Alabaster Box

Porto Alegre é a capital menos evangélica do País

Porto-alegrenses no Parque Farroupilha

A revista Exame publicou em seu site um levantamento sobre a presença de evangélicos em todas as capitais do Brasil. Os números organizados pela revista, que destaca a religião evangélica como a que mais cresce no país, listou o percentual de evangélicos presentes na capital de cada estado brasileiro, comparando o número aos de outras religiões.

Com 42,3 milhões de evangélicos no país, segundo o Censo 2010, a revista destacou que São Paulo é a cidade com maior número de evangélicos em todo o Brasil, com 2,3 milhões de fiéis. Porém esse número representa apenas 21,88% da população da cidade, o que coloca a capital paulista na longínqua 20ª posição da lista.

A capital com a maior proporção de evangélicos em termos percentuais é Rio Branco, capital do Acre. Totalizando 39,54% da população, o número de evangélicos na cidade quase se iguala ao número de católicos (40,44%), que é a religião com maior representatividade no país (64,6% da população).

No lado oposto do ranking está a capital do Rio Grande do Sul. Com apenas 11,65% de sua população composta por evangélicos, a cidade de Porto Alegre é a capital com o menor percentual de evangélicos em todo o país.

A lista listou também a presença de outras religiões, destacando Aracaju (SE) como tendo o maior percentual de católicos do país, com 70,89% de sua população. O número de pessoas que se declaram sem religião também foi medido, sendo esses mais numerosos em Salvador (BA), onde representam 17,28% da população.

Veja o ranking completo:

1ª Rio Branco (AC) – 39,54%
 
Evangélicos: 39,54% (120,8 mil pessoas)
Católicos: 40,44%
Espíritas: 1,02%
Umbanda e Candomblé: 0,05%
Outras: 3,25%
Sem religião: 15,51%

2ª Manaus (AM) – 35,19%

Evangélicos: 35,19% (577,2 mil pessoas)
Católicos: 54,1%
Espíritas: 0,76%
Umbanda e Candomblé: 0,09%
Outras: 3,02%
Sem religião: 6,74%

3ª Palmas (TO) – 32,77%

Evangélicos: 32,7% (68.189 mil pessoas)
Católicos: 54,56%
Espíritas: 1,84%
Umbanda e Candomblé: 0,02%
Outras: 3,18%
Sem religião: 7,79%

4ª Porto Velho (RO) – 32,16%

Evangélicos: 32,16% (126,4 mil pessoas)
Católicos: 48,75%
Espíritas: 1,16%
Umbanda e Candomblé: 0,11%
Outras: 3,26%
Sem religião:13,75 %

5ª Boa Vista (RR) – 32,09%

Evangélicos: 32,09% (82.624 mil pessoas)
Católicos: 46,96%
Espíritas: 3,62%
Umbanda e Candomblé: 0,15%
Outras: 4,27%
Sem religião: 14,89%

6ª Goiânia (GO) – 32,07%

Evangélicos: 32,07% (390,3 mil pessoas)
Católicos: 51,25%
Espíritas: 4,42%
Umbanda e Candomblé: 0,1%
Outras: 3,05%
Sem religião: 9%

7ª Campo Grande (MS) – 30,22%

Evangélicos: 30,22% (220,6 mil pessoas)
Católicos: 51,93%
Espíritas: 3,65%
Umbanda e Candomblé: 0,27%
Outras: 3,3%
Sem religião: 10,38%

8ª Vitória (ES) – 29,19%

Evangélicos: 29,19% (89,9 mil pessoas)
Católicos: 54,57%
Espíritas: 2,77%
Umbanda e Candomblé:0,16 %
Outras: 2,55%
Sem religião:10,61 %

9ª Belém (PA) – 28,24%

Evangélicos: 28,24% (365,3 mil pessoas)
Católicos: 62,32%
Espíritas: 1,6%
Umbanda e Candomblé: 0,2%
Outras: 2,14%
Sem religião: 5,35%

10ª Macapá (AP) – 26,59%

Evangélicos: 26,59% (95,4 mil pessoas)
Católicos: 65,33%
Espíritas: 0,61%
Umbanda e Candomblé: 0,12%
Outras: 1,92%
Sem religião: 5,35%

11ª Brasília (DF) – 26,58%

Evangélicos: 26,58% (632,8 mil pessoas)*
Católicos: 56,91%
Espíritas: 3,62%
Umbanda e Candomblé: 0,23%
Outras: 3,42%
Sem religião: 9,07%
* Considera todo o DF

12ª Cuiabá (MT) – 26,33%

Evangélicos: 26,33% (134,3 mil pessoas)
Católicos: 58,67%
Espíritas: 3,26%
Umbanda e Candomblé: 0,13%
Outras: 3,85%
Sem religião: 7,6%

13ª Recife (PE) – 24,8%

Evangélicos: 24,8% (357,4 mil pessoas)
Católicos: 54,74%
Espíritas: 3,68%
Umbanda e Candomblé: 0,25%
Outras: 2,23%
Sem religião: 14,21%

14ª Belo Horizonte (MG) – 24,6%

Evangélicos: 24,6% (551,3 mil pessoas)
Católicos: 60,32%
Espíritas: 4,15%
Umbanda e Candomblé: 0,17%
Outras: 2,66%
Sem religião: 7,95%

15ª Curitiba (PR) – 24,03%

Evangélicos: 24,03% (394,9 mil pessoas)
Católicos: 62,36%
Espíritas: 2,8%
Umbanda e Candomblé: 0,26%
Outras: 3,69%
Sem religião: 6,71%

16ª João Pessoa (PB) – 23,87%

Evangélicos: 23,87% (160,5 mil pessoas)
Católicos: 63,62%
Espíritas: 1,77%
Umbanda e Candomblé: 0,16%
Outras: 2,3%
Sem religião: 8,01%

17ª Maceió (AL) – 23,5%

Evangélicos: 23,5% (202,3 mil pessoas)
Católicos: 62,26%
Espíritas: 1,41%
Umbanda e Candomblé: 0,15%
Outras: 2,23%
Sem religião: 10,36%

18ª São Luís (MA) – 23,47%

Evangélicos: 23,47% (220,4 mil pessoas)
Católicos: 66,22%
Espíritas: 0,65%
Umbanda e Candomblé: 0,12%
Outras: 1,93%
Sem religião: 7,45%

19ª Rio de Janeiro (RJ) – 23,05%

Evangélicos: 23,05% (1,372 milhão de pessoas)
Católicos: 51,47%
Espíritas: 6,05%
Umbanda e Candomblé: 1,32%
Outras: 4,54%
Sem religião: 1,32%

20ª São Paulo (SP) – 21,88%

Evangélicos: 21,88% (2,306 milhão pessoas)
Católicos: 58,47%
Espíritas: 4,84%
Umbanda e Candomblé: 0,63%
Outras: 4,82%
Sem religião: 9,2%

21ª Fortaleza (CE) – 21,12%

Evangélicos: 21,12% (482 mil pessoas)
Católicos: 68,22%
Espíritas: 1,33%
Umbanda e Candomblé: 0,22%
Outras: 2,47%
Sem religião: 6,5%

22ª Natal (RN) – 20,65%

Evangélicos: 20,65% (155,5 mil pessoas)
Católicos: 67,64%
Espíritas: 1,86%
Umbanda e Candomblé: 0,08%
Outras: 1,89%
Sem religião: 7,79%

23ª Salvador (BA) – 19,42%

Evangélicos: 19,42% (487,4 mil pessoas)
Católicos: 51,94%
Espíritas: 3,33%
Umbanda e Candomblé: 1,08%
Outras: 6,57% (maior do Brasil)
Sem religião: 17,28% (maior do Brasil)

24ª Aracaju (SE) – 15,15%

Evangélicos: 15,15% (80,3 mil pessoas)
Católicos: 70,89% (maior do Brasil)
Espíritas: 2,81%
Umbanda e Candomblé: 0,41%
Outras: 2,39%
Sem religião: 8,12%

25ª Teresina (PI) – 13,25%

Evangélicos: 13,25% (100 mil pessoas)
Católicos: 79,13%
Espíritas: 0,88%
Umbanda e Candomblé: 0,15%
Outras: 2,06%
Sem religião: 4,4%

26ª Florianópolis (SC) – 12,81%

Evangélicos:12,81% (50,9 mil pessoas)
Católicos: 63,68%
Espíritas: 7,48% (maior do Brasil)
Umbanda e Candomblé: 0,66%
Outras: 3,39%
Sem religião: 11,76%

27ª Porto Alegre (RS) – 11,65%

Evangélicos: 11,65% (155 mil pessoas)
Católicos: 63,85%
Espíritas: 7,03%
Umbanda e Candomblé: 3,35% (maior do Brasil)
Outras: 3,64%
Sem religião: 10,38%

Por Dan Martins, para o Gospel+

Vladimir Putin revela que foi batizado às escondidas do pai comunista

O líder russo foi batizado na catedral da Santa Transfiguração de São Petersburgo,
onde nasceu em 1952.

O chefe do Kremlin fez estas afirmações em um documentário transmitido pela televisão pública russa nesta segunda-feira

O presidente russo, Vladimir Putin, revelou que foi batizado às escondidas de seu pai, um membro do Partido Comunista da União Soviética (PCUS).

"Minha mãe me batizou às escondidas do meu pai, que era membro do Partido Comunista. Ele não era nenhum funcionário, trabalhava na fábrica, mas era um ativista de base do partido na organização da fábrica", disse Putin, citado pelas agências locais.

Putin, um crente confesso, acrescentou: "portanto, isso (o batismo) me comoveu, pessoalmente, e a nossa família".

Segundo a imprensa local, o líder russo foi batizado na catedral da Santa Transfiguração de São Petersburgo, onde nasceu em 1952, um ano antes da morte do dirigente soviético, Josef Stalin.

O chefe do Kremlin fez estas afirmações no documentário "O segundo batismo da Rússia", que foi transmitido pela televisão pública russa e mostrou a perseguição dos crentes durante a era soviética. "A Igreja é parceiro natural do Estado" na Rússia, afirmou o presidente.

Putin ordenou a devolução à Igreja Ortodoxa de muitas das propriedades confiscadas pelas autoridades soviéticas, o que foi criticado pela oposição, que a acusa de conivência com o poder comunista.

Em janeiro de 2012 Putin recebeu a bênção do ícone de Nossa Senhora de Tíjvin, na região de Leningrado, da mesma forma que todos os czares desde Ivan o Terrível (1530-84), com exceção do último, Nicolau II, que foi fuzilado pelos bolcheviques em 1918.

Fonte: Portal Terra.

Primeiro-Ministro de Israel em discurso na ONU afirmou que profecias Bíblicas estão cumprindo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu,
em discurso na Assembleia-Geral da ONU

Embora as pesquisas indicam que menos da metade da população de Israel acreditam nas profecias bíblicas, as questões religiosas sempre foram fundamentais para o povo judeu.

Quando Netanyahu se dirigiu à Assembleia Geral da ONU em 01 de outubro, a mídia destacou apenas o primeiro de dois terços de seu discurso.

Netanyahu falou por meia hora. Muito do que foi dito foi que Israel vai atacar o Irã a qualquer momento. Este foi o foco da maior parte da maioria dos seus posicionamentos. O resto eram considerações sobre um velho tema: a Palestina. O que surpreendeu muitos foram os últimos minutos de seu discurso.

Em suma, o primeiro-ministro acredita que o Irã não é confiável e seu recente discurso conciliador é uma estratégia para esconder suas armas. Neste momento, é a maior ameaça à paz mundial. Se outros países não querem enfrentá-lo em uma postura rígida, Israel está disposto a defender.

Sobre o novo presidente do Irã, Hassan Rohani, o primeiro-ministro Israelense foi contundente: “Ele é um lobo que pensa que pode obter a areia para os olhos da comunidade internacional.” Ele lembrou que, quando Rohani, era o chefe do Conselho Supremo iraniano de Segurança Nacional, entre 1989 e 2003, o governo deu o aval para os ataques terroristas que exterminaram centenas de pessoas.

Ao longo de seu discurso, Netanyahu citou histórias do Antigo Testamento falando de Ciro, rei da Pérsia (atual Irã), que há cerca de 2.500 anos atrás acabou com o exílio dos judeus na Babilônia. Ele também permitiu o retorno dos israelitas à sua terra para reconstruir o templo de Jerusalém. Para ele, a amizade entre os dois povos seculares foi rompida em 1979, quando ocorreu a Revolução Islâmica no Irã, liderada pelo aiatolá Khomeini. Desde então, o governo iraniano religioso muçulmano tem parceria com os maiores inimigos de Israel, como os países árabes.

No entanto, Netanyahu advertiu que o Irã e a Rússia são a favor da Grande Guerra na Síria, onde foram usadas armas químicas. Depois disso, ele falou da sua intenção de ter paz com os palestinos, com “reconhecimento mútuo, no qual um Estado palestino desmilitarizado reconhece o Estado judeu de Israel. Sublinhando que “Israel ainda é uma nação próspera com capacidade de se defender.”

Finalmente, Netanyahu usou um tom inesperado. “Desde que as profecias são cumpridas em nossos dias, vemos que serão realizadas como profecias. Como o profeta Amós disse (cap. 9, versos 14 e 15): 'Eu tornarei a trazer do cativeiro o meu povo, Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beber o seu vinho, e farão pomares, e comerão os seus frutos. Eu os plantarei na sua terra e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus'.”

“Senhoras e senhores, o povo de Israel voltou para casa, e nunca mais ser arrancados novamente”, disse ele.

Para muitos teólogos, o cenário é baseado hoje, em comparação com o texto de Ezequiel 38-39, apontando para o que a Bíblia diz sobre como a guerra de Gog e Magog, onde as grandes nações do mundo se unem para lutar contra Israel.

*Com informações: Amigo de Cristo e Noticias Cristianas.

Os 2 Lobos


Céu x Inferno


Há muitos anos atrás, havia um pregador itinerante que viajava de cidade em cidade entregando folhetos evangelísticos que enfatizavam a importância de se amar ao próximo.

Muitas vezes ele começava seus discursos contando a seguinte história:

"Meus caros amigos, minhas caras amigas. Uma vez eu tive uma visão, e nessa visão fui levado pela primeira vez para visitar o Céu e o Inferno. E agora irei lhes contar o que foi que eu vi.

No primeiro lugar em que estive, olhei e vi um inacreditável e estupendo banquete! Fileiras após fileiras de mesas, carregadas de travessas recheadas de comida suntuosa. Parecia que eu estava no paraíso! Mas o que mais me surpreendeu foi que as pessoas que estavam sentadas em torno dessas mesas estavam pálidas e muito magras, gemendo de fome!

Cheguei mais perto delas e finalmente entendi o que estava acontecendo. Cada uma delas, ao se aproximar do banquete, pegava uma colher para provar a comida mas não conseguia levá-la até a boca, pois em seus braços não havia cotovelos! Quebrou meu coração ter que ouvir aqueles torturantes gemidos de fome... Na verdade, aquele lugar onde eu estava não era o Céu, mas sim o Inferno!

Depois disso, fui levado para visitar o verdadeiro paraíso, localizado no Céu. Fiquei deveras surpreso ao ver outro inacreditável banquete, parecidíssimo com aquele outro que eu havia testemunhado instantes atrás. Fileiras após fileiras de longas mesas, cheias de comida. Mas à medida em que eu me aproximava, fui reparando que, ao contrário do Inferno, as pessoas deste lugar estavam todas contentes e satisfeitas, e conversavam umas com as outras a respeito do delicioso sabor daquela suntuosa refeição!

Quando cheguei bem perto, olhei com atenção para aquelas pessoas e fiquei surpreso ao descobrir que, também no Céu, ninguém conseguia dobrar os seus braços, pois lá eles também não tinham cotovelos! Mas então como é que eles conseguiam comer???

Enquanto isso, reparei que estavam chegando mais duas pessoas no Céu: um homem e uma mulher. Eles pareciam não se conhecer, mas ambos sentaram-se na mesma mesa e se prepararam para comer. O homem foi o primeiro, cravando a sua colher no prato diante deles. Ao se dar conta de que ele não conseguiria levar a comida até a sua própria boca, o homem estendeu a sua colher sobre a mesa e levou a comida até a boca daquela mulher que estava a sua frente! Depois ela, agradecida, retribuiu o favor, enchendo a sua própria colher e inclinando-se sobre a mesa para alimentar o seu benfeitor!

Parei para refletir sobre aquela situação que eu acabara de ver e de repente compreendi: mesmo que o Céu e o Inferno oferecessem as mesmas circunstâncias e condições, a diferença fundamental está na forma como as pessoas tratam umas às outras!

E o que foi que eu fiz, então? Voltei rapidamente até o Inferno, é claro, pra compartilhar aquela solução com as pobres almas que lá sofriam.

Chegando ao Inferno, parei na frente do primeiro homem faminto que encontrei e disse-lhe:
- Ei, você não tem que passar fome! Use sua colher para alimentar o seu vizinho, e ele certamente irá retribuir o favor e irá alimentá-lo também!!!

Ao que ele me respondeu:
- O quê? Você espera que eu alimente aquele homem detestável que está sentado próximo à minha mesa? Eu preferiria morrer de fome do que dar-lhe o prazer de comer!!! - disse o homem com raiva.”

Naquele instante, finalmente entendi a sabedoria de Deus ao separar aqueles que são digno de ir para o Céu daqueles que merecem realmente ir para o Inferno!

Extraído e adaptado da Parábola das Colheres Compridas.

Islâmicos matam 40 alunos em faculdade nigeriana

Ao menos quarenta estudantes foram mortos neste domingo (29/09/2013) por membros do grupo islamita Boko Haram, que atacaram o dormitório de uma faculdade do noroeste da Nigéria, segundo uma fonte médica.

O ataque deste domingo, o último de uma longa lista dos últimos quatro anos, aconteceu na Faculdade de Agricultura de Gubja (30 km de Damataru, capital do estado de Yobe).

"Recebemos 40 corpos que foram levados para o necrotério após o ataque", declarou um funcionário do hospital de Damaturu, que não quis se identificar.

Segundo o porta-voz militar do estado de Yobe, Lazarus Eli, terroristas do Boko Haram entraram na faculdade e dispararam contra os estudantes" que dormiam.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, condenou o que chamou de "horrível ataque terrorista".

O estado de Yobe tem sido palco de violentos ataques nos últimos meses contra instituições de ensino que não seguem os preceitos do Islã, todos imputados ao Boko Haram.

O pior ataque aconteceu em julho na cidade de Mamudo, onde islamitas lançaram explosivos e dispararam contra os estudantes, matando 41 pessoas.

O Boko Haram - cujo nome significa 'a educação ocidental é pecado' - reivindicou nos últimos quatro anos uma série de ataques contra escolas e universidades.

Em junho, os insurgentes mataram sete alunos e dois professores em Damataru.

Yobe é um dos três estados dos noroeste da Nigéria onde o Exército realiza uma ofensiva desde meados de maio contra o grupo de insurgentes.

Segundo o exército, os recentes ataques contra estabelecimentos escolares mostra o "desespero" do grupo islamita, que "só é capaz de atacar alvos fáceis".

O ministério da Defesa assegurou que a ofensiva de maio contra o Boko Haram havia "dizimado o grupo" e dispersado seus membros.

Contudo, o sucesso desta ofensiva militar é duvidoso.

Assim, insurgentes do Boko Haram, usando uniforme militar, mataram 142 pessoas em setembro na cidade de Benisheik, no estado de Borno.

O Boko Haram também ataca milícias de autodefesa, que apoiam o exército.

As autoridades decretaram estado de emergência no noroeste do país em 14 de maio.

As ligações telefônicas foram cortadas em grande parte da região, impedindo os civis alertarem as autoridades em caso de ataque.

Nesta região, os atentados contra igrejas, principalmente durante a missa de domingo, se tornaram frequentes.

O Boko Haram reivindica a criação de um Estado islâmico no norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do sul, majoritariamente cristão.

Os ataques do grupo extremista e a repressão das forças de segurança deixaram ao menos 3.600 mortos desde 2009, segundo a ONG Human Rights Watch.

Fonte: Portal Terra.

Estudo questiona inteligência "inferior" do Neandertal

Equipe da UFRGS mapeou dezenas de genes que podem ser importantes para as capacidades mentais.


Quais foram os genes responsáveis por moldar a inteligência privilegiada do homem moderno, permitindo que ele vencesse a disputa evolutiva com "primos" mais arcaicos, como os neandertais? A resposta, dizem cientistas brasileiros, talvez seja "POUCOS" ou "NENHUM".

Numa série de trabalhos apresentados nesta semana no Congresso Brasileiro de Genética, em Águas de Lindoia (SP), uma equipe da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) mapeou dezenas de genes que podem ser importantes para as capacidades mentais.

Compararam, então, a "receita" bioquímica presente nas versões humanas dos genes com as do genoma dos neandertais e denisovanos (misteriosos humanos arcaicos que viveram na Sibéria).

Resultado: as diferenças são NULAS ou MUITO SUTIS, resume Maria Cátira Bortolini, geneticista da UFRGS e uma das coordenadoras do grupo.

"Elas não seriam suficientes para explicar grandes diferenças entre as espécies, de modo que ELAS SERIAM VIRTUALMENTE IGUAIS A NÓS EM QUASE TUDO, incluindo as habilidades cognitivas. Enfim, é algo controverso e contrário à visão de que a diferença cognitiva teria sido a causa de sua extinção", diz Maria Cátira.

O estudo, cuja primeira autora é Vanessa Paixão-Côrtes, está na revista "American Journal of Human Biology".

O trabalho da equipe gaúcha foi facilitado pela publicação, nos últimos anos, da sequência completa do genoma dos neandertais e dos hominídeos de Denisova.

Os pesquisadores se concentraram em 162 genes possivelmente associados ao desenvolvimento cognitivo ou cerebral.

Eles compararam as versões desses genes presentes nos três hominídeos com as equivalentes em chimpanzés --a ideia era ter uma base para saber qual seria a "condição ancestral" desses genes, levando em conta que, do ponto de vista cognitivo, os chimpanzés estariam mais próximos do ancestral comum dos hominídeos.

A comparação mostrou que quase todas as alterações em relação a esse padrão ancestral estão presentes tanto entre nós quanto entre nossos parentes extintos. As características em questão envolvem genes que guiariam a formação de conexões entre neurônios e outros ligados à destreza manual.

AMBIENTE E CULTURA

Por que, então, o Homo sapiens prevaleceu? Por um lado, a resposta é que ao menos alguns hominídeos arcaicos se uniram aos humanos modernos, e essa mestiçagem deixou marcas nos genomas das pessoas de hoje.

Por outro lado, diz Cátira, fatores ambientais e culturais podem ter sido mais importantes. Ela lembra que, em muitos lugares, populações de humanos modernos continuaram usando ferramentas de pedra simples por milênios, por estarem isoladas e sem estímulo ambiental que favorecesse a inovação.

Alguns arqueólogos estimam que a densidade populacional dos neandertais era baixa, o que favoreceria esse isolamento --e poderia ter deixado esse povo mais vulnerável às variações ambientais do fim da Era do Gelo.

Para a pesquisadora da UFRGS, se eles tivessem conseguido escapar desse "gargalo" e chegado ao período de clima mais estável dos últimos 10 mil anos, poderiam até ter adotado a agricultura e desenvolvido civilizações.




Ou seja, tirando-se os rótulos, os homens da antiguidade eram pessoas normais, com a inteligência parecida com a nossa (e não semelhantes a macacos, como alguns cientistas costumam imaginar e tentar retratar...).