Alabaster Box

Teoria do Big Bang



3 comentários:

Marcos Leal Silva disse...

Como disse a S. Firmino no seu blog - http://solfirmino.blogspot.com/2009/07/no-principio-era-o-caos.html , vários povos criaram sua cosmogonia, ou seja, a explicação sobre a origem do Universo.

David Spergel, da Universidade de Princeton, disse que os astrônomos precisam continuar se esforçando em meio à escuridão. "O universo já nos surpreendeu no passado", ele disse, "e acredito que o futuro continuará a nos surpreender".
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3402421-EI302,00-Materia+escura+pode+esvaziar+o+universo+dizem+cientistas.html

Porém, em descobertas recentes, de a pouco mais de uma década, a comunidade científica vem se surpreendendo com a tal da matéria escura, energia escura, para a qual não existe explicação científica. Para onde se pensava que era nada, um imenso vazio no universo, está se comprovando que na realidade existe uma energia que preenche esse vazio e na real, toda a matéria que conhecemos, que acreditávamos ser o mundo real, não passa de apenas 4% do que realmente existe no cosmo.

As lentes do telescópio espacial Hubble flagraram o comportamento da energia escura, um dos maiores enigmas cósmicos. Ao observar supernovas, que são explosões de estrelas, o telescópio registrou o efeito da aceleração da luz. A descoberta deve ajudar a explicar o que é a energia escura que cobre quase todo o cosmos, uma força que pode ser responsável pela contínua e acelerada expansão do Universo, também chamada de partícula Deus.

No Universo atual, a energia escura domina sobre a matéria, e o universo se expande de forma acelerada. Enquanto a tração gravitacional da matéria leva à desaceleração da expansão, a energia escura a acelera.
· 2/3 do conteúdo na forma de energia escura;
· 1/3 na forma de matéria, da qual apenas 4% do total corresponde à matéria bariônica, que conhecemos. (A matéria comum, estudada pela física, é apenas 4% do que existe no cosmo).
Nesse momento a comunidade científica encontra-se em incursão pelo “coração da escuridão” cósmica, na busca dos componentes escuros e desconhecidos que dominam o universo, componentes que pedem uma nova física.
http://www.guia.heu.nom.br/energia_escura.htm

Joel S. Almeida disse...

O mesmo método que você tenta provar a existência de deus, pode ser usado para explicar qualquer outro mito. A ciência traz provas de verdade, que não podem ser negadas, são fatos.

Guilherme disse...

Na verdade, o Big Bang só poderá ser considerado uma prova depois que os cientistas conseguirem reproduzí-lo em laboratório.

Enquanto isso não acontece, vai continuar sendo considerado apenas uma teoria.

Postar um comentário