Alabaster Box

E o animal mais rápido do mundo é... um ácaro!

Pequena espécie é vinte vezes mais rápida que o guepardo
na movimentação de seu tamanho corporal por segundo.

CLAREMONT (EUA) — Ele tem o tamanho de um gergelim, mas foi considerado o novo animal mais rápido do mundo. Utilizando uma gravação e medindo a quantidade de vezes que esse pequeno ácaro da espécie Paratarsotomus macropalpis movia o comprimento do seu corpo por segundo, cientistas da Pomona College, em Claremont, na Califórnia, descobriram que ele é 20 vezes mais rápido do que o guepardo — também conhecido como chita, que consegue atingir uma velocidade de 100 a 105 km/h.

O estudo foi apresentado na reunião científica “Experimental Biology 2014”, em San Diego, e mostra que esse pequeno ácaro, da ordem dos aracnídeos, percorre uma distância equivalente a 322 vezes o comprimento do seu próprio corpo em apenas um segundo. Já o Guepardo desloca apenas 16 vezes seu tamanho no mesmo período.

O novo recordista mundial bateu o besouro tigre australiano, que percorre 171 vezes o próprio comprimento em um segundo. Não quer dizer que numa corrida o ácaro venceria os demais concorrentes, já que se trata de uma medida relativa, mas a velocidade do bichano chamou a atenção os pesquisadores.

A equipe de cientistas utilizou o vídeo pois não foi capaz de verificar a velocidade desse ácaro com os meios tradicionais de medição.

— Nós não podemos realmente perseguir um ácaro porque eles se movem muito rapidamente — disse Jonathan Wright, principal autor do estudo. — Na verdade, filmamos os animais em uma calçada de concreto.

Depois de reunir as imagens, os pesquisadores conseguiram medir a velocidade que esse ácaro, natural do Sul da Califórnia, se movimentava. Além de surpreender pela sua velocidade, o animal também mostrou que é bastante ágil, já que consegue mudar rapidamente a sua direção.

Trazendo para a realidade humana, se tivéssemos a mesma capacidade desse pequeno animal, poderíamos percorrer incríveis 580 metros por segundo.

Os autores do estudo apontam que A DESCOBERTA PODERIA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS, VEÍCULOS E OUTROS EQUIPAMENTOS VELOZES.

Fonte: O Globo.


“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis.”

Cientistas põem fim ao mistério das listras nas zebras


Cientistas descobriram por que as zebras possuem listras: pra que as moscas que transmitem doenças não pousem sobre elas.

É o que diz um estudo científico publicado na conceituada revista "Nature".

- Havia uma quantidade maior de áreas do corpo dos animais cobertas de listras em regiões em que eles eram mais incomodados pelos insetos - afirmou Tim Caro, professor de biologia da Universidade da Califórnia e principal autor do estudo.

O próximo passo dos cientistas é descobrir o porquê das moscas evitarem superfícies listradas.

 
Fonte: O Globo.

Link relacionado:
- Estudo: listras são mecanismo de defesa das zebras frente a predadores
http://noticias.terra.com.br/ciencia/animais/estudo-listras-sao-mecanismo-de-defesa-das-zebras-frente-a-predadores,1462e02ea8503410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Cristãos perseguidos no Iraque


Muitos cristãos abandonaram a cidade iraquiana de Mossul.
Islâmicos querem obrigá-los a se converter ao Islã, pagar uma taxa ou serem mortos.

João Miguel Salvador

Sábado, 19 de Julho de 2014

O grupo extremista Estado Islâmico deu na passada quinta-feira um prazo para que os cristãos de Mossul tomassem a sua decisão. Até ao meio-dia de hoje (10h em Portugal continental), teriam de escolher entre a conversão ao Islão - aceitando as normas impostas pelo grupo -, pagar um imposto ou sujeitarem-se à execução. A maior parte dos 25 mil cristãos residentes em Mossul já abandonou as suas casas.

O êxodo da cidade foi motivado pelo medo e os cristãos têm procurado refúgio no norte do país, em regiões autónomas do Iraque controladas pelas forças curdas. Embora os jihadistas tenham tomado a cidade há mais de um mês - Mossul é controlada pelo grupo Estado Islâmico e por outras forças sunitas desde 10 de junho -, a situação dos cristãos agravou-se apenas nos últimos dias. Além das mensagens divulgadas através dos altifalantes da cidade na quinta-feira, também foram distribuídos folhetos com as condições impostas aos residentes.

Esta é considerada a última vaga migratória cristã a abandonar a cidade. Mossul tinha uma das maiores comunidades cristãs do Médio Oriente, com igrejas Caldaicas, Assírias e Arménias que remontam aos primeiros séculos de cristianismo.

Em 2003, estimava-se que a população cristã residente no Iraque ascendesse a um milhão de pessoas. Atualmente, pensa-se que mais de metade terá abandonado o país. Os últimos números apontam para 450 mil cristãos a permanecer em território iraquiano.

TI: Estônia planeja migrar dados pra "nuvem"


O governo da Estônia quer se tornar o primeiro país do mundo a ter um backup total de seus bancos de dados na nuvem (ou seja, de forma online, com as informações armazenadas em computadores remotos e disponíveis a partir de qualquer lugar através da internet). O motivo? Medo de invasão da vizinha Rússia.

O projeto batizado de “embaixadas de dados” tem por objetivo permitir que o Estado continue “operando na nuvem”, mantendo todas as suas funções administrativas, mesmo que seu território físico seja ocupado por uma força externa. Terabytes de dados seriam armazenados de forma redundante em nações aliadas, que ofereceriam a proteção de rede da mesma forma que protegem embaixadas reais. O Reino Unido já está na fase final de se tornar o primeiro destino da nuvem estoniana.

Os planos de migração virtual foram acelerados com a crescente intervenção militar russa na Ucrânia. A Estônia, assim como a Ucrânia, já fez parte da antiga União Soviética e também faz fronteira com a Rússia. Em 2007, sites e serviços estatais e privados foram alvo de um ataque digital em larga escala.  O governo do Kremlin foi acusado de orquestrar o atentado e muitas operações online da Estônia ficaram comprometidas na época.

Atualmente, a Estônia é um dos países mais digitalizados do mundo: eleições são realizadas pela Internet, enquanto bancos de dados interligados conectam identidades únicas com bancos, registros médicos e criminais. Um dos medos deste paraíso digital é que uma força invasora possa utilizar esses dados para MONITORAR ou RASTREAR a população de pouco mais de um milhão e trezentos mil habitantes.

Fonte: Código Fonte.

Guerra síria silencia idioma de Cristo

Combates em Maaloula - um dos únicos lugares no mundo
onde se fala aramaico  - levam a fuga de cristãos

por Carolina Jardim

RIO - Encravada em paredões de rocha e um dos únicos lugares no mundo onde o aramaico - a língua de Cristo - permanece vivo, a vila síria de Maaloula viu as palavras guerra e caos se incorporarem ao seu cotidiano desde setembro, quando virou palco de disputa entre rebeldes e forças do regime de Bashar al-Assad. Praticamente todos os cristãos da aldeia fugiram para Damasco. E as freiras que resistiram no local para cuidar de dezenas de crianças órfãs foram sequestradas na segunda-feira.

A violência em uma das cidades mais cinematográficas da Síria e símbolo do cristianismo aumentou o temor dos fiéis pelo fim da religião no país, onde cerca de 10% da população são cristãos. A dispersão dos moradores coloca em risco um idioma considerado pela Unesco ameaçado de extinção.

- A língua é falada em Maaloula. Não é escrita. O governo havia criado um programa em parceria com a Unesco para preservar o idioma por meio de aulas e estudos. Agora não sei o que vai acontecer - lamentou a síria Najwa Safar Seif, residente no Brasil.

Os cristãos na Síria veem com preocupação o aumento da presença de extremistas islâmicos no front, em uma guerra que entrou em seu terceiro ano sem dar sinais de trégua. O jornalista libanês em Damasco, Wissam Abdallah, cujo avô vivia em Maaloula e se refugiou na capital síria, não sabe se a casa de sua família ainda pode ser chamada de lar.

- A situação é um muito triste. A nossa casa pode ter sido queimada ou saqueada - disse ele ao GLOBO, de Damasco.

O medo está na radicalização de uma guerra que atinge famílias inteiras sem distinção.

- Os cristãos não temem cidadãos muçulmanos, mas extremistas de vários países que se uniram aos rebeldes na luta contra o governo. Muçulmanos de aldeias vizinhas abriram as portas de suas casas para proteger cristãos que fugiram de Maaloula - contou Abdallah, que trabalha para o jornal do Líbano “Alakhbar”.

Segundo Najwa, há relatos de que três jovens cristãos foram assassinados durante a primeira invasão de insurgentes do Exército Livre da Síria e do grupo Frente al-Nursa - ligado à rede terrorista al-Qaeda -, em 5 de setembro. Após dias de combate contra as forças leais ao regime, os rebeldes tomaram o controle da cidade na segunda-feira, sequestrando 12 freiras do Mosteiro Ortodoxo Santa Takla.

- A cidade é cercada por rochas e possui apenas duas entradas. Uma delas estava bloqueada pelo Exército sírio. Um insurgente explodiu a barreira com um carro-bomba, e dezenas de militantes entraram na vila, atacando, saqueando e incendiando casas e igrejas - disse Najwa.

Maaloula é parte de uma luta mais ampla entre rebeldes e forças do presidente para o controle da estratégica rodovia central da Síria. Situada a uma altitude de mais de 1.500 metros, se assemelha a Petra, na Jordânia, e significa “entrada” em aramaico.

Apesar do nome que leva na língua de Jesus, a aldeia virou porta de saída para os cristãos. Em Damasco, eles buscaram abrigo no bairro Bab Touma. Outros recorreram a parentes no Líbano. Em Maaloula, só ficaram muçulmanos.

Moeda de troca

O jornal do governo sírio “al-Watan” acusou os rebeldes de sequestro e de usar as religiosas como moeda de troca, o que foi negado pelo Exército Livre da Síria. O grupo assegurou que as freiras estão seguras e se encontram na cidade de Yabrood, a cerca de 80 quilômetros ao norte de Damasco, sob a guarda de membros da milícia, e não de extremistas.

O sequestro ganhou destaque na mídia internacional, levando o Papa Francisco a fazer um apelo pela libertação das freiras na última quarta-feira. O arcebispo Atallah Hanna, de Sebastia Ortodoxa, na Cisjordânia, condenou o sequestro no que ele chamou de um “ato desumano por motivo de ódio”.

Fonte: Jornal O Globo.

FARC fecharam 150 igrejas cristãs este ano na Colômbia

Católicos e evangélicos são igualmente perseguidos na região

Os cristãos da Colômbia tem vivido este ano em constante perigo, por causa de ameaça de grupos guerrilheiros das FARC. Eles proibiram os cultos nas áreas rurais sob seu controle, especialmente no sul do país, e têm extorquido pastores e padres.

Estima-se que 150 igrejas foram obrigadas a fechar desde julho, quando a frente 32 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia/Exército do Povo (FARC-EP) lançou uma ofensiva, proibindo a celebração de missas e cultos em cidades e vilas menores.

Para se reunir, a maioria das congregações precisa pagar uma espécie de “taxa de proteção” ao grupo rebelde. Os cristãos que correm maior risco são aqueles que ainda se reúnem nas casas e os líderes que viajam para se encontrar com eles. “Sempre que meu marido ou outro líder da igreja decide pregar no campo, só posso pedir: Senhor, proteja e dê segurança a cada um deles”, diz Jeanet Ortiz Pinto, esposa do evangelista itinerante Angel Pinto.

“Meu coração está triste ao ver o que está acontecendo ao nosso redor”, afirma ele. O casal pastoreia a Igreja de Deus em Puerto Asis, desde 1988. Angel também é um pastor itinerante, que visita continuamente várias igrejas recém-plantada no Estado de Putumayo. Durante seu ministério, que já dura mais de 25 anos, Pinto foi expulso da igreja cinco vezes por grupos armados. Duas vezes ele foi ameaçado de morte por violar as proibições impostas pelas FARC contra a pregação.

Ele diz que não tem medo e explica que sua congregação tem um ministério que resgata e cuida dos chamados órfãos de guerra. Algumas dessas crianças são filhos de membros da igreja que morreram nas mãos da FARC.

Mesmo assim, ele sabe que as FARC já mataram centenas de líderes de igrejas evangélicas nos últimos anos, incluindo alguns de seus colegas de ministério em Puerto Pinto Assis. Após as ameaças da guerrilha, seis padres foram expulsos de suas paróquias na região, de acordo com informações da imprensa.

O governo colombiano realizou reuniões de paz com as Farc em Cuba, para chegar a uma solução para o conflito que já dura décadas. Eneida Herrera, uma evangélica professora de Finanças Públicas na Universidade do Américas, lamentou que a igreja sofra com a violência de grupos armados e faz um alerta. “Caso as negociações de Havana não produzam nada de positivo, podemos esperar uma onda de violência maior do que tem acontecido até agora”.

Pedro Mercado, vice-secretário da Conferência Episcopal da Igreja Católica, declarou que estava “muito preocupado pois… Há mais ameaças de segurança a nossos padres e bispos, e restringe nossa liberdade de pregar a palavra de Deus”.

Fonte: Gospel Prime.

Relíquia comprova circuncisão no Egito Antigo

Acredita-se que essa relíquia de 2.400 a.C.
seja a ilustração mais antiga do ritual da circuncisão.

Por Stephanie Butnick

A circuncisão masculina, especialmente o ritual judaico realizado em recém-nascidos judeus no 8º dia de vida, conhecida como uma "brit milá" (ou "bris", no idioma ídiche), tornou-se nos últimos anos uma prática muito debatida , com propostas de proibições aparecendo por toda a Europa, e os defensores, tanto judeus como não-judeus, falando a favor e contra o antigo ritual.

Exatamente quão antiga estamos falando? O site Cultura Aberta (via Elif Batuman e via Bibliphilia) postou uma imagem do que se acredita ser a mais antiga ilustração conhecida representando a circuncisão. É uma recriação de cerca de 2.400 a.C. de uma imagem em baixo-relevo encontrada em uma antiga tumba egípcia.



Links relacionados:

- The Oldest Known Illustration of Circumcision (2400 B.C.E.) (Open Culture)
http://wp.chs.harvard.edu/sunoikisis/2014/06/19/the-oldest-known-illustration-of-circumcision-2400-b-c-e-open-culture/

- History of Circumcision
http://www.d.umn.edu/~mcco0322/history.htm