Alabaster Box

A Lei do Antigo Testamento tem validade para os cristãos?


Pergunta:
- As leis do Antigo Testamento têm validade para nós ou elas foram substituídas pela Nova Aliança?

Resposta:
- Não, as leis do Antigo Testamento não têm mais validade para nós, cristãos. É o que mostra Romanos 10.4:
“Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”.

Isso deixa claro que aquele que crê em Jesus Cristo não está mais debaixo da lei – porque Jesus Cristo a cumpriu. Não significa, porém, que um cristão seja sem lei! Jesus Cristo diz que agora o amor é a medida de todas as coisas:
“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também ameis uns aos outros” - João 13.34

Quem toma esse amor como parâmetro não pode roubar seu vizinho, nem trair sua esposa ou se opor às ordens das autoridades. Para os cristãos, o amor é a medida de seus atos – o amor ao seu Salvador, ao seu cônjuge, a seus filhos, ao seu próximo.

Para todos os outros (para aqueles que não creem em Jesus Cristo) os Dez Mandamentos continuam sendo a regra. Políticos, juízes, sociedades e Estados fazem bem em se orientar pelo Decálogo. Pois a justiça exalta uma nação, mas o pecado é a sua vergonha e ruína (Pv 13.34).
 
Em consequência disso, muitas nações foram e são abençoadas porque se nortearam pela Palavra de Deus, ou pelo que conheciam dela, ao formular suas leis nacionais. Mas o contrário também pode ser observado hoje em dia. Estados vão decaindo porque pisam aos pés a Palavra de Deus e seus mandamentos!

(Samuel Rindlisbacher)

Fonte: Chamada da Meia-Noite.

0 comentários:

Postar um comentário