Alabaster Box

TI: Estônia planeja migrar dados pra "nuvem"


O governo da Estônia quer se tornar o primeiro país do mundo a ter um backup total de seus bancos de dados na nuvem (ou seja, de forma online, com as informações armazenadas em computadores remotos e disponíveis a partir de qualquer lugar através da internet). O motivo? Medo de invasão da vizinha Rússia.

O projeto batizado de “embaixadas de dados” tem por objetivo permitir que o Estado continue “operando na nuvem”, mantendo todas as suas funções administrativas, mesmo que seu território físico seja ocupado por uma força externa. Terabytes de dados seriam armazenados de forma redundante em nações aliadas, que ofereceriam a proteção de rede da mesma forma que protegem embaixadas reais. O Reino Unido já está na fase final de se tornar o primeiro destino da nuvem estoniana.

Os planos de migração virtual foram acelerados com a crescente intervenção militar russa na Ucrânia. A Estônia, assim como a Ucrânia, já fez parte da antiga União Soviética e também faz fronteira com a Rússia. Em 2007, sites e serviços estatais e privados foram alvo de um ataque digital em larga escala.  O governo do Kremlin foi acusado de orquestrar o atentado e muitas operações online da Estônia ficaram comprometidas na época.

Atualmente, a Estônia é um dos países mais digitalizados do mundo: eleições são realizadas pela Internet, enquanto bancos de dados interligados conectam identidades únicas com bancos, registros médicos e criminais. Um dos medos deste paraíso digital é que uma força invasora possa utilizar esses dados para MONITORAR ou RASTREAR a população de pouco mais de um milhão e trezentos mil habitantes.

Fonte: Código Fonte.

0 comentários:

Postar um comentário