado da Parábola das Colheres Compridas.

0 comentários:

Postar um comentário