Alabaster Box

Umbandistas querem dinheiro público para construírem templos

Mais uma notícia vinda diretamente da prefeitura petista de Canoas-RS.

(tem coisas que parece que só acontecem por aqui - por enquanto...)




Proposta a construção de "Santuário Umbandista" na cidade

Tatti, Jairo Jorge e Paulinho D'Odé

Canoas - Na semana passada, o artista plástico baiano (e escritor umbandista...) Tatti Moreno esteve em Canoas para a apresentação ao prefeito Jairo Jorge (PT) e ao coordenador da Diversidade, Paulo Ambieda, o Paulinho D'Odé (pai-de-santo), do projeto do Santuário Afroumbandista e Interreligioso que deverá ser construído na cidade.

Com o nome ainda a ser definido, o projeto propõe a construção de templos de várias crenças numa área de 20 Km dentro de um parque no bairro Niterói, em área próxima ao Rio Gravataí (deve ser pra facilitar o transporte dos despachos de macumba...).

Foto do artista

"As [outras] religiões serão consultadas para sabermos se elas vão querer participar do projeto", afirma Paulinho D'Odé.

Conforme o "coordenador da diversidade" de Canoas, Paulinho D'Odé, será construído um templo de cada vez, E O PRIMEIRO SERÁ DE CRENÇA AFRO-UMBANDISTA (coincidentemente, a mesma religião dele...), já que eles ainda não têm um grande templo na cidade.

"Vamos começar com aquelas religiões que foram historicamente mais excluídas", afirma o coordenador ("Farinha pouca, meu pirão primeiro"...).

O centro interreligioso poderá ser viabilizado POR VERBAS FEDERAIS (pode isso, Arnaldo?) e da iniciativa privada, devendo ficar pronto até o meio do próximo ano (2012).

Fonte: Jornal Diário de Canoas (14/11/2011) e Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Canoas.



Observações:

- Usar dinheiro público (e áreas públicas) pra construir templos religiosos é, no mínimo, imoral (pra não dizer outra coisa...). O que será que o Ministério Público Federal em Canoas teria a dizer sobre esse projeto? Será que a desculpa que usaram em Goiânia (de que patrocinar a exposição de estátuas de Orixás criadas pelo artista umbandista Tatti Moreno no Parque Vaca Brava com dinheiro público era uma forma de valorizar a cultura afro-brasileira, sem cunho religioso...) vai "colar" aqui no RS?

- Em Brasília já existe um local chamado "Praça dos Orixás", contendo 16 estátuas de divindades africanas criadas por esse mesmo artista plástico. Segundo o jornal Correio Brasiliense (edição de 13/02/2011, pág. 36), a maior parte das obras foi depredada e a praça teve que ser restaurada, ao custo de "módicos" R$ 730.000,00 (!!!) - tudo pago com o dinheiro dos contribuintes, é claro... E adivinha quem foi o escolhido para "revitalizar" as obras? Também segundo o Correio Brasiliense (edição de 31/12/2009, pág. 20), "a revitalização dos monumentos ficou por conta do artista baiano Tatti Moreno" (ó, coitado...).

- Segundo a Bíblia, Deus deixou para a humanidade diversas recomendações e avisos, e um desses avisos diz o seguinte: que chegará um dia em que todos os povos que rejeitaram a Palavra de Deus serão castigados, e que nesse dia, Ele próprio irá acabar com todas as obras de feitiçaria, todas as estátuas e todas as imagens esculpidas. Depois disso, nunca mais as pessoas irão se curvar novamente diante de obras feitas por mãos humanas. Veja por exemplo, Miquéias 5:10-15.

0 comentários:

Postar um comentário