Alabaster Box

Provérbios 31:10 - Sete Características da Mulher Virtuosa


1ª) A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER DE VALOR

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis." (Provérbios 31:10) - O valor dessa mulher está acima do monetário (dinheiro). Como medir o valor de uma boa mãe? De uma boa esposa? Existem coisas que o dinheiro não compra, e essas atitudes são uma delas! É uma mulher que não pode ser comprada com dinheiro, jóias, presentes. Não negocia seus princípios, pois sabe o seu valor. Valorize-se mulher!

"A força e a dignidade são os seus vestidos" (Provérbios 31:25a) - A mulher virtuosa de veste de dignidade, veste-se sem vulgaridade, sem transparência, sem decotes exagerados, sem roupas muito justas, pois a forma que você se veste fala sim quem você é. Guarda a sua sensualidade para o seu marido. A mulher virtuosa é forte, não foge das lutas!

____________

2º) A MULHER VIRTUOSA É TRABALHADORA


O texto fala muito sobre trabalho. Não foi a revolução feminina da década de 70 que deu o direito da mulher trabalhar dentro e fora de casa, a mulher de provérbios 31 já trabalhava e muito! Deus concedeu essa liberdade! Ela gosta de trabalhar, "busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos." (Provérbios 31:13). Tudo o que ela faz é com dedicação, "cinge os lombos de força e fortalece os braços." (Provérbios 31:17). Não é preguiçosa, "atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça." (Provérbios 31:27). Ela garante a provisão de sua casa. A mulher virtuosa não deixa faltar nada pro seu marido, "o coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho." ( Provérbios 31:11)

____________

3ª) A MULHER VIRTUOSA ZELA PELO BOM ANDAMENTO DE SUA CASA

"É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas." ( Provérbios 31:15) Acorda cedo, acompanha o marido antes do trabalho e os filhos antes da escola. Aquelas que tem pessoas que ajudam nos afazeres domésticos, acompanha o andamento, para que saia tudo do jeito certinho, tem compromisso com o andamento dessas atividades. Não apenas na limpeza, mas organização dos armários e gavetas, roupas limpas e passadas, organizadas no guarda-roupa, etc.
____________

4ª) A MULHER VIRTUOSA É SENSÍVEL

"Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado."( Provérbios 31:20) Ela é generosa, bondosa, sensível às necessidades das pessoas, sente a dor do outro, é quem percebe a aflição dos filhos, do esposo, mesmo que eles não expressem com palavras. É como um termostato (não um termômetro, que só mede a temperatura), mas tem a capacidade de medir, de sentir e controlar a temperatura. Ela determina o clima no seu lar. Se um tá chateado com outro, ela promove reconciliação, ela traz uma perspectiva diferente para o momento difícil.

A mulher virtuosa muda o foco dos problemas para as oportunidades, ela evita o desgaste emocional com situações sábias apresentadas. É também responsável pelo crescimento espiritual da sua família, promove cultos familiares, refeição juntos para obter comunhão uns com os outros. "No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura." (Provérbios 31:21-22) Ela cobre sua família com o sangue de Jesus (fazendo menção a lã que aquece, protege e a cor sendo vermelha), ela sustenta, prepara-os para o dia ruim.
____________

5ª) A MULHER VIRTUOSA É SÁBIA COM AS PALAVRAS

"Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua." (Provérbios 31:26) A mulher virtuosa não é de gritaria, não xinga amaldiçoando os filhos. Ela fala com sabedoria, e quando está a ponto de "ebulição" ela ensina com AMOR. O menino é teimoso? Ela diz: "Que filho de personalidade forte Deus me deu! Vai usar pra impactar e ganhar almas pra Cristo!". A menina fala muito? Ela diz: "Vai ser uma pregadora no Reino!" A menina chora demais? Ela vai dizer: "Que coração quebrantado! Vais ser do ministério de interseção!" A mulher virtuosa sabe que é mansa, fala baixo, sua autoridade não vem do volume de sua voz. Não é fofoqueira, não fala mentira, é sempre verdadeira, não fala mal dos outros, não é rixosa, reclamona nem murmuradora. Ela é encorajadora e não acusadora do marido com palavras afiadas e ferinas.
____________

6ª - A MULHER VIRTUOSA FAZ BEM - E NÃO MAL - AO SEU ESPOSO, TODOS OS DIAS DE SUA VIDA



"Ela faz bem e não mal, todos os dias de sua vida." (Provérbios 31:12) A mulher virtuosa encoraja o marido com palavras. Respeitando-o, honrando-o, abre a boca para o elogiar. Fala bem dele e sobre ele. Até as solteiras já fazem bem a seu futuro marido, guardando-se pra ele. Casadas, pensem se estão fazendo bem ou mal ao seu marido: será que estou agradando? Será que ele gosta daquela comidinha? Estou suprindo suas necessidades? Estou o honrando estando com ele nas horas difíceis? A mulher virtuosa sabe a quem procurar para pedir conselho. Impulsiona o marido a atingir todo o seu potencial, ela sacrifica juntamente com ele pra que estude, se esforce mais no trabalho, pra que ele se aperfeiçoe, pra que ele vá adiante e não desista.

____________

7ª - A MULHER VIRTUOSA TEM UMA BELEZA INTERIOR QUE NÃO ACABA, SÓ AUMENTA

"Enganosa é a graça, e vã, a formosura,
mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada."
(Provérbios 31:30)

A vaidade que é com equilíbrio, é saudável.  Mesmo que a mulher virtuosa cuide-se bem, vista-se bem, ela não é obcecada pela beleza exterior. "Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua." (Provérbios 31:26) Ela sorri diante do futuro, não tem medo da velhice, não se tortura com cirurgias e mais cirurgias; ela não quer voltar a ser adolescente, pois a cada dia fica melhor, mais sábia, mais mansa, mais dócil, mais virtuosa! "Levantam-se seus filhos e lhe chamam de virtuosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu excede a todas. (Provérbios 31:28-29) Muitas são bastante elogiadas no trabalho, ganham prêmios por seu brilhantismo intelectual, mas dentro de casa é um horror! Seja uma mulher virtuosa também, e principalmente na sua casa, pois sua família foi instituída por Deus!

____________

Resumo feito por Cila Max, retirado
do Congresso de Mulheres
Diante do Trono.

Extraído e adaptado de: Célula Tribo de Judá.

0 comentários:

Postar um comentário