Alabaster Box

Arqueologia: Estela de Pilatos

Pôncio Pilatos, prefeito de Judá - inscrição dedicatória em Latim
(Teatro romano, Cesareia)

Pôncio Pilatos, Prefeito da Judá
Inscrição dedicatória em Latim
Teatro romano, Cesareia
Período romano, 26-36 d.C.
Pedra
Altura: 82 centímetros, Comprimento: 65 cm, Largura: 20 cm
IAA 61-531

Pôncio Pilatos governou durante onze anos como o quinto Prefeito romano, ou Procurador, da Judeia. Seu nome entrou para a história por causa do relato do Novo Testamento do julgamento de Jesus de Nazaré, que ele presidiu, sentenciando Jesus à morte por crucificação.

Tanto Flávio Josefo como Filo de Alexandria descrevem Pilatos como um governante cruel e impopular. Ao contrário de seus antecessores, ele era completamente insensível aos sentimentos religiosos da população local. Ele ainda confiscou verbas da tesouraria do Templo, a fim de construir um grande aqueduto para Jerusalém, e depois reprimiu impiedosamente o protesto que surgiu em resposta. No final, este Procurador notório foi afastado do cargo por seu massacre dos samaritanos.

Apesar da familiaridade do nome Pôncio Pilatos, este achado arqueológico, um documento histórico único, é o único artefato conhecido a registrá-lo. É um fragmento das inscrições dedicatórias de um edifício, provavelmente um templo, construído em homenagem ao Imperador Tibério. O restante do texto lido:  

...]S TIBERIVM
PON ...] Tiv PILATVS
Praef ...] IVDA ECTVS [EA]


Em português:

TIBÉRIO [o imperador romano do período]
PÔNCIO PILATOS
PREFEITO DA JUDEIA

A inscrição foi descoberta em uso secundário em uma escadaria do teatro romano em Cesareia, a cidade que serviu como centro administrativo de Roma na província da Judeia. Os Procuradores ficavam na Cesareia e só visitavam Jerusalem em em ocasiões especiais, ou em tempos de agitação.

0 comentários:

Postar um comentário