Alabaster Box

Tecnologia Inspirada na Natureza: O Material Mais à Prova D'água do Mundo!

Cientistas acreditam que descoberta
pode levar a capas de chuva mais eficientes

Engenheiros nos Estados Unidos criaram o que chamam de "o material mais à prova d'água do mundo", inspirados em folhas e asas de borboleta.

A nova superfície – chamada de "super-hidrofóbica" pelos cientistas, por repelir a água – pode ser usada para a criação de roupas ultra-impermeáveis e turbinas de aviões que não congelem em baixas temperaturas.

Até recentemente, a folha de lótus era tida como a melhor superfície à prova d'água encontrada na natureza, mas os cientistas que trabalham no instituto americano Massachusetts Institute for Technology (MIT), em Boston, dizem ter conseguido resultados ainda melhores com sua invenção.

Ao acrescentar pequenas linhas à superfície feita de silicone, eles conseguiram fazer a água rebater nela em um ritmo 40% superior ao registrado na folha de lótus. A estrutura artificial é inspirada em dois exemplos encontrados na natureza: as borboletas do gênero Morpho e as folhas do gênero Tropaeolum (como as plantas cinco-chagas).

Efeito 'lótus'

"Nós acreditamos que essas são as superfícies mais super-hidrofóbicas já criadas", escreve o professor Kripa Varanasi, na revista científica Nature.

"Por anos a indústria vem imitando a folha de lótus. Eles deveriam ter tentado imitar as borboletas ou as cinco-chagas."

Quanto mais rápido a água rebate em um material, como roupa, mais seca a roupa fica. Com isso, o tecido fica menos exposto à corrosão ou congelamento.

Os cientistas filmaram gotas batendo em superfícies e mediram o tempo que demora para a água "se grudar".

Nas folhas de lótus, a água cai como "uma panqueca", segundo os cientistas, primeiro se fragmentando em diversas partes e depois se reagrupando novamente em uma grande gota simétrica.

O "efeito Lótus" inspirou a indústria na criação de tecidos, tintas e telhados – todos seguindo os princípios observados nas nanoestruturas da folha da planta.

O segredo do "efeito Lótus" está no ângulo de contato da água. Apenas uma parte minúscula da água entra em contato com a superfície do material.

Para superar isso, os cientistas se guiaram por outro princípio: o tempo de contato.

Eles aumentaram a superfície de contato da água com o líquido, fazendo com que as gotas se fragmentassem mais rapidamente e em partes assimétricas.

Os testes foram feitos em superfícies de óxidos de alumínio e de cobre, com bons resultados. Em temperaturas muito baixas, a água é repelida antes de ter tempo de congelar – uma descoberta que os cientistas acreditam poder ser útil no revestimento de turbinas de aviões.
Imagem microscópica mostra água se partindo
ao se chocar com asa de borboleta

"O desafio agora é durabilidade", disse Varanasi à BBC. "A maioria dos materiais super-hidrofóbicos são polímeros frágeis – eles não resistem ao atrito ou altas temperaturas. Mas combinações destas texturas com materiais mais fortes, como metais e cerâmicas, podem nos levar a superar esses defeitos."

Ele acredita que é possível aperfeiçoar ainda mais a criação, reduzindo em 70% a 80% o tempo de contato da água com as superfícies.

"Nos nossos estudos, nós usamos linhas simples, mas nas asas das borboletas há linhas que se cruzam, quebrando a gota d'água em quatro partes. Quanto mais vezes você quebrar a gota d'água, mais rápido ela desliza."

O laboratório do MIT recentemente foi premiado por inventar outra tecnologia, a LiquiGlide, um revestimento que faz com que seja possível retirar todo o conteúdo de uma garrafa de ketchup, até a última gota.

Fonte: BBC de Londres.

O Verdadeiro Tolo


Em uma certa manhã de domingo, um pastor chegou na igreja e encontrou diversas cartas endereçadas a ele.

Abriu uma delas, porém a única palavra escrita era: "TOLO".

Então calmamente o pastor se dirigiu à congregação e, de forma séria, disse:

- Já vi vários exemplos de pessoas que escreveram cartas e se esqueceram de assinar o nome, mas fiquei surpreso ao ver esta, em que a pessoa assinou o nome e se esqueceu de escrever a carta!
 
:-)
 
____________________

"Diz o tolo em seu coração: 'Deus não existe'.
Corromperam-se e cometeram atos detestáveis;
não há ninguém que faça o bem."

(Salmos 14:1)

Trailer do filme NOÉ







O longa sobre a Arca de Noé traz Russell Crowe como o protagonista que recebe uma missão divina antes de uma enchente apocalíptica destruir o mundo. Ele precisa construir uma arca para salvar a criação de Deus, mas um grupo tenta se apossar da construção para defender a raça humana.

Emma Watson (da série "Harry Potter") dará vida a Ila, uma garota que se relaciona com um dos filhos de Noé, o menino Shem (interpretado por Douglas Booth). Estão no elendo Jennifer Connelly, Anthony Hopkins (como Matusalém, o homem mais velho do mundo), Mark Margolis, Kevin Durand, Dakota Goyo, Marton Csokas e os islandeses Jóhannes Haukur e Jóhannessone Arnar Dan, como Caim e Abel.

Descoberto um Rio Subterrâneo em Jerusalém

Rio subterrâneo em Israel


Jerusalém terá uma nova linha ferroviária, e no processo, os geólogos encontraram um rio subterrâneo de grandes dimensões.

Escavadeiras estavam cavando uma nova estação ferroviária subterrânea no centro de Jerusalém quando os geólogos descobriram o maior rio subterrâneo já encontrado em Israel. E enquanto seus desfiladeiros profundos e cachoeiras podem ser um impressionante achado para os cientistas, não contem uma quantidade significativa de água que consiga resolver a deficiência nesta cidade tradicionalmente seca.

“Nós encontramos um rio bonito” disse o Professor Amos Frumkin, chefe da Unidade de Pesquisa Caverna do Departamento da Universidade Hebraica de Geografia, disse à The Line Media.

“Em termos de Israel, é a maior corrente subterrânea que já vi. É uma espécie de canyon que foi cortado pelo córrego da água durante um longo período de tempo, talvez milhões de anos “, disse Frumkin.

Frumkin e sua equipe foram chamados por Israel Railways após seus engenheiros terem escavado por acaso uma caverna de 80 metros (260 pés) do eixo perto do centro de convenções da cidade, e a principal estação de ônibus central que está sendo perfurado para uma estação ferroviária subterrânea que servirá Jerusalém-Tel Aviv.

“Quando chegaram à profundidade de 75 metros chegaram a esta caverna acidentalmente. A água começou a fluir e trouxe alguns problemas, até que encontraram uma solução de engenharia e nos chamaram “, disse Frumkin.

“Nós fomos os primeiros, ninguém nunca pôs os pés dentro desta caverna. No entanto, não foi muito fácil. Isso significava rastejar na lama e foi necessário fazer rapel em alguns declives. Então, você precisava de algumas técnicas de espeleologia “, disse ele. “Foi lindo. Um canyon de mais de 200 metros de comprimento e que não chegamos ao seu fim. Encontramos algumas cachoeiras no interior, que era bom para o nosso país árido. “

Jerusalém não é conhecida por suas fontes de água e só há uma ponto importante na cidade, o Giom bíblico, que tem servido desde antes do tempo do rei Davi. Com uma população de cerca de 700.000, Jerusalém recebe a água bombeada a partir do aquífero costeiro.


A abertura da caverna de Jerusalém em um poço escavado
durante a construção da ferrovia (Foto de A. Frumkin)

Frumkin disse que a caverna parece ter sido desenvolvida depois que a água se infiltrou na superfície e dissolveu o calcário subjacente. Enquanto outras grandes cavernas foram descobertas em Israel, esta era a única com água corrente.

“Esta é a mais longa com um córrego ativo que flui através dela. Todas as cavernas de estalactites em Israel não tem qualquer fluxo de água hoje, são apenas gotas de água do teto e do córrego que formou a caverna já desaparecidas por causa de mudanças geológicas e hidrológicas nas montanhas “, disse ele.

“Ela ainda está ativa por um fluxo que continua se formando na caverna e isso não é muito comum em Israel. É muito mais comum em outros países que são mais úmidos, como Europa e Estados Unidos e países tropicais “, disse Frumkin.

Frumkin disse que foi em alguns pontos, algumas dezenas de metros de altura e especulou que a água se originou a partir da superfície e foi provavelmente a água da chuva e, possivelmente, vazamento de canos e até esgoto. Ao contrário de uma caverna descoberta há poucos anos no centro de Israel que continha crustáceos até então desconhecido, a caverna de Jerusalém foi encontrado para hospedar alguns micróbios, mas não outras formas importantes de vida nesta caverna.

“O estudo da caverna pode nos ajudar a entender o mecanismo preciso pelo qual a água flui através do aquífero na região de Jerusalém”, acrescentou.

Ele disse que os esforços estavam em andamento para selar a entrada da caverna para que o canal de água poderia ser preservado, sem comprometer o projeto ferroviário.

“A estação de trem será construída, mas acredito que também podemos preservar a caverna através da construção de algumas portas de entrada para selar a caverna e para permitir a entrada a quem precisa chegar a ela por um motivo ou outro. Assim, a caverna não será perdida “, disse ele.
Esta história foi impresso pela primeira vez no The Line de mídia , a fonte de notícias do Oriente Médio.

Fonte: Foco na Verdade, Arqueologia e Teologia e Jornal Ha’Aretz (Edição de 01/06/2011).

Uma Lenda


Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que la dentro lhe dizia:

"Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: depois que você sair, a porta se fechara para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal."

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pós a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.

A voz misteriosa falou novamente:

"Você agora, só tem oito minutos."

Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou...

Lembrou-se, então, que a criança lá ficara e a porta estava fechada para sempre!

A riqueza durou pouco, mas o desespero ficou para sempre.



O mesmo acontece, por vezes, conosco. Temos uns oitenta anos para viver neste mundo, e uma voz sempre nos adverte:

"Não se esqueça do principal!"

E o principal são os valores espirituais, a vida, as amizades, o amor!!!

Mas a ganância, a riqueza e os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado... Assim esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial: os "tesouros da alma"!

Que jamais nos esqueçamos que a vida neste mundo passa rápido, e que a morte chega de forma inesperada. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações.

Descoberta de novo crânio pode reescrever história da espécie humana


Fósseis de 1,8 milhão de anos encontrados na Geórgia sugerem que a aparência dos ancestrais humanos era muito variada; e que os 'Homo habilis', 'Homo rudolfensis' e 'Homo erectus' poderiam ser uma mesma espécie.

Um crânio descoberto em 2005 na região de Dmanisi, na Geórgia, pode obrigar os cientistas a reescreverem toda a história da evolução da espécie humana. O fóssil possui aproximadamente 1,8 milhão de anos e é o mais antigo crânio completo já encontrado por pesquisadores. As suas características físicas — a caixa craniana pequena e o grande maxilar — nunca haviam sido encontradas em conjunto antes, desafiando as divisões traçadas pelos cientistas para separar as espécies de ancestrais humanos. Segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science, a descoberta sugere que os primeiros membros do gênero Homo, aqueles classificados como Homo habilis, Homo rudolfensis e Homo erectus, faziam parte, na verdade, da mesma espécie — os seus esqueletos simplesmente pertenceriam a indivíduos de aparência diferente.

Essas espécies foram todas encontradas na África, em períodos que vão até 2,4 milhões de anos atrás. Os pesquisadores usaram a variação no formato dos seus crânios para classificá-las como espécies diferentes, porém aparentadas. No entanto, desde a descoberta dos primeiros fósseis, os cientistas têm enfrentado dificuldades para traçar uma linha evolutiva entre elas, sem conseguir apontar de maneira definitiva qual deu origem às outras e aos Homo sapiens.

O novo crânio descoberto na Geórgia — que ganhou o nome de Crânio 5 — combina entre as suas características uma caixa craniana pequena, um rosto excepcionalmente comprido e dentes grandes. Até agora, o sítio arqueológico só foi parcialmente escavado, mas revelou-se um dos mais importantes já descobertos. O fóssil foi encontrado ao lado dos restos mortais de outros quatro ancestrais humanos primitivos, um grande número de ossos de animais e algumas ferramentas de pedra.

Segundo os cientistas, os fósseis estão associados ao mesmo local e período histórico, sugerindo que as ossadas pertenceram todas à mesma espécie do ancestral humano. Isso forneceu aos pesquisadores uma oportunidade única para comparar os traços físicos de indivíduos de uma mesma espécie e o que descobriram foi uma grande variedade de tamanhos e formas, mas nada diferente da variação encontrada entre os humanos modernos. "Graças à amostra relativamente grande de Dmanisi, pudemos ver a grande diferença que existia entre os indivíduos. Essa variação, porém, não é superior à encontrada entre populações modernas da nossa própria espécie, dos chimpanzés ou macacos", diz Christoph Zollikofer, pesquisador do Instituto e Museu de Antropologia, na Suíça, e um dos autores do estudo.

A partir dessa conclusão, os cientistas sugerem que os fósseis mais antigos do gênero Homo, com origem na África, também representavam a variação entre os membros de uma única linhagem evolutiva: o Homo erectus. "Uma vez que vemos um padrão semelhante de variação no registo fóssil africano, é sensato assumir que também houve uma única espécie Homo naquela época", concluiu. "E, uma vez que os hominídeos de Dmanisi são tão parecidos com os africanos, assumimos que todos representam a mesma espécie."




Duas espécies num mesmo crânio – O Crânio 5 foi escavado em duas etapas pelos pesquisadores. Primeiro, eles descobriram a pequena caixa craniana, no ano 2000. O seu tamanho diminuto — ela media apenas 546 centímetros cúbicos, em comparação aos 1350 centímetros cúbicos dos humanos modernos — sugeria a existência de um cérebro pequeno. Durante os anos seguintes, continuaram a escavar a região, em busca do maxilar que iria completar a figura.

Em 2005, finalmente encontraram os ossos que faltavam, mas, ao contrário do esperado, o maxilar era enorme, com dentes grandes. “Se a caixa craniana e o resto do Crânio 5 fossem encontrados como fósseis separados, em lugares diferentes da África, eles seriam atribuídos a espécies diferentes", diz Christoph Zollikofer.

Durante os oito anos seguintes, os pesquisadores realizaram estudos comparativos dos cinco crânios encontrados no local. Como resultado, concluíram que eles pertenceram à mesma espécie de ancestrais humanos, surgidos pouco tempo depois de o gênero Homo divergir do Australopithecus e se dispersar da África. "Os fósseis de Dmanisi parecem muito diferentes uns dos outros, e seria tentador classificá-los como espécies diferentes", diz Zollikofer. "No entanto, sabemos que esses indivíduos vieram do mesmo local e tempo geológico, então eles devem, em princípio, representar uma única população de uma única espécie.” Segundo os cientistas, diferenças de idade e sexo devem ser responsáveis pelas principais diferenças morfológicas.



Assim, os pesquisadores sugerem que a ideia da existência de várias espécies Homo — cada uma especializada para um ambiente da Terra — seja derrubada. Ao contrário, eles defendem a existência de uma única espécie Homo erectus, surgida no continente africano, capaz de se adaptar aos diferentes ecossistemas e que viria dar origem aos seres humanos modernos. A hipótese não deve ser aceite de imediato pela comunidade científica, mas dar origem a discussões acadêmicas e mais estudos que podem, eles sim, mudar o modo com a história evolutiva da espécie humana é narrada.



Links relacionados:

- Crânio de 1,8 milhão de anos em exibição
http://www.dm.com.br/texto/148396-cranio-de-18-milhao-de-anos-em-exibiaao

- Crânio de 1,8 milhão de anos pode reescrever história da evolução humana
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131018_cranio_georgia_dg.shtml
http://noticias.terra.com.br/ciencia/cranio-de-18-bilhao-de-anos-pode-reescrever-historia-da-evolucao-humana,f56c194bfe8c1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

- Crânio com 1,8 milhões de anos põe em causa história da evolução humana
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/cranio-com-1-8-milhoes-de-anos-poe-em-causa-historia-da-evolucao-humana.html

- Crânio de 1,8 milhão de anos sugere que homens vieram de uma única espécie
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/cranio-de-1-8-milhao-de-anos-sugere-que-homens-vieram-de-uma-unica-especie-20131017.html
 
- Crânio põe em xeque história da evolução humana
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3483706
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/cranio-poe-em-causa-historia-da-evolucao-humana

- Descoberta sugere que homem primitivo pertenceu a uma única espécie
http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/descoberta-sugere-que-homem-primitivo-pertenceu-a-uma-unica-especie,bf65ff1ee56c1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2013/10/17/descoberta-sugere-que-homem-primitivo-pertenceu-a-uma-unica-especie.htm

- Esse crânio pode revolucionar a história da espécie humana
http://misteriosdomundo.com/cranio-revolucionar-historia-especie-humana

Porto Alegre é a capital menos evangélica do País

Porto-alegrenses no Parque Farroupilha

A revista Exame publicou em seu site um levantamento sobre a presença de evangélicos em todas as capitais do Brasil. Os números organizados pela revista, que destaca a religião evangélica como a que mais cresce no país, listou o percentual de evangélicos presentes na capital de cada estado brasileiro, comparando o número aos de outras religiões.

Com 42,3 milhões de evangélicos no país, segundo o Censo 2010, a revista destacou que São Paulo é a cidade com maior número de evangélicos em todo o Brasil, com 2,3 milhões de fiéis. Porém esse número representa apenas 21,88% da população da cidade, o que coloca a capital paulista na longínqua 20ª posição da lista.

A capital com a maior proporção de evangélicos em termos percentuais é Rio Branco, capital do Acre. Totalizando 39,54% da população, o número de evangélicos na cidade quase se iguala ao número de católicos (40,44%), que é a religião com maior representatividade no país (64,6% da população).

No lado oposto do ranking está a capital do Rio Grande do Sul. Com apenas 11,65% de sua população composta por evangélicos, a cidade de Porto Alegre é a capital com o menor percentual de evangélicos em todo o país.

A lista listou também a presença de outras religiões, destacando Aracaju (SE) como tendo o maior percentual de católicos do país, com 70,89% de sua população. O número de pessoas que se declaram sem religião também foi medido, sendo esses mais numerosos em Salvador (BA), onde representam 17,28% da população.

Veja o ranking completo:

1ª Rio Branco (AC) – 39,54%
 
Evangélicos: 39,54% (120,8 mil pessoas)
Católicos: 40,44%
Espíritas: 1,02%
Umbanda e Candomblé: 0,05%
Outras: 3,25%
Sem religião: 15,51%

2ª Manaus (AM) – 35,19%

Evangélicos: 35,19% (577,2 mil pessoas)
Católicos: 54,1%
Espíritas: 0,76%
Umbanda e Candomblé: 0,09%
Outras: 3,02%
Sem religião: 6,74%

3ª Palmas (TO) – 32,77%

Evangélicos: 32,7% (68.189 mil pessoas)
Católicos: 54,56%
Espíritas: 1,84%
Umbanda e Candomblé: 0,02%
Outras: 3,18%
Sem religião: 7,79%

4ª Porto Velho (RO) – 32,16%

Evangélicos: 32,16% (126,4 mil pessoas)
Católicos: 48,75%
Espíritas: 1,16%
Umbanda e Candomblé: 0,11%
Outras: 3,26%
Sem religião:13,75 %

5ª Boa Vista (RR) – 32,09%

Evangélicos: 32,09% (82.624 mil pessoas)
Católicos: 46,96%
Espíritas: 3,62%
Umbanda e Candomblé: 0,15%
Outras: 4,27%
Sem religião: 14,89%

6ª Goiânia (GO) – 32,07%

Evangélicos: 32,07% (390,3 mil pessoas)
Católicos: 51,25%
Espíritas: 4,42%
Umbanda e Candomblé: 0,1%
Outras: 3,05%
Sem religião: 9%

7ª Campo Grande (MS) – 30,22%

Evangélicos: 30,22% (220,6 mil pessoas)
Católicos: 51,93%
Espíritas: 3,65%
Umbanda e Candomblé: 0,27%
Outras: 3,3%
Sem religião: 10,38%

8ª Vitória (ES) – 29,19%

Evangélicos: 29,19% (89,9 mil pessoas)
Católicos: 54,57%
Espíritas: 2,77%
Umbanda e Candomblé:0,16 %
Outras: 2,55%
Sem religião:10,61 %

9ª Belém (PA) – 28,24%

Evangélicos: 28,24% (365,3 mil pessoas)
Católicos: 62,32%
Espíritas: 1,6%
Umbanda e Candomblé: 0,2%
Outras: 2,14%
Sem religião: 5,35%

10ª Macapá (AP) – 26,59%

Evangélicos: 26,59% (95,4 mil pessoas)
Católicos: 65,33%
Espíritas: 0,61%
Umbanda e Candomblé: 0,12%
Outras: 1,92%
Sem religião: 5,35%

11ª Brasília (DF) – 26,58%

Evangélicos: 26,58% (632,8 mil pessoas)*
Católicos: 56,91%
Espíritas: 3,62%
Umbanda e Candomblé: 0,23%
Outras: 3,42%
Sem religião: 9,07%
* Considera todo o DF

12ª Cuiabá (MT) – 26,33%

Evangélicos: 26,33% (134,3 mil pessoas)
Católicos: 58,67%
Espíritas: 3,26%
Umbanda e Candomblé: 0,13%
Outras: 3,85%
Sem religião: 7,6%

13ª Recife (PE) – 24,8%

Evangélicos: 24,8% (357,4 mil pessoas)
Católicos: 54,74%
Espíritas: 3,68%
Umbanda e Candomblé: 0,25%
Outras: 2,23%
Sem religião: 14,21%

14ª Belo Horizonte (MG) – 24,6%

Evangélicos: 24,6% (551,3 mil pessoas)
Católicos: 60,32%
Espíritas: 4,15%
Umbanda e Candomblé: 0,17%
Outras: 2,66%
Sem religião: 7,95%

15ª Curitiba (PR) – 24,03%

Evangélicos: 24,03% (394,9 mil pessoas)
Católicos: 62,36%
Espíritas: 2,8%
Umbanda e Candomblé: 0,26%
Outras: 3,69%
Sem religião: 6,71%

16ª João Pessoa (PB) – 23,87%

Evangélicos: 23,87% (160,5 mil pessoas)
Católicos: 63,62%
Espíritas: 1,77%
Umbanda e Candomblé: 0,16%
Outras: 2,3%
Sem religião: 8,01%

17ª Maceió (AL) – 23,5%

Evangélicos: 23,5% (202,3 mil pessoas)
Católicos: 62,26%
Espíritas: 1,41%
Umbanda e Candomblé: 0,15%
Outras: 2,23%
Sem religião: 10,36%

18ª São Luís (MA) – 23,47%

Evangélicos: 23,47% (220,4 mil pessoas)
Católicos: 66,22%
Espíritas: 0,65%
Umbanda e Candomblé: 0,12%
Outras: 1,93%
Sem religião: 7,45%

19ª Rio de Janeiro (RJ) – 23,05%

Evangélicos: 23,05% (1,372 milhão de pessoas)
Católicos: 51,47%
Espíritas: 6,05%
Umbanda e Candomblé: 1,32%
Outras: 4,54%
Sem religião: 1,32%

20ª São Paulo (SP) – 21,88%

Evangélicos: 21,88% (2,306 milhão pessoas)
Católicos: 58,47%
Espíritas: 4,84%
Umbanda e Candomblé: 0,63%
Outras: 4,82%
Sem religião: 9,2%

21ª Fortaleza (CE) – 21,12%

Evangélicos: 21,12% (482 mil pessoas)
Católicos: 68,22%
Espíritas: 1,33%
Umbanda e Candomblé: 0,22%
Outras: 2,47%
Sem religião: 6,5%

22ª Natal (RN) – 20,65%

Evangélicos: 20,65% (155,5 mil pessoas)
Católicos: 67,64%
Espíritas: 1,86%
Umbanda e Candomblé: 0,08%
Outras: 1,89%
Sem religião: 7,79%

23ª Salvador (BA) – 19,42%

Evangélicos: 19,42% (487,4 mil pessoas)
Católicos: 51,94%
Espíritas: 3,33%
Umbanda e Candomblé: 1,08%
Outras: 6,57% (maior do Brasil)
Sem religião: 17,28% (maior do Brasil)

24ª Aracaju (SE) – 15,15%

Evangélicos: 15,15% (80,3 mil pessoas)
Católicos: 70,89% (maior do Brasil)
Espíritas: 2,81%
Umbanda e Candomblé: 0,41%
Outras: 2,39%
Sem religião: 8,12%

25ª Teresina (PI) – 13,25%

Evangélicos: 13,25% (100 mil pessoas)
Católicos: 79,13%
Espíritas: 0,88%
Umbanda e Candomblé: 0,15%
Outras: 2,06%
Sem religião: 4,4%

26ª Florianópolis (SC) – 12,81%

Evangélicos:12,81% (50,9 mil pessoas)
Católicos: 63,68%
Espíritas: 7,48% (maior do Brasil)
Umbanda e Candomblé: 0,66%
Outras: 3,39%
Sem religião: 11,76%

27ª Porto Alegre (RS) – 11,65%

Evangélicos: 11,65% (155 mil pessoas)
Católicos: 63,85%
Espíritas: 7,03%
Umbanda e Candomblé: 3,35% (maior do Brasil)
Outras: 3,64%
Sem religião: 10,38%

Por Dan Martins, para o Gospel+