
O mercado brasileiro terá outra novidade a partir do ano que vem. Após a tentativa de aplicar os rastreadores nos veículos, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que todos os veículos vendidos por aqui terão de contar com um chip “espião”. A medida chama-se Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) e deve equipar todos os modelos que rodam pelo país até 2014.

Entre as funções, o chip do Siniav permitirá que o veículo seja localizado por antenas instaladas nas principais vias do país, transmitindo informações diretamente aos Departamentos de Trânsito (Detran) estaduais. Inicialmente, a instalação do equipamento será gratuita. No entanto, sua aplicação pode ter barreiras, sob alegação de que o posicionamento exato do veículo tira a privacidade do condutor e de seus passageiros e pode servir em benefício de criminosos.

Segundo o Denatran, o objetivo da novidade é reduzir o número de furtos e roubos. Além disso, o equipamento auxiliaria no controle dos automóveis que participam de rodízio e caso algum veículo ultrapasse o limite de velocidade. Ao todo, 20 mil antenas serão instaladas no país inteiro.
Fonte: Autodiário.
0 comentários:
Postar um comentário