Alabaster Box

"Santa Muerte", a santa protetora dos traficantes mexicanos

"Santa Muerte"

A morte é tratada de forma diferente por diferentes culturas. Uma das tradições mais estranhas e macabras é a dos mexicanos que veneram uma tal de "Santa Muerte" ("Santa Morte"). É também conhecida como Dona Sebastiana e é uma colcha de retalhos de diversas culturas. O sincretismo religioso entre a religião dos povos indígenas com o catolicismo produziu uma mistura peculiar de religião moderna e sobrenatural.

Os astecas cultuavam/personificavam a morte numa forma humana: meio esqueleto, meio gente, simbolizando a vida e a morte. Na América Latina, esse costume foi se adaptando ao catolicismo, acabando por "criar" mais essa "santa".

Na Espanha, a expressão "santa muerte" pode ser interpretada como "a sagrada morte". Ou seja, a Santa Muerte é apenas representação da prática folclórico-religiosa da Igreja Católica Romana de orar para receber uma graça de um morto.

A Igreja Católica não reconhece essa tradição da "Santa Muerte", pois através do sacrifício de Cristo na cruz, a morte foi vencida, então não faria sentido rezar para a morte. No entanto, o fascínio da humanidade pela morte acabou gerando no México uma mistura de culturas de indígenas, espanhóis e austríacos, produzindo essa tradição que continua e se expande a cada ano.

Seus seguidores invocam Santa Muerte pedindo proteção, sorte e amor. Seu culto vem crescendo com força justamente nas regiões mais violentas da Cidade do México. Também fazem apelos pela sua graça para ajudar a encontrar crianças raptadas - o sequestro de crianças pequenas é um enorme problema no México.

Muitas vezes representada com uma foice como a morte, outras vezes vestida com roupas femininas elegantes, embora muitas vezes mantenha um paralelo com o Arcanjo Miguel, agora pode-se vê-la com uma coroa de ouro. E como boa parte da população é católica, elas veem Santa Muerte como uma outra forma de Maria.

As estátuas são confeccionadas em vermelho, branco, preto e verde (ou seja, as cores do México), simbolizando sorte, amor, dinheiro e proteção. Em honra de Santa Muerte se acendem velas, e lhe fazem oferendas de rosas vermelhas, tequila e até mesmo de cigarros!

Acredita-se que a origem dessa tradição situa-se no estado de Veracruz, onde se praticam até hoje antigos rituais de magia. Outros dizem que suas raízes são mais antigas e vêm dos astecas, sendo a continuação do deus da morte, Mictlantecuhtli.

No México, há muitos austríacos que acreditam que ela seja esposa de Krampus em sua jornada - algo semelhante ao nosso Papai Noel (Santa Claus), só que em vez de dar presente às crianças boas, Krampus castiga e sequestra as crianças que se comportam mal.

Recentemente, a Santa Muerte parece ter se tornado a padroeira dos traficantes de drogas. Em muitos criminosos mortos foram encontradas tatuagens com a imagem da santa.

Santa Muerte, figura sobrenatural de magia negra ou mais uma santa católica? No final, você é quem decide no quê e em quem irá acreditar...
Abaixo estão mais algumas imagens:











Ps: Dizem que se alguém prometer algo a ela e não cumprir... daí já sabe o que acontece, né?
;-)

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Muerte
http://3otiko.blogspot.com.br/2012/06/blog-post_7753.html

0 comentários:

Postar um comentário