Alabaster Box

Rússia inicia o maior rearme de sua Armada desde os tempos da URSS


A Armada Russa incia o maior rearme desde os tempos soviéticos com a incorporação de até 15 navios de guerra até o fim do ano, declarou hoje (26/jul) o comandante da Armada Russa, o vice-almirante Viktor Chirkov.

"A Marinha Russa receberá 10 ou 15 novos navios, entre eles submarinos nuclear e convencionais, fragatas, corvetas e lanchas. Quer dizer, tudo o que está previsto no Programa de Armamento", disse Chirkov em uma coletiva de imprensa.

Essa quantidade de navios é equiparável ao total de navios que entraram em serviço na Armada Russa entre 2008 a 2012. Depois do colapso da URSS, em 1991, o parque da Marinha Russa ficou praticamente sem renovação.

De acorco com o Programa de Armamento, a Armada russa deverá receber até 2020 um total de 8 submarinos estratégicos da classe Borey (Project 955), 8 submarinos nucleares de ataque da classe Yasen (Project 855), 20 submarinos de ataque convencionais e mais de 50 outros navios de superfície.

Fonte: O Informante.

Bulgária: Ataque terrorista mata israelenses em ônibus de turismo

Fumaça após explosão em Burgas, na Bulgária
(Foto: AFP)

Um ônibus lotado com turistas israelenses foi alvo de um atentado terrorista na Bulgária na última quarta-feira (18/jul). Sete pessoas morreram e 32 ficaram feridas.

Prontos para começar as férias, quarenta e dois israelenses estavam dentro de um ônibus de turismo, quando uma bomba explodiu. Seis pessoas morreram na hora e uma no hospital. O impacto foi tão forte que fez estragos em outros dois ônibus.

O grupo tinha acabado de chegar ao aeroporto de Burgas, na Bulgária, num voo fretado de Tel Aviv. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, culpou o Irã pela tragédia. Num comunicado, ele afirmou que os iranianos tentaram atacar cidadãos israelenses em diversos países, nos últimos meses.

O atentado de hoje coincidiu com a data do ataque terrorista a um centro judaico na Argentina, há exatamente 18 anos. Em Buenos Aires, parentes relembraram nesta quarta-feira as 85 vítimas e pediram justiça. Israel também culpou o Irã, que até hoje não reconheceu a autoria do atentado.


Links relacionados:
- Ataque a ônibus mata sete judeus em viagem de turismo à Bulgária
- Atentado na Bulgária tem marca do Hezbollah, diz Pentágono
- Bulgária divulga imagem de autor de atentado contra israelenses
- Atentado contra israelenses na Bulgária foi feito por terrorista suicida

Irã ameaça destruir bases norte-americanas e atacar Israel caso o país seja agredido

Mísseis iranianos (foto: EPA)

Terminados os testes de mísseis balísticos, realizados na véspera, Teerã ameaçou destruir todas as bases militares norte-americanas no Oriente Médio caso o país seja agredido, ameaçando também infligir um golpe contra Israel.

Amir Ali Hajizadeh - comandante da Força Aérea dos Guardiões de Revolução Islâmica - declarou que as bases dos EUA e Israel serão "alvos fáceis" para os mísseis iranianos, tendo os mais potentes um raio de alcance até dois mil quilómetros.

Os militares iranianos fizeram na terça-feira desta semana testes de vários tipos de mísseis, alguns dos quais possuem um raio de alcance suficiente para atingir Israel.


Link relacionado:

- Irã instalará mísseis em navios no Estreito de Ormuz
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_29/ira-vai-instalar-misseis-em-navios-no-estreito-de-ormuz/

Sinais dos Tempos: Mais 2 ataques contra igrejas no Quênia

A igreja atacada neste domingo, no Quênia: 17 pessoas morreram
(Chris Mann/AP)
Pelo menos 17 pessoas perderam a vida, este domingo, em atentados contra duas igrejas cristãs na cidade queniana de Garissa, próximo da fronteira com a Somália, durante a reunião dominical.
 
O ataque foi perpetrado por seis homens encapuçados que lançaram granadas e abriram fogo no interior dos templos. Nenhuma organização reivindicou por enquanto os atentados, mas a polícia suspeita de ligações ao grupo Al Shabab.
 
A cidade de Garissa situa-se a uma centena de quilômetros do campo de refugiados somali de Dadaab, onde foram sequestrados na sexta-feira, quatro trabalhadores humanitários estrangeiros.
Esta área serve de base de apoio às incursões do exército do Quénia contra as milicias Al Chabaab.

 
Sobrevivente de um dos atentados islâmicos cometidos neste domingo no Quênia

Fonte: Euro News.

Obs: O Quênia é cenário de ataques desde que enviou tropas ao sul da Somália (em outubro do ano passado) para ajudar a combater os terroristas do grupo Al Shabab. Forças de segurança que patrulham o setor queniano da fronteira também passaram a ser regularmente alvos de ataques.


Links relacionados:
- Terror da Al Qaeda ganha reforço dos somalis do Al Shabab
- Embaixada dos EUA no Quênia emite alerta de ataques extremistas
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2012/06/120623_quenia_alerta_eua_jp_rn.shtml
  
- Trabalhadores humanitários são sequestrados no Quênia
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2012/06/120629_quenia_sequestro_lgb_rn.shtml
  
- Radicais islâmicos atacam cristãos na Índia

- Os cristãos da India estão sendo alvo de violentos ataques