Alabaster Box

31/10 - Dia da Reforma Protestante


Justin Holcomb

No dia 31 de outubro, milhões de pessoas celebram pelo mundo o feriado de Halloween, mas pouca gente sabe que nessa data também se comemora o Dia da Reforma Protestante, lembrando o ato histórico de Martinho Lutero ao colocar suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, Alemanha, em 31 de outubro de 1517.

A REFORMA NÃO INTENCIONAL
 
As teses de Lutero foram vistas como um ato de rebeldia para com a autoridade da Igreja Católica Romana de sua época, a medida de que ele se opunha à veracidade das práticas da igreja, como a venda de indulgências e o ensino da Igreja sobre a autoridade do Papa, a autoridade das Escrituras, purgatório, e o perdão dos pecados. Lutero, que na época era um humilde professor de teologia, não planejava que suas 95 Teses fossem chamadas de Reforma, ele não queria causar uma separação dentro da igreja. Entretanto, suas idéias eram controversas pois ele havia questionado a autoridade da igreja. Utilizando-se da mais nova tecnologia de impressão e da situação cultural do início do século XVI, as ideias de Lutero foram difundidas por toda Alemanha e pelo resto da Europa, estimulando a Reforma Protestante.

A Reforma Protestante marcou uma colossal mudança nas posturas sobre autoridade espiritual, a natureza da igreja, e a doutrina bíblica. O século que veio antes da Reforma foi marcado por um comum medo com a corrupção dos líderes na igreja e com falsas doutrinas, ignorância bíblica, e superstições. Alguns monges, padres, bispos, e papas na Igreja Católica Romana ensinavam doutrinas não-bíblicas incluindo a venda de indulgencies e salvação através da fé somada a boas obras.

Em um nível mais profundo, esse assunto foi direcionado pela redescoberta da doutrina bíblica da justificação.

Pessoas espiritualmente sérias eram ensinadas a justificar a si mesmas com trabalhos generosos, peregrinação, e todo tipo de devoção e performances religiosas. Eles eram encorajados a adquirir o religioso “título (mérito)” que estava sobre posse da igreja, comprando “certificados de indulgência”. Isso os deixava pensando se tinham feito ou pagado o suficiente para apaziguar a justiça de Deus e escapar do julgamento.

Outros membros da Igreja Católica Romana reconheceram os problemas e convocaram a reforma, mas os presentes de Lutero, a tecnologia de impressão, e a situação social na Alemanha combinadas para fazer as ações de Lutero se espalharem, na linguagem popular, “colocou o mundo inteiro em chamas”.

O CORAÇÃO DO PROBLEMA
Num nível, a questão principal era a autoridade espiritual: é o Papa e os concílios da igreja que definem a fé cristã, ou é somente a Bíblia? Entretanto, num nível mais profundo, esta questão era dirigida pela redescoberta da doutrina bíblia da justificação – salvação somente pela graça através da fé somente em Cristo somente.

Foi por ver as pessoas sofrendo sob o peso da incerteza sobre se haviam feito o suficiente para agradar a Deus que o desejo de Lutero de refocar a igreja na salvação pela graça, através da fé, pelos méritos de Cristo, pela imputação da retidão de Cristo em nós, foi impelido. Àqueles espiritualmente oprimidos pelas indulgências e que não tinham a segurança da graça de Deus, Lutero proclamou livre graça aos verdadeiros santos de Deus: “Deus não recebe ninguém além daqueles que são esquecidos, não restaura a saúde de ninguém além daqueles que estão doentes, não dá visão a ninguém senão aos cegos, e não dá vida a ninguém além dos mortos. Ele não dá santidade a ninguém além de pecadores, nem sabedoria a ninguém além dos insensatos. Em resumo: ele não tem misericórdia de ninguém além dos miseráveis e não dá graça a ninguém além daqueles que estão em desgraça. Portanto, nenhum santo arrogante, ou justo ou homem sábio pode ser material para Deus, nem pode fazer a obra de Deus, mas permanence confinado em sua própria obra e faz de si mesmo um fictício, ostensivo, falso e enganador santo, isto é, um hipócrita. No lugar de um tesouro de mérito à venda, Lutero declarou que “O verdadeiro tesouro da Igreja é o Santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus”.
 (traduzido por João Pedro Cavani e Yuri Pena.
Leia o original aqui)

Extraído e adaptado de Pense+.

Atentado no Líbano

Pelos frutos se conhece a árvore:



(Photo via L'Orient-Le Jour Facebook page)


(Photo via @NMSyria)


(Photo via @Jeanassy)


(Photo via @Jeanassy)


(Photo via @Actualidad - source: AFP)


(Photo via @Jeanassy)


(Photo via @Jeanassy)


(Photo via @Jeanassy)


(Photo via @YorgoElBittar)


(Photo via @JourinKeelo)


(Photo via @Yasmineryan)


(Photo via @Chadyaj)


(Photo via @YorgoElBittar)


(Photo via @YorgoelBittar)


(Photo via @Diaydi)


(Photo via @Arabear)

 
 
 
Explosion Rocks Achrafieh
 

Link relacionado:
- Alta autoridade de segurança morre em atentado na capital do Líbano
 http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/10/alta-autoridade-de-seguranca-morre-em-atentado-na-capital-do-libano.html

Líderes de Amanhã


As crianças de agora serão os adultos de amanhã.

"Casamento Coletivo" reúne 47 casais gays em SP

 

O governo do Estado de São Paulo oficializou na noite de 28 de setembro, uma sexta-feira, a união estável de quarenta e sete casais homossexuais numa cerimônia coletiva no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), no bairro do Limão, zona norte da capital.

Todos os casais - 32 formados por mulheres e 15 por homens - receberam DE GRAÇA escrituras de união homoafetiva expedidas por um cartório da capital. A isenção das taxas normalmente praticadas foi fruto de um acordo entre o governo de SP, a Defensoria Pública e o cartório que ficou responsável por fazer as escrituras.

Os casais gays que participaram da cerimônia terão status semelhante ao de uniões formalizadas em um casamento civil: puderam escolher o regime de comunhão de bens (parcial, total ou separação total), nome social e ainda há uma possibilidade de converter um dia essa união estável em casamento (a lei brasileira atual por enquanto ainda não permite essa conversão...).

O evento foi promovido pela Coordenação da Diversidade Sexual e pelo Centro de Integração da Cidadania, ambos parte da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. 

Em agosto, todos os casais inscritos participaram de uma palestra com integrantes da Defensoria Pública de SP.

Fonte: Folha.com e Uol.

Links relacionados:
- Fortaleza promove mutirão para oficializar união entre casais gays
- Defensoria Pública e Secretaria de Justiça de SP promovem mutirão de uniões homoafetivas em junho

Russomanno perde eleição e culpa as redes sociais


A internet parece ter sido a grande responsável pela derrota do candidato Celso Russomanno (PRB) na atual eleição pra prefeito da cidade de São Paulo. Isso representa que o próprio povo denunciou e agiu para que ele não ganhasse.

Ele se mostrou forte, mas com as diversas campanhas mostrando seu envolvimento com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), do bispo Edir Macedo, a sua candidatura acabou perdendo força na reta final.

Seus votos foram na maioria de seguidores dessa igreja, porém como se sabe, a Universal perde a cada dia mais fiéis em São Paulo, assim como perde sua força pelo Brasil. Seu envolvimento com dinheiro é constante e perturbador até mesmo para o cristianismo.

Uma das primeiras (e principais) páginas a atrapalhar a campanha de Russomanno foi esta:


Intitulada “Brasil Contra Igreja Universal”, já ultrapassou a marca de 40.000 seguidores - para desespero dos seguidores da Empresa Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O crescimento da página é constante e demonstra a insatisfação do povo brasileiro.

Russomanno perdeu essa eleição, mas a maior vitória foi das redes sociais e da internet, que mostraram mais uma vez sua força e sua influência, e não apenas na cidade de São Paulo.

(Matéria escrita por: Audiência Aberta São Paulo)

Marinha russa será reforçada com “navio invisível”

Navio “Admiral Gorchkov”, da marinha russa
(Foto: nordsy.spb.ru)

Por Aleksêi Mikhailov, Izvéstia

(8/10/2012) - Construído com tecnologia stealth, o primeiro grande navio de guerra de fibra de carbono começará seus testes no mar de Barents no final de novembro. Trata-se da fragata “Almirante Gorchkov”, a embarcação principal do Projeto 22350.

O “Admiral Gorchkov”, primeiro navio da Marinha russa construído com a tecnologia stealth. Foto: nordsy.spb.ruUma fonte do Comando Geral da Marinha russa disse, em entrevista ao Izvéstia, que, após os testes iniciais, a fragata será entregue à 14ª brigada de navios de luta antissubmarina da Esquadra do Mar Norte.

Construído com a tecnologia stealth, o navio possui uma superestrutura feita de materiais compostos que absorvem ou permitem a penetração parcial das ondas de rádio, razão pela qual é invisível aos radares. 

“Esse é o primeiro grande navio desde 1987 projetado e construído inteiramente na Rússia. As fragatas invisíveis do projeto 22350 devem substituir os navios de luta antissubmarina oceânicos classificados pela Otan como Udaloi”, disse o especialista não identificado.

O “Admiral Gorchkov”, primeiro navio da Marinha russa construído com tal tecnologia, traz uma nova unidade de propulsão de turbina a gás e diesel que é mais econômica e proporciona melhores capacidades de aceleração.

Além disso, o navio possui muitos equipamentos eletrônicos que não existem nos outros veículos da mesma classe. Esse é seu ponto forte e, paralelamente, pois a Marinha não tem profissionais preparados para lidar com esse equipamento.

A ideia de construir navios de guerra reforçados com fibras de carbono dividiu a opinião de especialistas. Muitos oficiais da Marinha russa dizem que esse material é mais fraco do que o aço naval e duvidam que seja capaz de resistir às duras condições climáticas do extremo norte, como ventos fortes, temperaturas baixas e tempestades frequentes.

Já os engenheiros peterburguenses responsáveis pelo projeto não concordam com essa posição. Para eles, os testes com a superestrutura do navio e seus elementos isolados mostrou sua alta solidez e resistência a temperaturas elevadas.

Segundo o editor-chefe da revista “Vzliot” (“Decolagem”, em português), Vladímir Cherbakov, ainda não se sabe como o CFRP se comportará durante a operação do navio e em uma situação de combate.

“Atualmente, os materiais compósitos são usados em todas as áreas. Os testes com algumas partes do casco do navio na terra proporcionaram resultados impressionados”, disse Cherbakov.

O especialista relembra que algo semelhante havia acontecido com o alumínio durante a guerra nas Malvinas nos anos 80 do século passado. Verificou-se que os navios com superestruturas de alumínio ardiam facilmente. “Mais tarde, as marinhas de guerra de muitos países se recusaram a usar o alumínio na construção de superestruturas para seus navios”, acrescenta.

A fragata “Admiral Gorchkov” começou a ser construída no estaleiro de São Petersburgo em 2006 e foi colocada na água em outubro de 2010. Leva a bordo um canhão de 130 mm, 16 seis mísseis anti-navio “Oniks” e 16 mísseis anti-submarinos “Kalibr-NKE”, além de um sistema de mísseis antiaéreos “Polimer-Redut” e um helicóptero de luta antissubmarina Ka-27.
Originalmente publicado pelo jornal Izvéstia

Fonte: Gazeta Russa.

Toda Criação Indica a Sabedoria do seu Criador



Parando um pouco pra refletir sobre a vida...

Quanto mais descobertas faz a ciência, mais impressionados ficamos em relação à complexidade de nossa existência. Desde os primeiros instantes da nossa vida, tudo se direciona para ocupar o seu devido lugar, para cumprir a sua função específica, de forma a apoiar a nossa sobrevivência.

Mas quem ensinou o nosso coração a bater? E quem ensinou o nosso pulmão a puxar e soltar o ar? Quem inventou o choro, ou a gargalhada? Ou ainda: quem conduziu as centenas de ossos que formam o nosso corpo de forma a se disporem cada um no seu devido lugar?

E quanto às diversas outras partes visíveis do corpo humano: se cada uma delas recebesse um nome, seriam necessários cerca de 6 mil nomes para podermos identificá-las todas! E cada uma delas possui o seu propósito pré-definido, planejado (ou programado, em nosso DNA) antes mesmo de ser formada.

Cada minúscula célula tem uma missão a cumprir, assim como cada órgão tem a sua própria e indispensável finalidade. Se uma dessas minúsculas funcionar de forma anormal, todo o conjunto pode ser comprometido! Até mesmo a temperatura do nosso corpo tem uma razão de ser (conforme a ciência constatou recentemente*).

Fisicamente podemos ser comparados a máquinas muito bem planejadas, ecológicas, cujas operações aparentemente mais "simples" (e ao mesmo tempo, extremamente complexas) já estavam gravadas há muito tempo, replicadas por toda parte, numa espécie de memória orgânica minúscula, porém mais eficiente do que qualquer outra já inventada (conforme a ciência também constatou recentemente...**).

Somos a obra-prima de um artista misterioso, inigualável, quase inatingível! E apesar de nossos pensamentos viajarem há mais de 200 Km/h, e de nossos impulsos nervosos passarem dos 300 Km/h, perto dEle somos como uma gota de água num balde, ou como um grão de areia no meio de um grande deserto. Plantas que surgem numa manhã, mas que à tarde já secam e morrem.

Talvez nunca chegue o dia em que todos os mistérios da natureza sejam enfim revelados, o dia em que tudo o que pra nós agora parece estar envolto por sombras, se torne claro como a luz do dia. Mas à medida que mais detalhes da criação vão sendo desvendados, menos desculpas nossa geração terá para dar no dia do reencontro das criaturas com o seu Criador.

* http://hypescience.com/misterio-por-que-a-temperatura-media-do-nosso-corpo-e-36°c/
** http://hypescience.com/memoria-em-dna-700-terabytes-em-apenas-um-grama/