Alabaster Box

Mosaico cristão de 1.500 anos é desenterrado em Israel

Peça foi chão de uma igreja
da época bizantina no sul israelense.


Arqueólogos israelenses desenterraram um mosaico de 1.500 anos no chão do que, na época, foi uma igreja bizantina. O achado está na vila de Aluma, no sul de Israel, e começou a ser escavado há cerca de três meses.



O local foi descoberto durante uma escavação para uma obra. A antiga basílica tem 22 por 12 metros de área. Além do mosaico foram encontradas as bases de colunas de mármore que davam sustentação ao edifício.


Os desenhos do mosaico incluem vários animais, como zebra, girafa, flamingo, leopardo e coelho. Segundo o jornal israelense "Haaretz", um dos desenhos representava também um ser humano, mas foi cuidadosamente destruído.


De acordo com Daniel Varga, o pesquisador que lidera a escavação, isso provavelmente se deve à ação de devotos que, na época do Império Bizantino, se opunham à representação de seres humanos dentro das igrejas.



Não foi encontrada nenhuma inscrição que indicasse como se chamava o local na época em que a igreja estava de pé. Os arqueólogos acreditam que ela servia a diversas comunidades ao longo da estrada entre Ascalão e Jerusalém.


Fonte: G1.

Militantes do grupo Boko Haram matam 47 na Nigéria, diz polícia

Mortes aconteceram em um ataque no nordeste da país.
Terroristas queimaram parte do palácio tradicional de Borno.

Da Reuters

Homens armados do grupo islamita Boko Haram mataram nesta quarta-feira (19) 47 pessoas em um ataque na cidade de Bama, no nordeste da Nigéria, afirmou a polícia, em mais um dos vários ataques mortais dos insurgentes nesta semana.
 
O comissário da polícia estadual, Lawal Tanko, confirmou o número de mortos, acrescentando que os militantes também queimaram parte do palácio do governante tradicional de Borno.

Fonte: G1.

Notícias relacionadas:

- (29/01/2014) Extremistas islâmicos do Boko Haram invadem igreja e matam fiéis a tiros; Número de mortos chega a 107

- (12/02/2014) Ataque da seita Boko Haram mata 51 na Nigéria, dizem testemunhas

AQUI NO BRASIL...

Esse francês fez uma análise muito perspicaz
sobre nós, brasileiros, e nossa cultura.

Por Olivier Teboul 

Aqui estão algumas das minhas observações, às vezes um pouco exageradas, sobre o Brasil. Nada sério.

1 - Aqui no Brasil, tudo se organiza em filas: fila para pagar, fila para pedir, fila para entrar, fila para sair e fila para esperar a próxima fila. E duas pessoas já bastam para constituir uma fila.

2 - O ano só começa “depois do Carnaval”.

3 - Não se pode tocar a comida com as mãos. No McDonald's, hambúrguer se come dentro de um guardanapo. Toda mesa de bar, restaurante ou lanchonete tem um distribuidor de guardanapos e de palitos. Mas esses guardanapos são quase de plástico, nada de suave ou agradável. O objetivo não é limpar suas mãos ou sua boca, mas é pegar a comida com as mãos sem deixar papel nem na comida, nem nas mãos.

4 - Tudo é gay (ou ‘viado’). Beber chá: é gay. Pedir um coca zero: é gay. Jogar vôlei: é gay. Beber vinho: é gay. Não gostar de futebol: é gay. Ser francês: é gay, ser gaúcho: gay, ser mineiro: gay. Prestar atenção em como se vestir: é gay. Não falar que algo é gay: também é gay.

5 - Os homens não sabem fazer nada das tarefas do dia-a-dia: não sabem faxinar, nem usar uma máquina de lavar. Não sabem cozinhar, nem em nível de sobrevivência: fazer arroz ou massa. Não podem consertar um botão de camisa. Também não sabem coisas que são consideradas lá fora como extremamente masculinas, como trocar uma roda de carro. Fui realmente criado em outro mundo...

6 - Sinais exteriores de riqueza são muito comuns: carros importados, restaurantes caríssimos em bairros chiques, clubes seletivos cujas cotas atingem valores estratosféricos.

7 - Os casais sentam um do lado do outro nos bares e restaurantes, como se eles estivessem dentro de um carro.

8 - Os homens se vestem mal em geral, ou seja, não ligam. Sapatos para correr se usa no dia-a-dia, sair de shorts, chinelo e uma camiseta qualquer e comum. Comum também é sair de roupas esportivas, mas sem a intenção de praticar esporte. Se vestir bem também é meio gay.

9 - O cliente não pede cerveja pro garçom, o garçom traz a cerveja de qualquer jeito.

10 - Todo mundo torce para um time, de perto ou de longe.

11 - Sempre tem um padre falando na televisão ou na rádio.

12 - A vida vai devagar. É normal estar preso no trânsito o dia todo. Mas não durma no semáforo, não. Aí tem que ser rápido e sair até antes do semáforo passar pro verde. Não depende se tiver muitas pessoas atrás, nem se estiverem atrasados. Também é normal ficar 10 minutos na fila do supermercado, embora tenha apenas uma pessoa na sua frente. Aí demora para passar os artigos, e muitas vezes a pessoa da caixa tem que digitar os códigos de barra na mão ou pedir ajuda para outro funcionário para achar o preço de um artigo. Mas na hora de retirar o cartão de crédito, aí tem que ser rápido. Não é brincadeira, se não retirar o cartão na hora, a mesma moça da caixa que tomou 10 minutos para 10 artigos vai falar agressivamente para você agilizar: “pode retirar o cartão!”.

13 - Chineses são japoneses.

14 - A música faz parte da vida. Qualquer lugar tem música ao vivo. Muitos brasileiros sabem tocar violão, embora que não consideram que toquem se perguntar pra eles. Tem músicos talentosos, mas não tantos tocam as músicas deles. Bares estão cheios de bandas de cover.

15 - A política não funciona só na dimensão esquerda-direita. Brasil é um país de esquerda em vários aspectos, e de direita em outros. Por exemplo, se pode perder seu emprego de um dia pra outro quase sem aviso. Tem uma diferença enorme entre os pobres e os ricos. Ganhar vinte vezes o salário-mínimo é bastante comum, e ganhar o salário-mínimo ainda mais. As crianças de classe média ou alta estudam quase todas em escolas particulares, as igrejas tem um impacto muito importante sobre decisões políticas. E de outro lado, existe um sistema de saúde público, o Estado tem muitas empresas, tem muitos funcionários públicos, tem bastante ajuda para erradicar a pobreza em regiões menos desenvolvidas do país. O mesmo governo é uma mistura de política conservadora, liberal e socialista.

16 - É comum conhecer alguém, bater um papo, falar “a gente se vê, vamos combinar, tá?”, e nem trocar telefone.

17 - A palavra “aparecer” em geral significa, “não aparecer”. Exemplo: “Vou aparecer mais tarde” significa na prática “não vou, não”.

18 - O clima é muito bom. Tem bastante sol, não está frio, todas as condições estão reunidas para poder curtir atividades fora. Porém, aos domingos, se quiser encontrar uma alma viva no meio da tarde, tem que ir pro shopping. As ruas estão às moscas, mas os shopping estão lotados. Shopping é a coisa mais sem graça do Brasil.

19 - Novela é mais importante do que cinema. Mas o cinema nacional é bom.

20 - Não falta espaço. Falam que o país tem dimensões continentais. E é verdade, daria para caber a humanidade inteira no Brasil. Mas então, se tem tanto espaço, por que é que as garagens dos prédios são tão estreitas? Por que existe até o conceito de vaga presa?

21 - Comida salgada é muito salgada, e comida doce é muito doce. Até comida é muita comida.

22 - Se produz o melhor café do mundo e em grandes quantidades. Uma pena que, em geral, se prepare muito mal e cheio de açúcar.

23 - Praias bonitas não faltam. Porém a maioria dos brasileiros viaja para as mesmas praias: Búzios, Porto de Galinhas, Jericoacoara etc.

24 - Futebol é quase religião, e cada time uma capela.

25 - As pessoas acham que dirigir mal, ter trânsito, obras com atraso, corrupção, burocracia, falta de educação, são conceitos especificamente brasileiros. Mas nunca fui num país onde as pessoas dirigem bem, onde nunca tem transito, onde as obras terminam na data prevista, onde corrupção é só uma teoria, onde não tem papelada para tudo e onde tudo mundo é bem-educado!

26 - Esporte é: ou academia, ou futebol. Uma pena que só o futebol seja olímpico.

27 - Existem três padrões de tomadas. Vai entender por quê...

28 - Não se assuste se for convidado para uma festa de aniversário de dois anos de uma criança. Vai ter mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja. Também não se assuste se parecer mais com a coroação de um imperador romano do que com um aniversário de dois anos. É "normal".

29 - Não tem o conceito de refeição com entrada, prato principal, queijo e sobremesa separados. Em geral, se faz um prato com tudo: verdura, carne, queijo, arroz e feijão. Daí sempre acaba comendo uma mistura de tudo.

30 - Deus está muito presente... Pelo menos na linguagem: ‘Vai com o Deus’, ‘Se Deus quiser’, ‘Deus me livre’, ‘Ai, meu Deus’, ‘Graças a Deus’, ‘Pelo amor de Deus’. Ainda bem que ele é brasileiro.

31 - Cada vez que ouço a palavra ‘Blitz’, tenho a impressão de que a Alemanha vai invadir de novo. Reminiscência da consciência coletiva francesa...

32 - Aqui no Brasil, país com muita ascendência italiana, tem uma lei que se chama "lei do silêncio". Que mau gosto! Parece que esqueceram que, lá na Itália, a lei do silêncio (também chamada de “omerta”) se refere a uma prática da máfia que se vinga das pessoas que denunciam suas atividades criminais.

33 - Aqui no Brasil se acha todo tipo de nomes, e muitos nomes americanos abrasileirados: Gilson, Rickson, Denilson, Maicon, etc.

34 - Quando for comprar, tem que negociar.

35 - Os homens se abraçam muito. Mas não é só um abraço: se abraça, se toca os ombros, a barriga ou as costas. Mas nunca se beija. Isso também é gay.

36 - O polegar erguido é sinal pra tudo: “Ta bom?”, “Obrigado”, “Desculpa”.

37 - Quando um filme passa na televisão, não passa uma vez só. Se perder pode ficar tranquilo que vai passar mais umas dez outras vezes nos próximos dias. Assim já vi "Hitch" umas quatro vezes sem querer assistir nenhuma.

38 - Tem um jeito estranho de falar coisas muito comuns. Por exemplo, quando encontrar uma pessoa, pode falar “Bom dia”, mas também se fala “E aí?”. E aí o quê? Parece uma frase abortada. Uma resposta correta e comum é “obrigado” e “imagina”. Imagina o quê? Talvez eu quem falte de imaginação.

39 - Todo mundo gosta de pipoca e de cachorro-quente. Não entendo.

40 - Quando você tem algo pra falar, é bom avisar que vai falar antes de falar. Assim se ouve muito: “Vou te falar uma coisa”, “Deixa te falar uma coisa”, “É o seguinte”, e até o meu preferido: “Olha só pra você ver”. Obrigado por me avisar, já tinha esquecido para quê tinha olhos.

41 - As lojas, os negócios e os lugares sempre acham um jeito de se vender como o melhor. Já comi em vários "melhor buffet da cidade" na mesma cidade. Outro superativo de cara-de-pau é "o maior da América latina". Não costa nada e ninguém vai ir conferir.

42 - Tem uma relação ambígua e assimétrica com a América latina. A cultura do resto da América latina não entra no Brasil, mas a cultura brasileira se exporta lá. Poucos são os brasileiros que conhecem artistas argentinos ou colombianos, poucos são os brasileiros que vão de férias na América latina (a não ser Buenos Aires ou Machu Pichu), mas eles em geral visitaram mais países europeus do que eu. O Brasil às vezes parece uma ilha gigante na América latina, embora tenha uma fronteira com quase todos os outros países do continente.

43 - Relacionamentos são codificados, e cada etapa tem um rótulo: peguete, ficante, namorada, noiva, esposa, (ex-mulher...). Amor com rótulos.

44 - A comida é: arroz, feijão e mais alguma coisa.

45 - O povo é muito receptivo. É natural acolher alguém novo no seu grupo de amigos. Isso faz a maior difereça do mundo. Obrigado, brasileiros.

46 - Os brasileiros acreditam pouco no Brasil. As coisas não podem funcionar totalmente ou dar certo, porque aqui é assim, é Brasil. Tem um sentimento geral de inferioridade que é gritante. Principalmente a respeito dos Estados Unidos. Tô esperando o dia quando o Brasil vai abrir seus olhos.

47 - De vez em quando, no vocabulário, aparece uma palavra francesa. Por exemplo: ‘petit gâteau’. Mas para ser entendido, tem que falar essas palavras com o sotaque local. Faz sentido, mas não deixa de ser esquisito.

48 - Tem um organismo chamado DETRAN. Nem quero falar disso, não. Não saberia por onde começar...

49 - Dentro dos carros, sempre tem uma sacola de tecido na alavanca de mudança pra colocar o lixo.

50 - Os brasileiros escovam os dentes no escritório, depois do almoço.

51 - Se limpa o chão com esse tipo de álcool que parece uma geleia.

52 - A versão digital de 'fazer fila' é 'digitar códigos'. No banco, pra tirar dinheiro tem dois códigos. No supermercado, o leitor de código de barras, estando funcionando mal, tem que digitar os códigos dos produtos. Mas os melhores são os boletos pra pagar na internet: uns 50 dígitos. Sempre tem que errar um pelo menos. Demora.

53 - O sistema sempre tá “fora do ar”. Qualquer sistema, principalmente os terminais de pagamento de cartão de credito.

54 - Tem um lugar chamado cartório. Grande invenção para ser roubado direito e perder seu tempo durante horas para tarefas como certificar uma cópia (que o funcionário nem vai olhar), ou conferir que sua assinatura é sua assinatura.

55 - Parece que a profissão onde as pessoas são mais felizes é coletor de lixo. Eles estão sempre empolgados, correndo atrás do caminhão como se fosse um trilho do carnaval. Eles também são atletas. Têm a energia de correr, jogar as sacolas, gritar e ainda falar com as mulheres passando na rua.

56 - Pode pedir a metade da pizza de um sabor e a metade de outro. Ideia simples e genial.

57 - Não tem água quente nas casas. Daí tem aquele sistema muito esperto que é o chuveiro que aquece a água. Só tem um porém: ou tem água quente, ou tem uma vazão boa. Tem que escolher, porque não dá para ter os dois.

58 - As pessoas saem da casa dos pais quando casam. Assim tem bastantes pessoas de 30 anos ou mais morando com os pais.

59 - Tem três palavras para mandioca: mandioca, aipim e macaxeira. La na França, nem existe mandioca.

60 - Tem o número de telefone, tem um DDD e também um número de operadora. Uma complicação a mais que pode virar a maior confusão.

61 - Quando encontrar com uma pessoa, se fala: “Beleza?”, e a resposta pode ser: “Jóia”. Traduzindo numa outra língua, parece que faz pouco sentido, ou parece um diálogo entre o Dalai Lama e um discípulo dele. Por exemplo, em inglês: “The beauty? - The joy”. Como se fosse um duelo filosófico de conceitos abstratos.

62 - A torneira sempre pinga.

63 - No táxi, nunca se paga o que está escrito. Ou se aproxima pra cima ou pra baixo.

64 - Marcar um encontro às 20h significa às 21h, ou depois. Principalmente se tiver muitas pessoas envolvidas.

65 - Aqui em Belo Horizonte, essa é a menor cidade grande do mundo. 5 milhões de habitantes, mas todo mundo conhece todo mundo. Por isso que se fala que BH é um ovo. Eu diria que é um ovo frito. Assim fica mais mineiro.

Religião poderá sumir em 9 países

Cientistas analisaram dados colhidos desde o século 19

Uma pesquisa baseada em dados do censo e projeções de nove países ricos constatou que a religião poderá ser extinta nessas nações.

Analisando censos colhidos desde o século 19, o estudo identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirma não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.

Através de um modelo de progressão matemática, o estudo, divulgada em um encontro da American Physical Society, na cidade americana de Dallas, indica que o número de pessoas com religião vai praticamente deixar de existir nestes países.

”Em muitas democracias seculares modernas, há uma crescente tendência de pessoas que se identificam como não tendo uma religião; na Holanda, o índice foi de 40%, e o mais elevado foi o registrado na República Checa, que chegou a 60%”, afirmou Richard Wiener, da Research Corporation for Science Advancement, do departamento de física da Universidade do Arizona.

O estudo projetou que na Holanda, por exemplo, até 2050, 70% dos holandeses não estarão seguindo religião alguma.

Modelo

A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que tenta levar em conta fatores sociais que influenciam uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.

A equipe constatou que esses parâmetros eram semelhantes nos vários países pesquisados, resultando na indicação era de que a religião neles está a caminho da extinção.

“É um resultado bastante sugestivo”, disse Wiener.

“É interessante que um modelo tão simples analise esses dados…e possa sugerir uma tendência”.

“É óbvio que cada indivíduo é bem mais complicado, mas talvez isso se ajuste naturalmente”, disse ele.
BBC

POR QUE AS PESSOAS GRITAM?


Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.

- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? – questionou novamente o pensador.

- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça - retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar:
- Então não é possível falar-lhe em voz baixa?

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
Então ele esclareceu:
- Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecida? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.

- Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.

- Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.
 
- Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?

- Elas não gritam. Falam suavemente.

- E por quê?

- Porque seus corações estão muito perto.

- A distância entre elas é pequena.

- Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.

- E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta.

- Seus corações se entendem.

- É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo:

“Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta”
Mahatma Gandhi

O Evangelho da Graça de Deus


Para pensar:

Desde o início do cristianismo, muitos cristãos não conseguem compreender que o significado da palavra "Graça" é "favor imerecido".

Quando Deus chama os pecadores para o arrependimento, ele oferece a salvação a eles não por reconhecimento aos "méritos" deles. A salvação deles glorificará a Deus, não aos homens.

Um outro exemplo está no versículo abaixo:
"E, entrando o anjo [Gabriel] aonde ela [Maria] estava, disse: Salve, AGRACIADA; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres."
(Lucas 1:28)

Ou seja, a palavra AGRACIADA indica que a pobre e humilde Maria era na verdade uma mulher comum, como tantas outras "Marias" pecadoras daquele tempo. Ela não foi escolhida por Deus por ter feito algo de grandioso que a elevasse acima das demais israelitas, mas sim exclusivamente pela GRAÇA de Deus, para honra e glória exclusiva dEle.

Deus escolheu Maria assim como escolheu Paulo, Pedro, Isaías, Jonas, Jacó, Sansão e tantos outros. Assim como ele escolheu você!

Entrevista de Doutor em Química revela a "Assinatura do Criador"

Professor Doutor Marcos Eberlin


Marcos N. Eberlin é, desde 1982, professor doutor titular da Universidade Estadual de Campinas, no Brasil. Realizou um pós-doutoramento na Purdue University, nos Estados Unidos, e orientou diversos mestres, doutores e pós-doutores. Entre as pesquisas realizadas pelo seu grupo, destacam-se os estudos de reactividade de íons na fase gasosa, que levaram à descoberta de vários novos íons e novas reacções com diferentes aplicações analíticas e sintéticas. Uma dessas reacções hoje tem o seu nome: Reacção de Eberlin.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, o Dr. Eberlin é comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e autor de mais de 300 artigos científicos com mais de três mil citações.

Nesta entrevista, concedida a Michelson Borges, o Dr. Eberlin, que é crente, fala das suas pesquisas e da sua fé no Criador.


- Ao recomendar um livro criacionista, o senhor escreveu: “Como químico, percebo a assinatura do Criador em tudo, nos átomos e nas moléculas, na periodicidade dos elementos, na singularidade da água e do carbono, nos aminoácidos, proteínas e enzimas, nas máquinas moleculares e na obra-prima maior, a molécula de DNA.” Poderia falar um pouco sobre como cada um desses detalhes corresponde à “assinatura de Deus”?

A vida, quando observada “mais de longe”, superficialmente, já se mostra extremamente bela, complexa, simétrica, sincronizada, uma obra de arte, um esplendor absoluto. Veja as flores, os pássaros, a Lua e as estrelas, o homem e os animais, um espectáculo indefinível que nos apresenta, através da criação, um pouco da beleza, inteligência, engenho; atributos inigualáveis do nosso Deus. Mas como cientista e mais particularmente como químico, tenho a oportunidade de observar a obra de Deus de um ponto de vista mais próximo, mais detalhado, ao nível molecular.

Como químico, estudo a arquitectura da matéria, como foram formados os átomos, as moléculas, quais são as leis que regem o mundo atómico e molecular e as suas transformações. Percebo, então, numa dimensão atómica e molecular, como Deus é realmente um Ser de suprema inteligência e elegância, o Arquitecto, o Artista sem-par. Nessa dimensão, percebo uma riqueza extraordinária de detalhes, uma arquitectura constituída das mais diferentes formas geométricas, lindas, harmónicas, periódicas, perfeitas. Como a água, com a sua estrutura angular simples, mas única, que rege as suas propriedades também únicas, impressionantes, e que forma lindos cristais de gelo, de um design sem igual.

Veja os átomos e o ballet sincronizado dos seus electrões em orbitais. As proteínas, outro espectáculo, uma arquitectura química tridimensional e com pontos de encaixe engenhosamente posicionados que confere a essas moléculas propriedades diversas, uma eficiência extraordinária como aceleradores de reacções jamais igualada por qualquer outra espécie química. Beleza, simetria, design, engenho, sincronismo, ordem, linguagem e periodicidade, quantificação, tridimensionalidade – são assinaturas inquestionáveis de um Deus em tudo absolutamente espectacular! Evidências que nos tornam a todos, cientistas ou não, indesculpáveis.

É um delírio duvidar deste Deus e questionar a Sua existência. É um devaneio não admitir a Sua majestade; uma insanidade zombar do Seu poder e glória.


- O senhor e a sua equipe do Laboratório Thomson, do Instituto de Química da Unicamp, têm se destacado pelas suas pesquisas sobre homoquiralidade. Do que se trata isso?

Algumas moléculas, como os aminoácidos e os açúcares, que são constituintes básicos de todos os seres vivos, podem apresentar-se na forma de isómeros chamados de isómeros ópticos ou enantiómeros. Esses isómeros diferem apenas pelo posicionamento dos seus átomos num espaço tridimensional (um Deus trino e um espaço tridimensional!). Num desses isómeros, por exemplo, um átomo X está à direita e outro átomo Y à esquerda. No outro isómero, as posições estão trocadas, invertidas. Essas moléculas são “quase” idênticas, e pela lei das probabilidades num sistema não controlado, teriam a mesma possibilidade de se formar numa reacção química. Mas, por decisão do Criador, que quis adicionar em nós uma “assinatura química” que autenticaria a Sua obra, todos os aminoácidos do corpo humano são de um único tipo, do tipo L, sem excepção, e 100% puros. E, para confundir ainda mais os “sábios deste mundo”, todos os açúcares também são de um único tipo, sem excepção, mas do tipo oposto, ou seja, D. Somos, portanto, seres únicos, enantiomericamente puros, homoquirais! Escolhidos pelo nosso Criador a dedo, entre alternativas muito mais prováveis, mas menos interessantes, para assim sermos. Entre a possibilidade maior, a possibilidade caótica de sermos metade L e metade D (racémicos), ou entre as quatro improváveis LL, DD, LD ou DL, Ele escolheu que seríamos todos LD, e 100%! Pelo poder da Sua Palavra! Um enigma e tanto que estonteia os naturalistas e que cala os cépticos!


- Por que é que o senhor vê, especialmente nas moléculas quirais, as digitais do Criador?

Em todas as moléculas vemos “a mão e a mente” do nosso Criador. Mas as moléculas quirais são especiais, pois o acaso, o tempo, o caos, os “deuses naturalistas” nenhuma possibilidade teriam de criar seres 100% puros, homoquirais, especificamente seres exclusivamente LD. Os seres criados pelos “deuses naturalistas” seriam, no máximo, racémicos (misturas 1:1 de L e D), ou talvez um pouquinho mais para L ou mais para D, ou misturas de LD e LL. Mas 100% LD, para todos os aminoácidos e açúcares? Por isso, sabemos que não há no Céu, nem na Terra, Deus como o Senhor!


- Quando Charles Darwin elaborou e publicou a sua teoria, a Bioquímica ainda ensaiava os seus primeiros passos, já que a descoberta da primeira enzima ocorreu em 1833. De lá para cá, tanto a Bioquímica quanto a Biologia molecular desenvolveram-se muito e foram feitas descobertas que mostraram que a vida é muito mais complexa do que Darwin poderia sequer supor. Na sua opinião, porque é que, a despeito disso, a ideia da origem espontânea da vida ainda persiste?

Na época de Darwin, o “equipamento científico” mais utilizado era a cadeira de balanço, onde Darwin e outros pensadores e filósofos elaboraram as teorias naturalistas sobre a origem da vida. Porém, o trabalho árduo e sério de muitos cientistas utilizando métodos modernos, equipamentos científicos cada vez mais poderosos, desvendou uma vida muitíssimas e muitíssimas vezes mais complexa, organizada, sincronizada e elaborada do que os “vaivéns” das cadeiras de balanço ou as viagens de barco poderiam revelar. Mas a evolução foi contada com tanto entusiasmo durante mais de 150 anos, foi pregada com tanto fervor, foi catequizada com tanta veemência, está estampada e detalhada em tantos livros científicos com tanta pompa, deu tantos prémios a tantos, serviu de alívio a outros tantos que tentam escapar da iminência de um encontro face a face com Deus, foi apregoada por céus e mares como cientificamente provada em todos os seus aspectos, foi apresentada como a verdade mais cristalina face à ignorância dos religiosos, foi adoptada como o evangelho-mor dos naturalistas, está permeada em tantos conceitos e projectos científicos, que seria uma catástrofe sem precedência na história científica admitir a sua falha, a sua total inconsistência frente à Química e a Bioquímica modernas. Mas, quando a caixa preta de Darwin foi aberta, quando foram desvendados os segredos da máquina mais complexa e espectacular deste planeta (a célula), a verdade foi sendo revelada a pouco e pouco.

Deus “deu corda”, mas hoje Ele está a dirigir o processo de desmontagem do castelo naturalista, imenso, gigante, monstruoso, mas que precisa de cair e cairá.


- Por que é que o senhor acha que teorias como a panspermia cósmica (origem espacial) têm conquistado espaço no meio científico, a despeito de todas as improbabilidades com que elas têm que lidar?

Qualquer explicação para a vida e o Universo que não inclua a intervenção do nosso Criador, de Deus, será assim mesmo um delírio. Mesmo assim, homens acreditarão nelas e com elas se embriagarão, pois muitos se recusam a admitir que Ele existe e que comanda o Universo.


- O senhor declarou a um jornal que a sua grande motivação para fazer ciência é entender como Deus cria as coisas, usando as próprias leis da Química e da Física. Esse tipo de postura não lhe causa problemas no meio acadêmico? Como é que os seus colegas cientistas encaram a sua postura religiosa?

Até hoje não tem causado. Deus tem-me livrado pela Sua misericórdia e poder. Pelo contrário, tenho tido o privilégio único de fazer amigos que, apesar de se declararem ateus ou descrentes, têm com sinceridade encontrado em mim uma voz com um discurso diferente, um discurso de esperança, um discurso de alegria, de reconciliação, que fala do amor sublime do Criador Supremo pelos Seus filhos, que mostra a nossa importância como seres criados à semelhança de Deus, para Seu louvor e glória; seres com propósito, com destino, um destino de glória e honra, ao lado d’Ele.


- É possível harmonizar a ciência com a religião? Como é que cada uma delas pode contribuir na busca da verdade?

Sem dúvida. A ciência é uma dádiva de Deus. Ela existe para minimizar os males causados pela queda do homem, e que se agravam a cada dia que passa. A ciência pura e verdadeira deve ser exercida para o bem do homem e a preservação da obra do nosso Criador. Deve ser usada também para que o homem, imagem e semelhança de Deus, tenha a oportunidade de criar, de influenciar, de mudar um pouco o curso deste mundo. A ciência mostra que Deus existe, mas as religiões apresentam-nos formas de nos relacionarmos com deuses ou com o Deus verdadeiro. Cabe a nós, cientistas, remover da ciência a religião naturalista que dela se apoderou e exercer uma ciência desvinculada de amarras religiosas de qualquer tipo. E cabe aos religiosos a busca do Deus verdadeiro e a observância dos Seus mandamentos.


- Por que é que o naturalismo filosófico tem tanta força no meio científico hoje, quando sabemos que os fundadores do método científico tiveram boa convivência com a fé?

Em determinado momento do desenvolvimento da ciência, baseado em informações imprecisas e incompletas, percebeu-se que a ciência poderia ser o berço do nascimento de uma religião conhecida hoje como naturalismo. Essa “religião” prega que a vida é obra de um “deus trino” (o acaso, o tempo e as mutações) e teve sua génese numa explosão cósmica, o Big Bang. Infelizmente, isso ocorreu de uma forma intensa, e muitos têm-se convertido a essa crença. Mas Deus, que até hoje “deu corda”, que com ela confundiu os sábios deste mundo, cansou-Se dessa situação e está a reverter tudo e a restabelecer a verdade, livrando a ciência – que tanto bem tem trazido a todos nós – desse empecilho que prejudica um avanço científico ainda maior.


- A controvérsia entre criacionismo e evolucionismo está a crescer e a ganhar cada vez mais espaço na mídia. A que o senhor atribui essa tendência e onde é que isso vai parar?

Deus, que durante 150 anos “deu corda”, resolveu dar um basta! O vento está a soprar, e o castelo de areia naturalista vai cair.


Fonte: http://www.iqc.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1074


Link relacionado:
- Biólogos querem reforçar ensino da evolução
Preocupados com a disseminação de teorias criacionistas por "alguns cientistas", eles pedem a criação de um núcleo temático na USP
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,biologos-querem-reforcar-ensino-da-evolucao,866626,0.htm